Coluna RADAR - 31 de janeiro de 2021

31/01/2021 05:38

Por César Cabral


Coluna RADAR - 31 de janeiro de 2021

Dobradinha à vista

Com bastante prestígio junto ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), do qual é vice-líder, o deputado federal Gustinho Ribeiro (SD-SE) vem ganhando espaço nas especulações de bastidores para as eleições de 2022. Numa eventual candidatura do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) a governador, seria Gustinho o vice ideal? Isso é que se diz. Afinal, ele tem ajudado a atual gestão da capital, liberando verbas federais e abrindo caminhos para novos empreendimentos.

Dobradinha à vista 2

Além disso, Gustinho Ribeiro (PSD-SE) saiu vencedor da última eleição em Lagarto, sua terra natal, cuja prefeita é a sua esposa (Hilda Ribeiro) e onde Edvaldo já possui apoio da família Reis, que, neste cenário, teria caminho facilitado para um novo mandato na Câmara dos Deputados. Ou seja, uma combinação que poderia agradar a ambos os lados e garantir boa margem de votos para Edvaldo Nogueira na região centro-sul. Mas, será isto possível? É só esperar pra ver.

Amanhã vai ser outro dia

Nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, as atenções do país estarão voltadas para as eleições das novas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Sob nova direção, as duas Casas podem dar maior ou menor governabilidade ao presidente Jair Bolsonaro. Por isso, não é atoa que ele está empenhado na eleição dos candidatos das suas preferências.

Jogou a toalha?

Desde que Bolsonaro passou a jogar duro em defesa dos seus candidatos preferidos que o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, vem esperneando e cuspindo as suas últimas labaredas contra a interferência do Planalto nesse processo. Logo ele que foi amplamente beneficiado pelo mesmo esquema, nas vezes em que se elegeu! É muita cara de pau criticar as mesmas marolas que empurraram o seu barco em outras marés. Será que é sinal de que já reconhece que Baleia encalhou? Logo saberemos.

Jogou contra

Enquanto presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) mais atrapalhou do que ajudou ao país. Por conta da sua posição contrária ao presidente Bolsonaro, engavetou projetos e deixou de votar Leis importantes, por puro capricho. Foi assim com a gratuidade da carteira estudantil que, por culpa dele, voltou a ser paga pelos estudantes. Esse “Nhonho” já vai tarde!

Dito pelo não dito

Lembram daquelas denúncias sobre uma possível relação promíscua entre a Fundação Renascer e a empresa Ankora? Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. Para quem pensava que a empesa teria o contrato rescindido, vai aqui uma informação: a mesma teve o contrato prorrogado por mais um ano, pela sexta vez consecutiva. Muito bem “ancorada”, a empresa vai continuar prestando serviços de intermediação de mão de obra nas Unidades da Fundação. Vida que segue!

Me engane que eu gosto

O ex-prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (MDB) espalhou diversos outdoors pela cidade creditando para si o mérito pelo desenvolvimento do município que teve uma considerável expansão imobiliária e invejável aumento de receita nos últimos anos. Na verdade, o que proporcionou toda essa mudança foi a construção da Ponte Construtor João Alves, obra que foi bastante contestada pelo prefeito da Barra daquela época (2004), que não era outro senão o próprio Airton Martins. Se dependesse dele, que se acha “prefeito nota 10, as balsas ainda estariam navegando. Fazer festa com o chapéu dos outros não pega bem.

Perguntar não ofende

Praticamente, todas as clínicas que fazem exames médicos para o DETRAN só aceitam pagamentos em espécie. Nem mesmo o uso de cartão para débito é aceito. Alguém sabe informar a razão dessa discriminação? E a Receita o que será que acha disso?

Não procede

Não é verdade a informação que foi divulgada pelas redes sociais dando conta de que o partido Cidadania teria entrado com uma Ação no STF questionando a reeleição do deputado estadual Luciano Bispo (MDB) no cargo de presidente da Alese. Segundo o vereador Ricardo Marques (Cidadania), o partido não tomou tal medida porque, no momento, não há o menor interesse nessa questão. Assim sendo, nesta terça-feira, 2 de fevereiro, a nova Mesa será empossada com Luciano Bispo (MDB) presidente, Jeferson Andrade primeiro secretário, Luciano Pimentel segundo secretário, Maísa Mitidieri terceira secretária e Samuel Carvalho (Cidadania) 4º Secretário.

Tô fora

Sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que anulou a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) tirou o cavalinho do sereno e disse, na semana passada, que não iria mover uma palha sequer para que a medida fosse estendida a Sergipe. Segundo ele, isso deverá ser papel da oposição que, inexplicavelmente, tem até votado com o Governo.

Seis vereadores podem perder mandatos

Corre em segredo de Justiça uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo movida pelo PSC contra os seis vereadores do PSD eleitos em Santa Rosa de Lima, na última eleição. A Ação está baseada no descumprimento da tal cota de mulheres determinada pela legislação eleitoral. Havendo a desistência de uma candidata, o PSD local indicou uma parente do prefeito Júnior Macarrão (PSD), candidato à reeleição, para suprir a lacuna. Ocorre que a referida “candidata” passou apenas 25 dias nessa condição e, durante o período sequer fez campanha, produziu material publicitário e nem fez prestação de contas, desistindo formalmente da disputa a cinco dias do pleito. Na Ação, o PSC pede a cassação de toda a chapa do PSD. O caso é sério!

Prefeito na corda bamba

O prefeito de Neópolis, Célio de Zequinha (PL) corre sério risco de perder o mandato por abuso de poder político. Tramita na Justiça uma Ação Judicial que pede a sua cassação pelo fato de o mesmo ter retido o salário de um servidor municipal como forma de pressioná-lo a votar na sua reeleição. Um áudio de 13 minutos contém a ameaça do gestor que, de “viva voz”, intimida o servidor. Segundo o advogado Ludwig Júnior, é possível que até próximo ano haja nova eleição.

Inspeção Municipal

Os prefeitos sergipanos ainda não se deram conta de que implantando o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) o município ganha autonomia para a liberação de vários empreendimentos que geram emprego e renda na localidade. A normatização de determinadas atividades e a aferição de selo de qualidade para alguns produtos pode ser o caminho para a regulamentação de fábricas de queijo, abatedouros e outras empreendimentos de pequeno e médio porte.

Carta de Propriá

O ex-prefeito e ex-deputado estadual Luciano Nascimento (DEM) entregou ao presidente Jair Bolsonaro a chamada Carta de Propriá contendo sete reivindicações para o município. Dentre os pedidos estão a recuperação das comportas do perímetro irrigado, a reabertura da unidade de armazenamento de grãos e a volta do Tiro de Guerra 144, unidade do Exército Brasileiro, que sempre existiu na cidade ribeirinha.

Sergipano assume cargo na AGU

O sergipano Ávio Kalatzis de Britto foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de Procurador-Geral Federal da Advocacia Geral da União. A nomeação foi recebida com entusiasmo pela comunidade jurídica brasileira. Com vasta experiência no serviço público, o novo Procurador-Geral, dentre outras funções, foi chefe da Procuradoria Federal em Sergipe e, recentemente, Subprocurador Geral Federal.

Novo presidente do TJ/SE

Nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, às 17h, a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe será empossada, por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo canal do TJSE no YouTube, devido à pandemia. Na oportunidade serão empossados os desembargadores Edson Ulisses de Melo (presidente), Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos (vice-presidente) e Diógenes Barreto (corregedor geral). Natural de Porto da Folha-SE, Edson Ulisses de Melo formou-se em direito em 1975 e ocupou vários cargos públicos, dentre os quais Procurador Geral do Estado de Sergipe, chefe da assessoria jurídica do BNB, além de presidente e vice-presidente da OAB-SE. Tomou posse como desembargador em 12 de maio de 2008.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp