Coluna RADAR - 7 de fevereiro de 2021 - Por César Cabral

07/02/2021 06:03


Coluna RADAR - 7 de fevereiro de 2021 - Por César Cabral

A última bufa

Ao apagar das luzes, pouco antes de deixar a presidência da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) tentou “azedar” os ares do parlamento ao anunciar que poderia abrir o processo de impeachment do presidente Bolsonaro. O gesto, digno do jegue que antes de morrer dá um peido, apenas retrata quanto o “Nhonho” odeia o presidente e o quanto essa mal querência prejudicou o país, já que ele (Maia) engavetou vários projetos importantes para a economia brasileira. Quanto à retenção desse gás fedorento que o deputado teve que segurar, pode-se dizer que “o jegue morreu com a bufa dentro”, como se diz lá pelas bandas de Cedro de São João.

Sem choro, nem vela

As “lágrimas de crocodilo” derramadas na despedida pelo ex-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), certamente, simbolizavam o remorso pelo atraso que impôs ao país. Ou, quem sabe, pelo simples fato da perda da “boquinha” (que não é pequena) proporcionada pelo importante cargo. Neste final de semana, o novo presidente, Arthur Lira (PP-AL), exonerou cerca de 500 ocupantes de cargos em comissão. O choro faz sentido, então.

Sim ou não?

E o governador Belivaldo Chagas (PSD) voltou a criticar a postura de setores do Partido dos Trabalhadores que fingem ser oposição ao seu Governo. Em entrevista ao radialista George Magalhães, da Sim FM, de Carmópolis, o governador foi taxativo ao afirmar que o PT é Governo e assim será até o dia que quiser. Caso contrário, entregue os cargos. O recado teve endereço certo, com CEP, CPF, RG e Título de Eleitor.

Os favoritos

Sobre os possíveis candidatos à sua sucessão, Belivaldo citou os cinco mais falados na mídia. Fábio Mitidieri, Laércio Oliveira, Rogério Carvalho, Edvaldo Nogueira e Ulices Andrade, atual conselheiro do Tribunal de Contas. Este último só vai “na boa” pois teria que renunciar ao cargo um ano antes, em setembro de 2021. Porém, apesar de tudo, há quem aposte na sua capacidade de articular e disposição para conseguir objetivos.

Boas conversas

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) convidou o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vinicius Porto (PDT) para tomar um cafezinho, em seu gabinete, no final da manhã da última sexta-feira, 5/02. Evidentemente que não trataram de futebol, mas, o assunto foi palpitante pois o vereador saiu do encontro feliz da vida!

Prazer em conhecer

O novo superintendente da Caixa para o Estado de Sergipe, Ismael Boaventura Neto, esteve participando de uma reunião com os integrantes da ASEOPP -Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas, oportunidade em que apresentou aos empresários da construção civil as perspectivas do banco para os próximos meses, em nosso estado. A Caixa é um agente importantíssimo de incremento da economia sergipana e, prova disso, é que somente no ano passados foram injetados R$ 4,6 bilhões. Bem aventurada, essa Caixa.

Eu daqui não saio

O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (MDB) refugou a possibilidade de se candidatar a deputado federal. Disse que não tem a mínima vontade de sair de Sergipe e que a sua pretensão é disputar a reeleição. Caso seja indicado para outro cargo (governador ou vice?) está à disposição do grupo. Certo mesmo é que não permanecerá no Movimento Democrático Brasileiro.

Oi eu aqui de novo

Jackson Barreto já está peregrinando pelas sete freguesias à cata de votos para deputado federal, em 2022. Apesar dos insucessos nos últimos pleitos, JB, voando como fênix, foi até São Cristóvão, visitar o prefeito Marcos Santana (MDB). O resultado da conversa não foi revelado. Por enquanto, nada vazou daquele convento.

Acorda, Edvaldo!

Quando será que a prefeitura de Aracaju vai, finalmente, implantar o sistema de mão única das ruas Nestor Sampaio e Nelson Hungria/Abgail Ferreira? Cada dia que passa, os engarrafamentos estão ficando cada vez mais insuportáveis!

Contas rejeitadas

O ex-prefeito de Aquidabã, Francisco Francimario Rodrigues de Lucena teve as suas contas referentes aos anos de 2017 e 2018 rejeitadas, pelo TCE. O motivo foi o não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e falhas cometidas no serviço de saúde.

Carnaval maluco

O governador Belivaldo Chagas (PSD) cancelou os pontos facultativos tradicionalmente reservados ao carnaval. A medida foi tomada, também, pelos prefeitos de Aracaju, São Cristóvão e outros municípios sergipanos. Entretanto, a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) emitiu comunicado informando que nos dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça, de carná) não haverá expediente bancário. Já na quarta-feira (17), mesmo que de poucas cinzas, o expediente começará a partir do meio-dia. O Brasil é o país do carnaval, queiram ou não!

Banese na Bolsa

E o Governo do Estado contratou um banco para vender as ações no BANESE. A informação está no jornal Valor Econômico, edição da última sexta-feira, 5/02. Para os banesianos, isso significa o início da privatização, apesar da negativa do governador Belivaldo Chagas (PSD).

Exemplo alagoano

Para ter dinheiro em caixa, o Governo de Alagoas privatizou diversas empresas estatais. Com isso, tem pago os salários dos servidores sem atraso e vem conseguido realizar obras importantes, como a rodovia (duplicada) Arapiraca/Maceió e Palmeiras dos Índios/Arapiraca. Com o cofre abarrotado, está pronto para construir a ponte Penedo/Neópolis, sobre o rio São Francisco.

Marília ArraesTÃO

Um dos fatos mais comentados em Brasília, durante a semana que passou, foi a “rasteira” que a deputada pernambucana Marília Arraes (PT-PE) deu no correligionário João Daniel (PT-SE), na eleição para a Mesa Diretora da Câmara. Depois de ter sido escolhida pelos pares e, ato contínuo, substituída pelo “sergipano” para ocupar a Segunda Secretaria da Câmara, a psicóloga e neta de Miguel Arraes usou a psicologia para passar a rede e, candidata avulsa, ocupar a vaga. Coisas da política.

Enquanto isso...

Ao invés da tendência petista “Articulação de Esquerda” dar aquela força ao correligionário João Daniel, que é uma figura de destaque do PT, preferiu questionar o senador Rogério Carvalho (PT-SE) por estar na Mesa do Senado, que é presidida por um senador apoiado por Bolsonaro. A política tem dessas coisas.

De olho na bomba

O elevado preço dos combustíveis que o consumidor paga nos postos pode estar com seus dias contados. O presidente Bolsonaro anunciou na sexta-feira, 05/02, que pretende enviar ao Congresso um Projeto de Lei Complementar fixando a cobrança do ICMS, que é imposto estadual, sobre o valor do combustível aos consumidores. De acordo com ele, outra proposta é que o ICMS seja cobrado sobre o preço na refinaria e não nas bombas, como é feito atualmente. O objetivo é diminuir o preço para o consumidor.

Por que será?

A pergunta que não quer calar: por que será que as Clínicas que fazem exames para o DETRAN somente aceitam pagamento em dinheiro vivo? Nem mesmo maquineta para passar o cartão de débito existe, em quase todas elas. Isso não é normal, já que até nas feiras livres o consumidor passa cartão de débito e até de crédito. Alguém sabe dizer se isso é letargia ou esperteza?

Conversa de Pastor

O deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE) disse que será candidato ao senado federal e aproveitou o embalo para lançar o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, como candidato a governador. Noventa disse que é um ser iluminado e que nas suas orações tem ouvido vozes de pastores que lhe encorajam para disputar o senado. 

Chore por mim, Argentina!

Se um feto pudesse falar, certamente poderia dizer a frase acima. É que desde o início do ano que o aborto, até a 14ª semana de gestação, faz parte do Programa Médico Obrigatório do SUS da Argentina, cujo procedimento deve ser feito de forma gratuita e sem justificativa. Metade dos médicos obstetras e ginecologistas do hospital público Alberto Antranik Eurnekian Zonal, o principal de Buenos Aires, recusa-se a cumprir o que determina essa mortífera lei. Infelizmente, ainda não se ouve o grito de protesto das mulheres de peito, do Brasil.

Para reflexão

“Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade”. Luís Fernando Veríssimo

E mais

“O ladrão rouba para comprar drogas. Mas, por que ele não rouba logo a droga? Simples, os traficantes andam armados”. Enéias Carneiro

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp