Coluna RADAR 16 de maio de 2021 - Por César Cabral

16/05/2021 05:34


Coluna RADAR 16 de maio de 2021 - Por César Cabral

Namoro incubado

O jantar que deveria ter acontecido “na surdina” entre os ex-prefeitos Valmir de Fancisquinho (Itabaiana) e Manuel Sukita (Capela) acabou se transformando num “rega-bofe” pra lá de indigesto. É que no dia seguinte Valmir negou, categoricamente, qualquer acordo entre ambos para 2022, desmanchando a espuma feita por Sukita, nas redes sociais. Todavia, ninguém é menino para acreditar que Valmir saiu de Itabaiana para Capela, a troco de nada, somente para tomar um cafezinho com Sukita. Na mata do Junco tem dente de coelho, sem dúvida.

Caindo pelas tabelas

A rede Globo vem, sucessivamente, perdendo atrações da sua grade de programação. Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Fórmula-1, Automobilismo Nacional e os campeonatos carioca, paranaense e baiano não serão mais exibidos. A Federação Paulista de Futebol já sinalizou que também vai cair fora. Na área de entretenimento, a saída de Fausto Silva, que vai para a Band em 22, é um verdadeiro golpe de misericórdia. Pra completar, o “Show dos Famosos”, do Domingão, não mais será apresentado este ano, por falta de verba. A situação está “periclitante”.

O fim da picada

Que pesquisa no Brasil tem para todos os gostos todo mundo já sabe, há muito tempo. Mas, ninguém imaginava que houvesse gosto mais horrível do que o do pessoal do Datafolha que tirou do forno uma pesquisa dificílima de se degustar. Mesmo que de goela abaixo, nem o mais cético petista acredita que Lula tem 55% e Bolsonaro 32% das intenções de voto. As manifestações do Dia do Trabalho, do Dia das Mães e a de ontem (15/05), em Brasília, dizem exatamente o contrário. Todo mundo sabe, menos o Datafolha.

CPImoral

E por falar em imoralidade, essa CPImoral que está instalada no senado federal é um verdadeiro atentado ao pudor e à decência da sociedade organizada. A pergunta que não quer calar é uma só: como pode alguém com tantos processos nas costas apurar qualquer suposto desvio de conduta de outrem? “Macaco não olha para o rabo”, realmente. E não venham dizer que “o macaco está certo”!

CODEVASF sob nova direção

O escritório de Apoio Técnico da CODEVASF em Propriá terá novo comandante nos próximos dias. A portaria de nomeação do novo chefe já está na mesa do superintendente Regional em Sergipe, Marcos Alves Filho, que deverá assiná-la no decorrer da semana.

DEM vai expulsar Rodrigo Maia

Após as fortes críticas feitas a ACM Neto, presidente nacional do DEM, a sigla deliberou pela expulsão do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). A informação é do deputado baiano Arthur Maia (DEM-BA) acrescentando que Rodrigo Maia perdeu todo o apoio entre os demais parlamentares e não tem mais clima dentro do partido. A sua expulsão, diz Arthur Maia, é altamente justificável em virtude da agressão gratuita e grosseira contra o presidente da agremiação. Isso, por si só, justifica a expulsão. Desabonado, Rodrigo Maia chamou ACM Neto de “malandro baiano” e “baixinho sem caráter”.

Arrumando a casa

Enquanto isso, o ex-deputado federal José Carlos Machado continua arrumando o DEM em Sergipe, visando as eleições do próximo ano. No momento, ele está focado na filiação de novos quadros para tornar a agremiação mais competitiva. Não esconde, porém, que está aberto para conversar com todos os partidos, inclusive com o PT. Machadão é engenheiro por formação acadêmica e filósofo por natureza política. Às vezes, se faz de morto pra pegar o coveiro.

Dinheiro não é problema

A bancada sergipana nunca teve tanto dinheiro em emendas parlamentares, como ultimamente. Para se ter uma ideia, além dos valores constitucionais, no orçamento deste ano foram adicionados aproximadamente mais R$ 200 milhões para os deputados federais e senadores. Se houvesse uma concentração de esforços entre eles, não faltariam recursos para a conclusão de obras importantes como a duplicação da BR-101, por exemplo.

Via preferencial

O DENIT precisa de R$ 150 milhões para concluir o trecho do setor norte da BR-101, que vai de Maruim a Japaratuba, mas não pode assinar o contrato com a empresa vencedora da licitação por exclusiva falta de dotação orçamentária. A rodovia é federal e tem serventia para todos os brasileiros, indistintamente, mas, sem dúvida nenhuma, serve mais diretamente aos sergipanos, sem dúvida nenhuma.

Voto impresso sai do papel

Desta vez, ao que parece, o projeto do voto impresso está perto de se tornar uma realidade. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) defende essa ideia e a instalação da comissão na Casa possibilitará a votação em plenário, nos próximos dias. Aprovada, a matéria seguirá para o senado que deverá apreciá-la até o mês de setembro para que possa valer já nas eleições do próximo ano. Dessa forma, os votos poderão ser contados e, na dúvida, recontados. O Brasil é o único país do mundo a não adotar o voto impresso, entre os que têm o sistema eletrônico de votação. Tá com medo?

Praia do Goré, gorou!

A cada dia que passa, Sergipe mais se configura como uma ilha isolada, ao longo do imenso litoral brasileiro. De norte a sul das praias gaúchas até os lençóis maranhenses, em toda extensão litorânea do país, diversos empreendimentos turísticos são instalados à beira-mar, menos em Sergipe, a “honrosa” exceção. De uns tempos para cá, o que se vê são mandados judiciais demolindo construções e outros tantos impedindo que novos surjam. A praia do saco é o exemplo cristalino desse quadro.

Praia do Goré, gorou! 2

Num piscar de olhos, a praia do Goré se tornou um “point” dos aracajuanos e turistas que para lá se dirigiam e se deleitavam com um banho de mar tranquilo e um serviço de bar inusitado, que mudava de acordo as marés. Atualmente, o acesso a esse paraíso bucólico está proibido por via terrestre, meio mais prático e mais viável, sendo permitido somente por meio fluvial. A medida, além de discriminatória, é elitista pois, banho no Goré passou a ser somente para os “filhinhos de papai”. Lamentável!

SEBRAE terá novo diretor

O RADAR captou que o novo Diretor-Técnico do SEBRAE deve tomar posse no decorrer da semana, após ser eleito pelo Conselho Deliberativo. A sua escolha abre mais espaço para o jovem empresário e político Milton Andrade, que é o atual vice-presidente da CDL. Como quem não quer nada, aos poucos ele vai preenchendo os vazios ainda existentes na política e se qualificando para ser o representante dos empresários na eleição de 2022.

Ela tá na dela

Muito discreta e consciente do seu papel na administração da capital sergipana, a vice-prefeita Katarina Feitosa (PSD) vem, até agora, mostrando como deve, realmente, se comportar todo e qualquer vice. A liturgia do cargo não permite aparições demasiadas e muito menos ingerência administrativa. Mulher capacitada, está pronta para o que der e vier.

Juntos e misturados

Durante entrevista concedia à rádio Xingó, em Canindé de São Francisco, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) disse que existe entre ele e André Moura uma afinidade política e republicana em favor de Sergipe. Para o bom entendedor, isso quer dizer que as portas do bloco governista estão escancaradas para recebe-lo como candidato ao senado federal, um sonho que André não consegue tirar da cabeça. Será que isto vai dar certo?

Cara nova

Jorginho Araújo deverá ser candidato a deputado estadual, com total apoio da família Mitidieri. O rapaz é muito bem articulado e vem se notabilizando como um grande estrategista político. A escolha é um reconhecimento justo e oportuno. Ele merece.

E o BANESE, hein?

Os servidores públicos continuam aguardando o anúncio da prorrogação (de fato) dos empréstimos consignados, conforme fora combinado com o Ministério Público, durante reunião da diretoria do banco com a promotora Euza Missano. O banco pediu 10 dias para anunciar o benefício e até agora, nada. O prazo acabou e a paciência dos clientes tá indo junto. Isso é muito ruim para a imagem do governador.

A tendência é ficar

Pelo andar da carruagem, o governador Belivaldo Chagas (PSD) deverá permanecer no cargo até o final do mandato, para conduzir o processo sucessório do seu grupo. Fábio Mitidieri, Edvaldo Nogueira, Ulices Andrade e Laércio Oliveira são os nomes mais prováveis para tentar o Governo. Qualquer um que seja o escolhido deverá bater chapa com Rogério Carvalho (PT), que vem com gosto de gás. Sendo assim, não há força humana que faça Belivaldo entregar o Palácio Adélia Franco à vice-governadora, Eliane Aquino, do PT. Isso é fato.

Prefeitura de luto

Faleceu ontem, sábado, vítma de Covid, o servidor da Prefeitura Municipal de General Maynar, Aldo Costa Nascimento, coordenador do Departamento de Comunicação, cargo que vinha ocupando há algum tempo, desde gestões anteriores. Aldo era um servidor dedicado que sempre desempenhava as suas funções com total esmêro e competência. Em memória e homenagem à sua história, o prefeito Valmir de Nira (PSD) decretou luto oficial por três dias. O sepultamento será neste domingo, em General Maynard.

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp