Coluna RADAR 23 de maio de 2021 - Por César Cabral

23/05/2021 07:18


Coluna RADAR 23 de maio de 2021 - Por César Cabral

Pelo telefone 

E o buxixo da semana ficou por conta do telefonema que colocou na mesma linha Ulices Andrade o Rogério Carvalho. Ambos figuram como possíveis candidatos ao Governo e o PT, partido do senador, vem ensaiando uma candidatura própria, fora da base governista, onde esteve até bem pouco tempo. O teor do diálogo (bastante demorado) não foi revelado e nem sequer vazou, ainda. Mas, certamente, é o tipo do “pé de conversa” que, nem por acaso, alguém acredita que foi por acaso.

De mãos dadas

Será que essa conversa não foi decorrente de um suposto diálogo entre Lula (PT) e Gilberto Kassab (PSD), ocorrido recentemente, oportunidade em que alinhavaram um entendimento para que os dois partidos caminhem juntos nas eleições do próximo ano? Pelo que se sabe, os dois acreditam nessa hipótese em, pelo menos, três estados: Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Bem articulado

O conselheiro Ulices Andrade é o nome que mais agrega a base governista, para disputar o Governo. Na sua “caixola”, essa condição cada dia mais se consolida, mesmo que continue não demonstrando tal convicção. Caso isso não seja viabilizado, o candidato da sua preferência é o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que, sem perder tempo, já trabalha em ritmo de campanha.

Contrapartida

Por outro lado, a volta do PT ao bloco governista pode ser que seja o combustível para o fortalecimento da oposição em Sergipe. Há quem admita que o possível retorno do presidente Jair Bolsonaro ao PP pode acender, de vez, a chama da candidatura do deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE) ao Governo. Assim, lideraria um bloco com o DEM (Maria do Carmo) e o PL (Valmir de Francisquinho). José Carlos Machado, presidente do DEM em Sergipe, não pensa em outra coisa.

Estão assim

O vereador de Aracaju, Vinícius Porto (PDT), vice-presidente da Câmara, está cada vez mais sintonizado com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Por ser o seu interlocutor na Casa Legislativa, VP vem se constituindo numa peça-chave na administração municipal e se cacifando, cada vez mais, para ser o nome do partido para composições políticas no futuro.

Dobradinha

Praticamente, já está sacramentada a primeira dobradinha, pra valer, nas eleições do próximo ano. Fábio Mitidieri e André Moura não escondem mais esse casamento político. Como seguro morreu de velho, Mitidieri ao votar em André para o senado, receberá dele o apoio para uma cada vez mais provável reeleição para deputado federal.

Vem com tudo

E o deputado federal Valdevan Noventa (PSC) já consegue encher um "ônibus" com prefeitos que votarão nele para o senado, no próximo ano. Com esse “tesão de jegue”, Noventa é cem por cento candidato ao senado e aposta que sairá vitorioso. O homem tá com gosto de gás!

Boa notícia

A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro vai realizar o tradicional “Forró Siri”, no período de 25 a 30 de junho. O evento reunirá cerca de 40 artistas sergipanos, escolhidos através de sorteio, mediante uma chamada pública, cujo edital será divulgado nos próximos dias. A festa será de forma virtual e as lives serão transmitidas por plataformas digitais da prefeitura.

Pazuello detona Renan

O general Eduardo Pazuello, ex-ministro da saúde, ouvido na esdrúxula CPI da Pandemia, colocou o senador Renan Calheiros numa tremenda saia justa, sob medida. Em dado momento, disse que “a pandemia escancarou uma crítica situação da saúde pública no Brasil, depois de anos de negligência”. Mais na frente, afirmou que “caso os senhores senadores não queiram passar vergonha, sugiro começarem a investigar os desvios praticados por governadores. Hoje temos no mundo, 29 países com protocolo para uso de cloroquina contra a Covid-19, incluindo China, Cuba, México e Venezuela”.

Tiro de misericórdia

A pá de cal que sepultou a parcialidade dissimulada de Renan & Cia foi quando Pazuello, sem pestanejar, disse “temos uma população inteira nos assistindo, senhores senadores. Me desculpem, mas, perguntas simplórias tipo sim ou não, não serão respondidas sem contextualização da minha parte. Eu vou responder a todas as perguntas.” Faltou pouco para pedirem para ele se valer do HC que lhe assegurava o direito ao silencio. Danou-se!

Piada de mal gosto

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) passou vergonha na CPImoral da Pandemia, ao comparar Eduardo Pazuello aos generais nazistas. A recriminação foi geral, indistintamente. Percebendo o mico grosseiro, o gaúcho sentiu na pele a tremenda mancada e ouviu, no subconsciente, a frase dos pampas “que barbaridade, tchê”! Ficou com a cara mexendo e os olhos rodando, literalmente. Que vergonha!

Voltei pra você

Jairo de Glória (Republicanos) voltará a ser deputado, pelo menos por quatro meses, enquanto dura o período de licença para tratamento de saúde do titular, Capitão Samuel (PSC). Jairo será novamente candidato em 2022 e deve bater chapa com o ex-prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico dos Correios (PT).

Nova regra

A Lei das eleições será mudada, até setembro. O fim das chamadas “sobras”, caso confirmado, aliado à inexistência de coligações proporcionais, mudará, radicalmente, a composição das bancadas nos parlamentos federal e estaduais. O desejo da população em ver eleitos os mais votados, caminha para se tornar realidade. Os partidos políticos já estão queimando a cuca para formar chapas possíveis de vitória. Daí o surgimento de vários pré-candidatos regionais.

Deputado do sertão

O prefeito de Porto da Folha, Miguel de Doutor Marcos (PSD) está sendo incentivado para se candidatar a deputado estadual, cargo que já foi ocupado por dois outros buraqueiros: Adroaldo Santana e o Coronel Hermeto Feitosa. A ideia foi fortalecida quando lá estiveram o deputado federal Fábio Mitidieri e André Moura. Uma foto dos três e mais o vice-prefeito Ailton de Zé Doutor (PSD) circulou pelas redes sociais indicando essa possibilidade.

Pedalada política

Enquanto a duplicação da BR-101 se arrasta há anos, políticos da Bahia e Sergipe se somam para a construção de uma ciclovia Aracaju/Salvador. Um milhão de reais está assegurado para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. Sem dúvida, uma obra fantasiosa e de pouca serventia.

O que é isso, companheiro?

Articulista político tarimbado e expertise Clovis Silveira, presidente do AVANTE, disse que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sempre dá pra trás, quando se trata de agradecer apoio de aliados. Para ele, o homem do zabumba só o procura quando precisa, antes da eleição. Depois que passa, “adeus Corina!”   

Dinheiro na conta

A prefeitura de Estância paga, nesta segunda-feira 24/05, o salário de totós os servidores efetivos, comissionados e contratados. Uma boa notícia e um bom exemplo para aqueles gestores que ainda continuam atrasando o “faz-me rir” do funcionalismo.

Pensando bem

Só mesmo no Brasil é permitido uma CPI funcionar com tanto ficha suja cantando de galo. Com o foco das investigações completamente distorcido, poucos membros estão preocupados em saber aonde foi parar o dinheiro destinado ao tratamento da Covid-19. Aliás, muitos já sabem, há tempo. Um verdadeiro espetáculo circense, de péssima categoria.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp