Coluna RADAR 30 de maio de 2021

30/05/2021 07:36

Por César Cabral


Coluna RADAR 30 de maio de 2021

O tiro saiu pela culatra

Em uma CPI conduzida exclusivamente por senadores homens, todos com pré-julgamentos formados, Mayra Pinheiro, secretária executiva do Ministério da Saúde, foi bombardeada por quase seis horas, sendo interrompida inúmeras vezes e, enquanto respondia questões complexas, tinha de manter o foco mesmo com seus inquiridores subindo o tom, dizendo: “sim ou não, só responda sim ou não”. Mas, na verdade quem bombardeou a sessão foi ela. Com a paciência de uma pediatra, praticamente “desenhou” seus esclarecimentos diante de senadores que não a trataram com a mesma elegância e dignidade.

Deselegância de terno e gravata

Os senadores Omar Aziz, Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros, que dirigem os trabalhos, possuem Phd em descortesia social. São truculentos e rudes com os depoentes, fazem inquisições intimidativas numa tentativa de desestabilizar, emocionalmente, aqueles que vão prestar esclarecimentos. Um circo de quinta categoria não se compara ao espetáculo deprimente que está em cartaz no senado, com o devido respeito aos verdadeiros artistas circenses. O que o povo quer saber, na verdade, é onde foi para o dinheiro para o combate à Covid-19. Mas, Renan e Aziz fecham a cortina na hora desse quadro. Essa CPI é um circo dos horrores!

Havan em Aracaju

O empresário Luciano Hang está animado com o andamento da obra que está construindo em Aracaju, em frente ao Hospital João Alves Filho. O mega empreendimento vai gerar centenas de empregos, renda para o Estado e será uma opção no fornecimento de produtos aos sergipanos. Enquanto o deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE) incentivou e trabalhou para trazer a loja para Aracaju, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) quase puxa o facão para conter a sua chegada. Visões completamente antagônicas fazem a diferença entre o empresário e o sindicalista.

Cozinhando o galo

Segundo uma fonte peso pesado, o nome do deputado federal Fábio Mitidieri é o primeiro de uma lista de prováveis candidatos ao governo do estado, que está sobre a mesa do governador Belivaldo Chagas. Entretanto, como a ordem dos fatores não altera o produto, por incrível que pareça, este não é o nome da preferência do governador e muito menos do super secretário José Carlos Felizola.  

Relação azeda

Dificilmente, o bloco que elegeu Belivaldo Chagas em 2018 permanecerá unido no próximo ano. Apesar das conversas de bastidores, o PT é carta fora do baralho, não só pela determinação de Rogério Carvalho em ser candidato, como pelo distanciamento social existente, hoje, entre Belivaldo e a vice-governadora Eliane Aquino. Dizem que Belivando até deixou de despachar na Adélia Franco para não cruzar com Eliane, pelos corredores.

Efeito Lula

Rogério Carvalho tem a seu favor duas vertentes: a sua coragem e determinação em ser candidato a governador e o efeito Lula como candidato a presidente da república. A direção nacional do partido não abrirá mão, de jeito nenhum, para ter esta importante “cabeça de ponte” em Sergipe.

Muito estranho

Jackson Barreto está mesmo determinado a ser candidato a deputado federal. Isso ele não nega a ninguém e já está trabalhando com esse propósito. Entretanto, causou muita estranheza a sua declaração a respeito do sempre amigo e pupilo, Edvaldo Nogueira (PDT), prefeito de Aracaju. Segundo JB, Edvaldo, no governo, sempre deixa os aliados de fora. Estranhamente, essa frase já fora dita pelo presidente do AVANTE, Clovis Silveira.

Não me chamem

Figurando entre os possíveis candidatos ao governo de Sergipe, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) andou “cortando prego” com essa história de a CPI convocar governadores e prefeitos onde aconteceram investigações da PF, sobre aplicação de recursos federais no combate ao coronavírus. Mesmo que nada seja comprovado, isso já será suficiente para prejudicar a sua imagem dentro do próprio grupo e queimar o seu filme. “Me incluam fora”, é tudo que o prefeito quer, neste momento.

Bem lembrada

Depois de dizer que não será candidata a reeleição, a senadora Maria do Carmo (DEM-SE) está vendo o seu nome ser lembrado por muitos articulistas como uma boa opção para ser candidata a vice-governadora, em várias situações. Coincidência ou não, ultimamente ela não fala mais em sair da política e tem feito sucessivas reuniões com prefeitos e lideranças municipais diversas. Trabalhar sem muito alarde sempre foi a sua característica.

Vai comer cru?

O Ministério Público Estadual deu prazo de 48 horas para que a prefeitura de Aracaju explique a causa do incêndio ocorrido no hospital Nestor Piva. Geralmente, em sinistros similares os órgãos investigativos levam, em média, 30 dias para emitir um laudo. Dificilmente a PMA vai encontrar um perito capaz de encontrar esse fio decapado nesse tempo recorde. Essa história de gambiarra em ar condicionado, por enquanto, é fria. Palpite de peru.

Necas de fogos

O prefeito de Estância, Gilson Andrade (PSD) baixou um Decreto proibindo os estancianos de realizarem shows, bem como vender ou soltar busca-pés, espadas, pitus e outros tipos de fogos de artifício em praça pública ou espaço privado. A proibição começa a vigorar nesta segunda-feira (31/05) e vai até o dia 29 de junho. A medida, segundo o prefeito, que é médico, é por conta de que a fumaça provoca danos ao sistema respiratório, que já é alvo da Covid-19. Quem quiser colocar fogueira na porta, não tem problema. Desde que não acenda!

Gaiato no navio

Durante o cadastramento das pessoas que estavam na chamada “ocupação João Mulungu”, na avenida Ivo do Prado, em Aracaju, a prefeitura identificou algumas pessoas em situação social e financeira incompatível com os ditos sem-teto. O golpe não colou e o caso foi abafado.  O fato é que tem gente esperta atuando dentro e fora desses movimentos e levando, sempre, vantagem de um jeito ou de outro.

Manifestação gorou

Os grupos extremistas anunciaram aos quatro cantos que fariam uma mega manifestação contra o governo Bolsonaro, neste sábado 29/05, mas tudo não passou de lero-lero. Em nada se compara com as manifestações ocorridas recentemente, em defesa do Brasil. Assim como no Rio de Janeiro, em Aracaju os mesmos gatos pingados, já conhecidos de outros carnavais, colocaram os seus bloquinhos na rua. Para não passar vergonha, melhor seria ter ficado em casa.

Museu da guerra

O piloto André Cabral está reunindo um invejável acervo de fotos, equipamentos e dados sobre o envolvimento de Sergipe na Segunda Guerra Mundial. Os torpedeamentos dos navios na costa sergipana, o salvamento dos sobreviventes e o cemitério dos náufragos fazem parte da entrada do sonhado museu. No projeto, destaque para fatos e personalidades que se destacaram no episódio. O jornalista Luiz Eduardo Costa, estudioso do assunto, também está envolvido e entusiasmado com a ideia.

Museu da guerra 2

O projeto já foi apresentado a algumas autoridades sergipanas, que se manifestaram favoráveis. Todavia, é preciso rapidez e agilidade de ações, pois, o tempo urge e logo não mais restarão testemunhas vivas para nos contar a verdadeira história de Sergipe na Segunda Guerra. Além de ser um museu histórico, caso seja viabilizado, certamente será uma atração turística para estudantes e pessoas comuns, interessadas pelo tema. A Coluna apoia a ideia e faz parte dessa trincheira.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp