Coluna RADAR por César Cabral -11 de julho de 2021

11/07/2021 06:07


Coluna RADAR por César Cabral -11 de julho de 2021

 

Cartas na mesa

O cenário da disputa pelo Governo em 2022 já está devidamente delineado, faltando apenas uns poucos detalhes e ajustes finais. A pouco mais de um ano para o pleito, já se sabe, por exemplo, quem caminhará com quem. Pelo mesmo caminho não seguirão juntos o PSD e o PT, que praticamente consolidou a candidatura do senador Rogério Carvalho. Por outro lado, o governador Belivaldo Chagas (PSD), que ficará até o fim do mandato, está de mal com petistas de peso, como Eliane Aquino e Márcio Macedo. A exoneração de Silvio Santos (PT) sacramentou esse distanciamento político-social.

Cartas na mesa 2

O candidato ao senado, pelo bloco governista, está bem claro que será André Moura, que indicou o super amigo Zeca da Silva para uma importante secretaria de estado, com o total apoio e aval do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) a quem coube costurar o entendimento com o governador Belivaldo Chagas (PSD), abrindo as portas para a entrada solene de André no Palácio.

Cartas na Mesa 3

Fábio Mitidieri, Edvaldo Nogueira e Ulices Andrade são os nomes mais cotados para disputar o Governo. Dos três, Fábio é o que mais tem se movimentado publicamente. Ulices, até por conta da condição de conselheiro do TCE, está na dele, de butuca, sem dizer que é ou que não é, mas é tudo que quer. Edvaldo está na base do “só vou se você não for”, com relação a Ulices Andrade. Fábio está mais magro, tem muito fôlego e por isso corre em duas frentes. O certo é que esse trio se manterá unido até o fechamento das urnas.

O fato e a foto

Durante a inauguração de uma praça, no bairro 18 de forte, em Aracaju, André Moura, Edvaldo Nogueira, Katarina Feitosa, Jackson Barreto e Vinicius Porto posaram na foto oficial durante o descerramento da placa inaugural. Mais do que uma foto, o fato deixa claro que esse grupo vai caminhar junto em 2022 e, naturalmente, com mais alguns outros que subirão no mesmo palanque. Quem viver, verá.

Banho Maria

De nada adianta alguém tentar forçar a barra para tirar o nome do candidato do bloco governista que já está na cabeça de Belivaldo Chagas. A essa altura do campeonato, o candidato que terá o seu apoio já está definido, mas o anúncio somente será feito no próximo ano. Quem tiver paciência, aguarde. Quem não tem, tome maracujina.

Boa companhia

Diante do que está posto, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), é um parceiro muito cobiçado por todos os seguimentos políticos que se preparam para disputar o Governo, em 2022. Tanto a situação quanto a oposição gostariam muito de tê-lo como candidato a um cargo majoritário ou mesmo, quem sabe, deputado federal. Particularmente, Valmir tem uma acentuada preferência por Ulices Andrade, mas, as opções são “várias e diversas”.

Não colou

Ainda sobre o distanciamento PSD/PT, a nota emitida pela vice-governadora Eliane Aquino (PT) informando que Silvio Santos (PT) pediu para ser exonerado, não convenceu a ninguém. Belivaldo sequer permitiu que fosse colocado o tradicional termo “a pedido”, no Decreto de Exoneração, como costumeiramente se faz na hora do tal bilhete azul, para disfarçar o “vá com Deus”.  O galeguinho não erra no troco!

Posse

Será na próxima terça-feira, 13/07, às 11h, a posse do advogado Cristiano César Braga de Aragão Cabral como juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Em virtude da pandemia, o ato será realizado no gabinete do presidente do TRE-SE, desembargador Roberto Porto, restrito a pouquíssimos convidados e serventuários da Justiça. Cristiano Cabral foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, cujo Decreto foi publicado no D.O. do dia 2 de julho último.

No estaleiro

O conselheiro do TCE, Flávio Conceição, encontra-se em plena recuperação após cirurgia realizada no joelho para corrigir deficiência causada pela prática do futebol, quando era mais jovem. Em casa e de muletas, Flávio garante que no dia 22 estará participando da sessão de despedida do conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, que se aposentará compulsoriamente.

Perímetros irrigados

Luciano Nascimento (de Menininha) recebeu, em Propriá, o superintendente regional da CODEVAS, Marcos Alves Filho, e com ele percorreu os perímetros irrigados da região. Observaram, in loco, a atual situação dos canais e estações elevatórias e chegaram à conclusão que muito precisa ser feito para atender às necessidades dos rizicultores. No passado, a produção de arroz da região era uma referência nacional a ponto de Propriá ter tido cerca de 13 usinas de beneficiamento, funcionando à todo pique.

Vamos com calma

O presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL) anunciou na última sexta-feira 9/07, que pretende colocar em votação o Projeto da Reforma Eleitoral no próximo dia 5 de agosto. Diferentemente dos que lhe antecederam, Lira quer votar as mudanças na regra do jogo eleitoral com calma, sem o afogadilho das vezes anteriores, quando votações similares, tão importantes para a democracia brasileira, eram feitas “nas coxas”, no vapt-vupt.

Tô aqui

A vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitosa (PSD), tem sido a vice que todo o titular gosta de ter. Discreta e na dela, pouco tem sido vista e muito tem evitado dar pitaco na administração da capital. De uns dias para cá, entretanto, ela começou a dar sinal de vida, marcando presença em solenidades e até falando sobre a participação feminina na política. Caso Edvaldo Nogueira se candidate em 2022, ela será prefeita de Aracaju. Ou seja, “se precisarem de mim, estou aqui!”

Parada dura

Não se trata do trio sertanejo, mas, de três ex-deputados federais que no próximo ano tentarão retornar à Câmara dos Deputados. Jackson Barreto, Heleno Silva e José Carlos Machado já trabalham intensamente neste sentido. Evidentemente, que não será tarefa fácil, pois, ao longo da história, todo aquele que deixou de ser deputado federal e tempos depois tentou retornar à Câmara, dificilmente se elegeu. Será que algum componente desse “trio” conseguirá quebrar esse tabu?

Xô, satanás!

A ocupação dos leitos públicos para UTI continua em queda livre. Na última sexta-feira a ocupação chegou a 50,4%, ou seja, do total dos 238 leitos disponíveis na rede pública, apenas 120 deles estavam sendo utilizados por pacientes com Covid-19. Pelo andar da carruagem, os casos em Sergipe estão diminuindo, verticalmente.  

E agora, José?

O senador Otto Alencar (PSD-BA) testou positivo para a Covid-19, na última sexta-feira, 9/07. Em nota oficial, o próprio senador baiano comunicou que foi pego pelo vírus. Otto Alencar tem 73 anos e já tinha sido vacinado com duas doses da vacina. Ele é integrante da tal CPI da Covid, onde tem atuado, radicalmente, contra o atual Governo. Durante algumas sessões, foi protagonista de cenas hilariantes, ao se comportar como “aluno decoreba” que escolhe determinado assunto para testar o professor. Ele garante que sempre usou álcool gel, nunca participou de aglomerações e tão pouco usou ivermectina.

Pensando bem

Recife continua sendo um perigo para os turistas que para lá se deslocam e tentam um mergulho nas suas praias. Neste final de semana, um homem foi atacado por um tubarão, na praia de Piedade (contígua à Boa Viagem), e não resistiu aos ferimentos. Engana-se quem pensa que o mar não está pra peixe.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp