Coluna RADAR por César Cabral - 25 de julho de 2021

25/07/2021 06:23


Coluna RADAR por César Cabral - 25 de julho de 2021

No topo da onda 

Mesmo sem fazer política, por conta dos cuidados que tem com o exercício de suas funções no Tribunal de Contas, o conselheiro Ulices Andrade continua em alta na lista dos mais fortes pré-candidatos ao governo do estado, pelo grupo situacionista, nas eleições de 2022. Opiniões de políticos, comentaristas e pesquisadores confirmam essa tese. Ulices parece estar mesmo no topo da onda.

Águas de março 

No grupo do governo e também da oposição há quem deseje que os candidatos sejam anunciados em outubro deste ano. Ulices só deve conversar objetivamente sobre esse assunto em março do ano que vem. Homem de grupo e de palavra, tem dado esse tipo de aviso aos navegantes. Se alguém do grupo for escolhido antes, terá todo o seu apoio. Mas se precisarem ou quiserem esperar por ele, o seu tempo virá com as águas de março fechando verão.

Dani e Diná

A delegada Danielle Garcia visitou a deputada estadual Diná Almeida (PODEMOS) tão logo assumiu o comando do partido, em Sergipe. Pouca gente acredita que a dupla permanecerá afinada, uma vez que a delegada faz oposição ferrenha ao governador Belivaldo Chagas (PSD) enquanto a deputada é da base aliada e defensora do “referido dito cujo”. Sendo assim, não custa lembrar aquela canção popular que diz “podemos ser amigos, simplesmente... coisas do amor, nunca mais”. E coisa de política, deuzulive!

Dupla vaiada

Muito se comentou, pelas redes sociais, a sonora vaia que o senador Alessandro Vieira e a delegada Danielle Garcia tomaram, quando entraram na Pand’oro, tradicional delicatéssen da Praia 13 de Julho. A clientela presente fez aquele “uuuuuu” sem dó nem piedade. Também, pelas redes sociais, muitos sergipanos têm demonstrado insatisfação com as posições do senador e até se dizem arrependidos pelo voto dado ao gaúcho de Passo Fundo.

O gato comeu

Vários vídeos circularam na última semana mostrando funcionários da prefeitura de Frei Paulo comendo a merenda que era destinadas às crianças matriculadas nas escolas municipais. O fato foi revoltante e o prefeito Anderson de Zé das Canas precisa apurar o fato e dizer qual providência que será tomada contra esses “papa-tudo”.

Vem pra Caixa

Lembra daquele comercial “vem pra Caixa, você também”? Pois é... depois que a instituição anunciou novas agências em Sergipe sobrou candidatos para o cargo de pai da criança. Vários políticos puxaram a sardinha para a sua brasa e tentaram faturar politicamente com a medida.

Sou contra e pronto!

Enquanto as escolas particulares estão retomando as aulas, cumprindo os protocolos devidos, os sindicatos de professores, USES e outros afins relutam para voltar ao batente. Na verdade, como entidades atreladas a partidos de esquerda, que, atualmente, fazem oposição aos governos federal e estadual, politizam o retorno das aulas presenciais pelo simples fato de ser contra tudo que vem de lá. É assim que a banda toca.  

Argumento fraco

A argumentação por parte das entidades classistas é a falta de estrutura física e sanitária para garantir a segurança de professores, alunos e comunidade escolar. Sem dúvida, muito vaga e sem elementos capazes de sustentar a tal posição, uma vez que muitos professores da rede pública estão batendo ponto em escolas particulares, sem nenhum problema.

Queda livre

Acrescente-se, ainda, o fato de que o momento histórico e de grande alívio em virtude de que Aracaju está há dois dias sem registrar nenhum caso de morte por covid e a ocupação dos leitos de UTI foi reduzida significativamente. Aos poucos, a vida vai voltando ao normal aqui e alhures, com bares, restaurantes, comércio e até eventos sociais e esportivos com público já sendo realizados. Agora, na hora de trabalhar tem gente que morre de preguiça!

Queda livre 2

Ontem, sábado 24/07, foram confirmadas apenas três mortes e 169 casos de Covid-19 em todo estado de Sergipe. A informação da Secretaria de Estado da Saúde acrescenta que os óbitos ocorreram com pacientes de Siriri, Arauá e Itabaianinha. Apenas 214 estão internados, sendo 161 na rede pública e 53 na rede privada. Esses dados demonstram que os casos estão sendo reduzidos, significativamente, nos últimos dias.

Sonho meu

Continuando na garimpagem por novos filiados, o presidente da Executiva Estadual do DEM, José Carlos Machado, recebeu a visita do ex-deputado Jorge Alberto. Em pauta, o convite para que o ex-emedebista assine a ficha do Democratas. Entusiasmado e alegre com o convite, Jorge Alberto disse que o seu sonho é disputar um cargo majoritário. Com a palavra, Machadão.

Virado à paulista

O blogueiro Renzo Gracie colocou nas redes sociais que a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) aproximou o marido do governador João Dória, cuja aproximação gerou um desvio de recursos na área de saúde do Estado e a estripulia está sendo investigada pelo Ministério Público. Segundo o blogueiro, ela traiu o marido e, por isso, apanhou dele. O marido está ameaçando contar toda a história.

Ironia do destino

Ironicamente, há uns seis anos atrás, Joice Hasselmann foi contratada pela Jovem Pan para aprestar o programa “Três em Um”, exibido no canal do Youtube. Se tudo for vero, não é de agora que a distinta participa de um triunvirato. Agredida enquanto dormia, a deputada, literalmente, quebrou a cara. Lamentável!

A voz do ex

O ex-prefeito de Divina Pastora, Silvio Cardoso, revelou em entrevista ao portal JL Política, que o seu candidato ao governo do Estado é o deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE), a quem qualifica como o mais preparado. Entretanto, amigos próximos de Laércio acham que o melhor caminho é ele disputar a reeleição, pois as chances de vitória são bem maiores. Logicamente.

Fim de prazo

Terminou ontem, 24/07, o prazo para a contestação dos pedidos de Auxílio Emergencial 2021. A data se aplicou aos trabalhadores que se inscreveram pelos meios digitais e que tiveram a solicitação negada na revisão do mês de julho. Todos os meses o Governo analisa os CPFs dos beneficiários para checar se todos estão enquadrados dentro do programa. O caroneiros são descartados, mensalmente.

Velhos gatinhos

A manifestação realizada em Aracaju ontem, 24/07, pela CUT, contra o presidente Jair Bolsonaro, contou apenas com os já conhecidos “gatos pingados” de sempre. Um pequeno grupo de manifestantes que saiu das imediações do Palácio Augusto Franco (Adélia Franco) em direção à 13 de Julho, mal chegou ao seu destino. Sem dinheiro do governo para bancar esse tipo de ôba-ôba, a arregimentação de “voluntários” está ficando cada vez mais difícil.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp