Coluna RADAR por César Cabral - 1 de agosto de 2021

01/08/2021 06:53


Coluna RADAR por César Cabral - 1 de agosto de 2021

Só especulação

Tudo que se tem dito, ultimamente, sobre candidaturas ao Governo do Estado dentro do bloco governista, não passa de futurologia. Até mesmo quem gosta de praticar “magia negra” sabe que não há perigo nenhum de Belivaldo Chagas revelar o nome do candidato do grupo, ainda neste ano. Esse anúncio somente será dado quando chegarem as águas de março, e olhe lá se não ocorrer durante as comemorações do Dia de Tiradentes. O que for diferente disso é pura inconfidência.

Ato prestigiado

Diferentemente dos últimos atos de assinatura de ordem de serviço promovidos pelo Governo do Estado, na última sexta-feira, 30/07, o que se viu em Japaratuba foi uma prévia do que vem por aí, em termos de campanha eleitoral. De uma tacada só, Belivaldo Chagas autorizou a recuperação da rodovia SE-100 (trecho Japaratuba/Pirambu) e participou das inaugurações do Clube Recreativo e da praça São Cristóvão, em Japaratuba. Por lá estiveram Fábio Mitidieri, Fábio Reis e quase trina prefeitos.

Tô aqui

A novidade ficou por conta da presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que disputa com o deputado federal Fábio Mitidieri e Ulices Anrade a vaga de candidato do grupo governista ao Governo do Estado. Enquanto Ulices se mantém calado, sem dizer que é ou que não é, o seu conceito de “homem de palavra” só tem crescido nos últimos dias. Apesar de ausente na solenidade, por questões óbvias, o seu nome foi muito comentado por vários prefeitos que o querem candidato.

Tô na área

Edvaldo Nogueira (PDT) colocou de vez o seu nome dentro da cumbuca onde Belivaldo deposita os nomes dos candidatáveis. Muito bem avaliado na capital, o zabumbeiro é visto com bons olhos pelo governador. Assim sendo, como quem não é visto não é lembrado, ele foi marcar presença e sentir o cheiro do povo interiorano. Como toda caminhada começa com o primeiro passo, este já foi dado.

Entra e sai

A presença de André Moura dentro do bloco governista afasta, de vez, o Partido dos Trabalhadores da base aliada. Mais do que uma casca de banana no caminho do PT, Belivaldo colocou um cacho completo, capaz de fazer petistas escorregarem por atacado. Não há como o PT bater palma para candidato ao governo que tenha André como candidato ao senado. Se o rompimento precisava de um motivo, este já existe. De leve.  

Vacina na boleia

A prefeitura de Itabaiana realizou ontem, 31/07, a ação denominada Rota da Saúde que, em parceria com o SEST/SENAT, foi comemorativa ao Dia do Motorista (25 de julho). A atividade, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou 250 doses de vacina contra a covid-19 e testes rápidos para identificar a doença e também o HIV, para os profissionais do volante que transitaram pelo local. Itabaiana é a cidade que mais vacinou caminhoneiros no Brasil. É mais um ponto positivo que marca o prefeito Adailton Souza (PL).

Socorro, doutor

Os vereadores de Umbaúba, Moisés Augustinho (Cidadania), José Ailton (MDB), Jonh Guimarães (CIDADANIA) e Fábio Silveira (CIDADANIA) vieram a Aracaju e foram conversar, em nome dos demais parlamentares, com o coordenador das Delegacias do Interior, Jonathas Evangelista. Na pauta, os alarmantes índices de violência no município registrados ultimamente.  Pediram mais ações do GATI, aumento do efetivo policial e veículo para patrulhamento na localidade. 

Mudança radical

O prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala (MDB) está dando aula de como administrar bem um município. Diferentemente do seu antecessor, Paulão das Varzinhas, Juca está pagando os servidores em dia, atualizando folhas atrasadas e realizando obras importantes em diversas comunidades. Trabalhador incansável e bom administrador, José de Araújo tem bala na agulha pra realizar muito mais, ainda. Laranjeiras mudou da água para o vinho.

Cabeça oca

Dizem que cabeça desocupada é oficina do diabo. Talvez, por esta razão, é que algumas pessoas estão promovendo protestos contra a implantação de mão única nas ruas Nestor Sampaio e Nelson Hungria, na região do Ponto Novo, em Aracaju. Sempre que a prefeitura faz esse tipo de intervenção, a turma do contra estaciona as suas “fubicas” pra fazer barulho. A alegação de que a mudança trará prejuízo para os comerciantes não tem a mínima sustentação, em se comparando com o benefício que causará aos que moram e transitam pela região. Vias com mão única dão mais fluidez ao trânsito e evitam acidentes. Ser contra a medida é andar na contramão da realidade. Bola pra frente, SMTT.

Diná e Maria

Na última semana, a deputada Diná Almeida foi recebida pela senadora Maria do Carmo (DEM). Acompanhada de sua chefe de gabinete, Mônica Medeiros, e do presidente municipal do DEM de Tobias Barreto, Díogenes Júnior, a deputada fez solicitações de benefícios e recursos para o estado de Sergipe. “Nossos interesses estão alinhados: conversamos bastante sobre questões do nosso estado e especialmente de minha terra natal, Tobias Barreto. É sempre maravilhosa essa troca com d. Maria. Nosso amor por Sergipe nos une em ideias e projetos promissores”, pontuou Diná Almeida. A filha da senadora, Ana Alves, também participou da reunião.

Anote aí

Renato Brandão pretende ser candidato a deputado estadual em 2022. Fará dobradinha com Jackson Barreto, seu amigo e guru de longas datas. JB será candidato a deputado federal e já está correndo campo. Esta será uma prova de fogo para ele, uma vez que na última eleição sequer conseguiu eleger um seu pupilo para vereador da capital.

 Alô alô, Marciano!

Só em 2021, deputados e senadores liberaram mais de R$ 1 bilhão em dinheiro público transferido diretamente para o caixa de estados e municípios, sem finalidade definida nem transparência. O valor é maior que o liberado durante o ano passado inteiro. É bom lembrar que agosto mal começou e, com isso, ainda faltam cinco meses para fechar o balaio financeiro do Governo.

Cala-te boca

A CPI da Covid volta na próxima terça-feira, 3/08, apontando as suas metralhadoras para veículos de comunicação que têm divulgado as suas ações, algumas delas até antidemocráticas. Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Humberto Costa (PT-PE) articulam requerimentos com pedido de quebra de sigilo da Jovem Pan, Brasil Paralelo, Senso Incomum, Terça Livre, Conexão Política, Crítica Nacional e Jornal da Cidade (que não é o de Sergipe). Alegam os requerentes que esses sites estão classificados como grandes disseminadores de Fake News.

Voto impresso

A maioria da população brasileira é favorável ao voto impresso. As manifestações nas ruas e as redes sociais materializam essa tendência de forma bastante cristalina. No ar, evidências que o aperfeiçoamento será implantado no próximo ano.

Pensando bem

Ninguém conseguiu provar que existiu fraude nas eleições e nem tão pouco que não existiu. Portanto, a peleja está empatada.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp