Coluna RADAR por César Cabral - 8 de agosto de 2021

08/08/2021 06:13


Coluna RADAR por César Cabral - 8 de agosto de 2021

Fim de caso

Terminou o caso de amor que havia entre o PSD e o PT. Conforme já era esperado, o governador Belivaldo Chagas (PSD) começa a exonerar os ocupantes de cargos indicados por petistas. Depois de Silvio Santos, agora o bilhete azul foi encaminhado para o IPESAÚDE onde o seu presidente, Cristian Oliveira, e a diretora de assistência, Cristiane Melo, ambos indicados pelo senador Rogério Carvalho (PT), estão sendo substituídos. O presidente da Fundação Hospitalar de Saúde, Jorge Kleber Soares Lima, será o novo comandante do IPESAÚDE.

Meu preferido

Podem anotar: o candidato a deputado federal que terá o apoio de Belivaldo Chagas atende pelo nome de Jackson Barreto. Nos bastidores, pessoas ligadas ao governador já articulam com lideranças do interior apoio para JB.

Comigo, não

E por falar nisso, uma liderança do Baixo São Francisco e ex-prefeito de um pequeno município da região, disse que está só esperando ser chamado em Palácio, com esta finalidade, para dizer um “NÃO”, assim mesmo, com letras maiúsculas. O mesmo se diz muito chateado pela desatenção do Governo para com o seu município.

Vote pra ganhar

Esse foi o slogan de campanha do antigo PDS nas eleições do já distante ano de 1982. E praticamente, em Sergipe, ganhou tudo. Governador, João Alves Filho; Senador, Albano Franco; seis dos oito deputados federais e dezenove dos vinte e quatro deputados estaduais. De quebra, a maioria dos prefeitos e vereadores.

Vote pra ganhar 2

Neste final de semana, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PP) concedeu entrevista ao “Fax Aju” e disse que poderá ser candidato a governador, caso o povo demonstre (em pesquisa) vontade de mudar, de renovar. Se isto ocorrer, ele poderá formar uma chapa competitiva e se candidatar. Entretanto, deu logo um aviso aos navegantes: só vai pra ganhar. Valmir afirmou que, até agora, só entrou no jogo pra ganhar.

Troca de partido

Robson Viana vai deixar o PSD e assinar a ficha de filiação do PT. O convite foi feito pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), candidatíssimo a governador, em 2022. Robson não engoliu, ainda, a forma como foi escanteado da Assembleia. Momentos antes da sua posse, em fevereiro de 2019, uma decisão liminar do TSE, cujo mérito até agora não foi julgado, colocou em seu lugar o atual presidente Luciano Bispo (MDB).

Chega mais

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), caminha com ares de quem está buscando consolidar o seu nome como candidato a governador, no próximo ano. A partir de agora, marcará sempre presença ao lado de Belivaldo Chagas (PSD) em atos e cerimônias que se realizem no interior. Nas matérias positivas e propagandas institucionais da PMA, ele também dá sinais de vida, aparecendo para dar alguma informação. Discretamente, é o mesmo que dizer “estou aqui”.

Em ascensão 

O deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) é, sem dúvida, uma expressiva liderança política. Bastou comparecer a recente evento em Japaratuba para prestigiar o ex-deputado André Moura (PSC), que pode ser candidato ao senado nas próximas eleições, para que algumas especulações surgissem em torno de suas posições políticas.

Em ascensão 2

Anunciou-se logo que ele teria declarado apoio ao candidato a governador daquele grupo governista. Não era verdade. Agora insiste-se nessa mesma tecla por conta de entendimentos que teriam sido celebrados com o prefeito Edvaldo Nogueira, um dos prováveis candidatos a governador. Isso também não é fato real. 

Em ascensão 3

As relações políticas do deputado Gustinho com o prefeito Edvaldo Nogueira são muito boas e proativas. O partido Solidariedade tem sido prestigiado, inclusive participando da gestão de Aracaju com alguns de seus representantes exercendo algumas funções importantes da administração municipal. 

Em ascensão 4

Agora em relação ao processo sucessório estadual, o deputado Gustinho Ribeiro, vice-líder do governo federal na Câmara, diz estar atento aos fatos políticos da atualidade e que - ouvindo o seu grupo - tomará a decisão certa, na hora certa, sempre pensando no que for melhor para o desenvolvimento estadual e para o bem-estar do povo de Lagarto e de Sergipe.

Fora urubu

Sem papas na língua, o ex-deputado federal Roberto Jeferson afirma que uma perícia realizada pela Polícia Federal, comprovando que as urnas são fraudáveis e que houve fraude em eleições anteriores, está arquivada no STF, há muito tempo. Segundo ele, o movimento “Xô Urubu”, programado para setembro, visa fazer “uma limpa” no Supremo, para despolitizar a Corte. Independência ou Morte, é o slogan da manifestação. O bicho tá pegando.

Voto impresso

Se não houvesse voto impresso na eleição de 1994, Belivaldo Chagas não teria sido eleito deputado estadual. A confirmação da sua vitória só ocorreu porque houve recontagem dos votos das urnas de Tobias Barreto.

Um pra mim, um pra tu...

Na época, três candidatos a deputado estadual com base eleitoral em Tobias, combinaram, com ajuda de um serventuário da Justiça, dividir, entre eles, os votos em branco para o referido cargo. A maracutaia foi descoberta tempos depois, pelo desembargador Antônio Gois, então presidente do TRE.

Ainda resta esperança

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL, confirmou que o voto impresso será votado pelo Plenário, mesmo depois de rejeitado pela Comissão Especial. A previsão é que o mesmo entre na pauta da próxima terça-feira, 10/08. A brecha regimental acende a esperança daqueles que defendem a sua implantação.

Correios

O projeto de privatização dos Correios aprovado pela Câmara dos Deputados segue para o Senado, onde será apreciado. Nos últimos anos, a estatal acumulou um prejuízo de quase R$ 4 bilhões. Cartão postal, cartas de amor e telegramas são ferramentas que caíram em desuso, há muito tempo. A velocidade das redes sociais, praticamente, aposentou carteiros e estafetas por esse Brasil afora.

Não durma no ponto

Amanhã, 9/08, a SMTT vai interditar parte do Terminal Rodoviário do DIA e remanejará alguns Pontos de Parada de algumas linhas de ônibus. Também alguns vendedores ambulantes serão remanejados para a parte do Terminal que já está concluída. Os fiscais da SMTT estarão, logo cedo, orientando passageiros e vendedores sobre as modificações.

Sobre a BR-101

Qualquer crítica que se faça, neste momento, ao andamento das obras de duplicação da BR-101, setor norte (Maruim/Propriá), não soa bem aos ouvidos de nenhum chofer de caminhão. Quem transita por aquela via sabe, muito bem, que durante os 8 anos do presidente Lula, mais os 6 anos de Dilma e os 2 de Temer pouca coisa (ou quase nada) foi feito. Somente agora é que o trecho de Carmópolis/Propriá está, praticamente, duplicado.

Nestor Sampaio

Finalmente a SMTT de Aracaju colocou em prática o projeto de implantação de mão única nas ruas Nestor Sampaio e Abgail Ferreira/Nelson Hungria. A medida, acertadíssima e aprovada pelos moradores, trouxe ordenamento ao fluxo de veículos e proporcionou mais segurança para os pedestres. Qualquer opinião contrária é pura intriga da oposição. Literalmente!

Churrasquinho de Gato 

O Superior Tribunal de Justiça revogou a prisão temporária do entregador (?) Paulo Roberto da Silva Lima, o famoso Paulo Galo, acusado de ter incendiado a estátua do bandeirante paulista Borba Gato, em São Paulo. Na sua defesa, o Galo disse ter queimado o Gato por este ter sido um genocida e estuprador de mulheres.

Charada pronta

Airton Jacob Gonçalves Filho, advogado de Galo, defendeu Itamar Messias Silva dos Santos, um dos condenados pelo sequestro e assassinato do prefeito de Santo André-SP, Celso Daniel (PT). Esse caso foi considerado, por muitos, como queima de arquivo. Como sempre, “onde há fumaça, há fogo”. Como os dois crimes foram considerados politizados, por parte da população, pode não ser mera coincidência que o mesmo advogado atue em ambos os casos. Ces’t fini.

O colunista lhe deseja um bom domingo e um feliz Dia dos Pais.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp