Coluna RADAR por César Cabral - 15 de agosto de 2021

15/08/2021 07:24


Coluna RADAR por César Cabral - 15 de agosto de 2021

Calma, gente

Setembro já está batendo à porta e a Coluna volta a afirmar que quando ele vier não trará nenhuma novidade sobre o anúncio do candidato do bloco governista à sucessão de Belivaldo Chagas. Tudo o que está posto não passa de um balão de ensaio, tão natural na pré-temporada eleitoral. Belivaldo não tem nenhuma pressa para tomar essa decisão, até porque não quer antecipar o fim do seu governo. Vai cozinhar o galo até meados de março/abril, em fogo brando para não queimar ninguém.

Voto polêmico

Engana-se quem pensa que a polêmica sobre o voto impresso terminou. A sua votação na Câmara confirma, muito bem, que tal afirmativa procede. Apesar de a PEC 135/2019 não ter sido aprovada (precisava de 308 votos), o resultado final demonstrou que a maioria dos deputados foi favorável à sua implantação, uma vez que o placar final apresentou 229 a favor e 218 contra. Trocando em miúdos, o voto impresso somente não se tornou constitucional devido à necessidade dos 3/5 dos votos a favor, conforme reza o regimento da Casa.

Voto polêmico 2

Isto posto, há de se notar que a voz das ruas fez eco na chamada Casa do Povo, chegando a causar aquela sensação muito conhecida no futebol, a tal famosa “ganha, mas não leva”. Se no parlamento houve “empate técnico”, nas ruas o povo se manifestou de forma muito mais contundente, considerando-se que os movimentos pró foram mais frequentes do que aqueles contrários à medida. As discussões populares constantes sobre esse tema decorrem da mudança de comportamento do povo, hoje muito mais politizado e engajado nas questões nacionais. Isso é inegável.

Gol contra

Como sempre acontece nos anos que antecedem às eleições, a Câmara dos Deputados modificou a regra do pleito de 2022, trazendo de volta as manjadas coligações partidárias que, com isso, permite a manutenção dos chamados partidos de aluguel. Além de não aprovar o “distritão”, modelo que elegeria os candidatos mais votados, os parlamentares deram uma “marcha à ré” no tempo e frustraram a esperança daqueles que torciam pelo aprimoramento do sistema eleitoral brasileiro.

Gol contra 2

É impressionante como o parlamento brinca de trocar o regulamento eleitoral, a cada eleição. Lamentavelmente, não há registro neste país de que uma eleição foi igualmente regulamentada como a anterior. De dois em dois anos mudam alguma coisa. E o que é pior: só mudam pra pior. Sempre que você for a uma lotérica e encontrar uma caneta bic, já velha, mas ainda amarrada em um cordão (para não ser levada), pode acreditar que lá em cima, no Congresso, pouca coisa vai mudar. Pode anotar: em 2023 mudarão as regras para as eleições municipais do ano seguinte.

Mesmo Mané Luiz

Com a volta das coligações nas eleições do próximo ano, tudo volta a ser como antes, no surrado quartel de Abrantes. Os pequenos partidos estão muito valorizados, principalmente depois que a Câmara aprovou a criação da chamada Federação de Partidos. A medida permite que vários partidos criem uma federação que passará a atuar como um só partido. Tanto pra receber os votos como, também, o dinheiro da viúva. Nessa hora, vai ser uma briga, da peste!

O que é isso, doutor?

Está dando muito o que falar, a prisão do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, ocorrida na sexta-feira, 13, no Rio de Janeiro, por ordem exclusiva do ministro Alexandre de Moraes, o “Xandão”, como assim lhe chama o ex-deputado preso. Segundo alguns advogados, a medida fugiu às regras jurídicas, uma vez que a PGR se pronunciou contra a sua consumação, conforme nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria. O procurador-geral Augusto Aras foi claro em sua manifestação ao afirmar que Roberto Jefferson exerceu o direito sagrado de livre expressão, garantido a todos os cidadãos brasileiros.

Questão de ordem

Alguns advogados estão questionando se a OAB fora informada com antecedência da prisão, conforme rege a Carta Magna que dá ao profissional advogado algumas prerrogativas, como, por exemplo, somente ser preso em flagrante delito por crime inafiançável (que não foi o caso). Qualquer prisão de advogado somente pode ser feita mediante acompanhamento de representante da OAB, que terá a tarefa de analisar se todo o processo ocorre obedecendo os trâmites legais. O Instituto Nacional de Advocacia emitiu nota em defesa de Roberto Jefferson e considerou-o preso político, preso pela prática de crime de opinião (que não é crime).

Quem fostes tu

E o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) contestou, junto ao Jornal Nacional da Rede Globo, o pedido de impeachment que o presidente Jair Bolsonaro fará no senado, contra o ministro Alexandre de Moraes. Em abril de 2019, o senador havia dito que iria apresentar denúncia de crime de responsabilidade contra os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do STF. O que teria havido para o senador mudar de opinião, tão rapidamente?

Do contra

Enquanto as escolas particulares retornaram com as aulas presenciais, o SINTESE não quer nem ouvir falar nessa matéria. O sindicato continua insistindo na manutenção da greve e anuncia que somente suspenderá a ação mediante a completa imunização dos trabalhadores da educação, as escolas estiverem em condições sanitárias e pedagógicas (?) e a testagem em massa dos estudantes for realizada. Curiosamente, existem vários professores associados ao SINTESE que já estão dando aula presencial em escolas particulares, sem nenhum problema.

Prazo alongado

Alegando queda de receita, a prefeitura de Nossa Senhora das Dôres conseguiu, junto ao TCE, esticar o prazo para devolver os recursos do FUNDEB que foram mal aplicados pela dita cuja. Com a decisão, a devolução do montante ficou para o mês de janeiro do próximo ano.

Suco de maracujá

A empresa Cantina BB Ltda está questionando a DESO acerca do pregão eletrônico 19/2021 destinado para alocação de mão de obra. De acordo com o pessoal da Cantina, a DESO teria agido ilegalmente ao declarar como vencedora do tal pregão uma empresa proibida de participar de licitações. Tudo será esclarecido no decorrer desta semana.

Correndo campo

Pensando na sua reeleição, mas com um olho no governo e outro no senado, o deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE) tem visitado vários municípios. Um deles foi Itabaiana, onde foi recebido pelo prefeito Adailton Sousa (PL) com quem tratou de vários assuntos, como a construção do Centro de Equoterapia. O prefeito pediu que Laércio intermediasse um encontro com os ministros da Infraestrutura, do Turismo e do Desenvolvimento Regional. De uma tacada só, Adailton que visitar três ministérios para tentar levar melhorias para Itabaiana. 

Mão amiga

Adailton Souza (PL) defendeu, no início da semana, que Valmir de Francisquinho seja candidato a governador, no próximo ano. Acha que Valmir se credenciou para ocupar o mais importante cargo do estado pelo trabalho que realizou, como prefeito de Itabaiana. Além do mais, avalia Adailton, "o povo tem demonstrado um carinho enorme por Valmir. Prova disso são as pesquisas que apontam essa intenção do eleitorado, inclusive na capital, Aracaju". Amigo e correligionário, Adailton Souza já está dando aquela “mãozinha” tão necessária e oportuna. Amigo é para essas coisas, também.

Laranjeiras avança

O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto, o Juca, (MDB) está entusiasmado com o trabalho da equipe da secretaria municipal de saúde, que tem avançado bastante na vacinação da população local. Desde a última quarta-feira, 12, que pessoas acima dos 18 anos estão sendo vacinadas no Centro de Tradições. Também aqueles que precisam tomar a segunda dose estão sendo atendidos sem agendamento, pois o município tem estoque de vacinas suficiente para todos.

Morre Arthur Reis

A notícia triste da semana ficou por conta da morte do líder político lagartense, Arthur Reis, o lendário Arthur do Gavião. Prefeito de Lagarto e deputado estadual por quatro legislaturas, ele foi uma referência na política sergipana, sobretudo pelo seu jeito de ser. Carrancudo e sério em tudo que fazia, deixa o exemplo da correção, da palavra dada e da fidelidade com os seus correligionários. Teve 12 filhos, entre os quais Jerônimo Reis (prefeito de Lagarto, deputado estadual e deputado federal), da deputada estadual Gorete Reis e avô do deputado federal Fábio Reis e do ex-deputado federal Sérgio Reis. Seu corpo será sepultado neste domingo, 15/08, às 9h, em Lagarto.

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp