Coluna RADAR por César Cabral - 12 de setembro de 2021

12/09/2021 06:34


Coluna RADAR por César Cabral - 12 de setembro de 2021

Linhas e entrelinhas

A Câmara dos Deputados está votando o Projeto de Lei do novo Código Eleitoral (PL 112/21), cuja votação prossegue nesta semana que se inicia. A quarentena para juízes, membros do MP e demais categorias foi derrubada na última quinta-feira. Como de praxe, algumas situações dúbias foram aprovadas, como a contagem em dobro dos votos para índios, negros e mulheres e os casos de inelegibilidade de candidatos. Outras tantas variáveis aprovadas, e que estão por vir, somente abrirão as portas dos Tribunais para pendengas jurídicas que levarão ao “tapetão” os resultados das votações que representam a verdadeira vontade popular. Uma pena!

Laranjal mantido

A cota de 30%, no mínimo, para candidatas do sexo feminino foi mantida. Infelizmente, essa á a brecha institucionalizada para o surgimento de “laranjas” que emprestam os seus nomes somente para compor a chapa e repartir o bolo do Fundo Eleitoral. Qualquer criança sabe disso, quanto mais os deputados que aprovaram a manutenção dessa “cultura”, fingindo não ter nada com isso. Tenha calma, pois no decorrer da semana você ainda vai ver coisa. A votação não terminou, ainda.

Esperança está viva

A esperança para evitar esse tipo de coisa está no senado federal que terá que referendar esses puxadinhos no ano que antecede as eleições. Por lá já está a PEC que prevê a volta das coligações proporcionais. A expectativa da população é que a mesma não entre na pauta de votação ou, nesse caso, seja derrubada em plenário. O Brasil é um caso sério. É sério!

Pais & filhos

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) postou nas redes sociais uma foto tirada após um suculento almoço que reuniu duas gerações de pais e filhos, políticos de Sergipe. Na farta mesa estiveram Luiz Mitidieri/Fábio Mitidieri, Reinaldo Moura/André Moura e Ulices Andrade/Jeferson Andrade. Na cabeceira da mesa estava o governador Belivaldo Chagas. Mesmo sem saber qual foi o cardápio, teve nego que ficou com água na boca.

A gota d’água

A aparição do senador Rogério Carvalho (PT-SE) ao lado do ex-senador Antônio Carlos Valadares e do ex-deputado Valadares Filho em ato realizado em Simão Dias, com a presença do prefeito Cristiano Viana, todos do PSB de Vavá, provocou a antecipação da exoneração do presidente do IPES, Christian Oliveira, indicado pelo senador Rogério. O governador Belivaldo Chagas não engoliu esse “rasga seda” na sua terra natal, feito pelos seus atuais ferrenhos adversários e, ato contínuo, anunciou a exoneração de mais um dirigente cotista do PT. O Decreto simboliza o rompimento, de vez, do PSD com o PT, em Sergipe.

Com fusão

A anunciada fusão dos partidos DEM e PSL, marcada para o dia 21 de setembro, está prometendo mais espinhos do que flores, no início da primavera. É que muitos democratas não estão assimilando bem essa ideia. Em várias regiões a coisa não está tão coesa, como se pensa. Em Sergipe, José Carlos Machado disse não saber como e por quem serão administrados os Fundos Partidário e Eleitoral. Também sequer foi ouvido sobre essa fusão. Já a pré-candidata Georlize Teles, um dos quadros relevantes do atual DEM, está reticente com essa união, principalmente pelo simbolismo que o partido tem com o ex-governador João Alves Filho. É esperar para ver no que vai dar.

Rega bofe sanfranciscano

O irrequieto Jackson Barreto passou boa parte da última sexta-feira, em Propriá. Pelo dia, manteve contatos com lideranças do Baixo São Francisco e esteve reunido com vereadores. À noite, jantou na casa de Renato Brandão, seu anfitrião e aliado de primeira hora. Renatinho ainda não decidiu se será ou não candidato a deputado estadual no próximo ano.

Processo em curso

O juiz da Comarca de Propriá, Dr. Geilton Costa Cardoso da Silva, marcou para o dia 27 de setembro uma audiência para ouvir um casal que foi candidato a vereador, no ano passado. O caso é inusitado, pois o marido foi candidato pelo PDT e a esposa pelo MDB. Ambos tiveram votações pífias e a mulher afirmou, para pessoas próximas, que não sabia que era candidata, razão pela qual teve apenas oito votos. Um aroma muito forte de flor de laranja está no ar, pois há quem afirme ter ouvido da candidata que a mesma sequer votou nela. Tedesconjuro!

Esquenta e esfria

Até dezembro, o tráfego na BR-101, nas proximidades de Propriá, será feito em meia pista. A medida visa facilitar o acesso de caminhões e caçambas que estão levando material para o encabeçamento da ponte no lado alagoano. A obra está acelerada e a previsão é que seja concluída no início do próximo ano. Enquanto isso, a empresa que está fazendo o trevo no acesso para Neópolis trabalhou duas semanas e deu no pé. Abandonou o serviço, bem nas barbas do Posto da Polícia Rodoviária Federal.

Fardas novas

O secretário estadual da Educação, Josué Modesto dos Passos, fez uma consulta ao TCE e recebeu sinal verde para utilizar recursos do salário educação para a compra de uniformes escolares para alunos da educação básica da rede pública. A resposta positiva ocorreu em conformidade com a Constituição Federal e é uma boa alternativa nesse tempo de crise. A matéria teve como relator o conselheiro e corregedor do TCE, Carlos Pinna.

Vai para o Conselho

A propriaense Jane do Nascimento Moreira de Oliveira tomará posse, na qualidade de Representante da Presidência da República, como membro titular do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Sergipe. A solenidade de posse da acadêmica está marcada para a próxima terça-feira, 14 de setembro, às 9h, por vídeoconferência.

Gestão Ambiental

O município de Itabaiana vem investindo bastante na questão ambiental, com resultados bastante positivos. Como parte desse propósito, de 14 a 16 de setembro a prefeitura promoverá a realização do treinamento “Capacitação de Gestão Ambiental Intermunicipal”. Sem dúvida, mais um ponto positivo para a gestão do prefeito Adailton Martins (PL).

Bem na fita

O prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano (PT), está vibrando com o resultado da pesquisa do Instituto Padrão que aponta a aprovação da sua administração por 81,1% da população. Já o vice-prefeito Pank não esconde a sua alegria, pois é apontado como peça importante desse saldo positivo dos primeiros meses da administração canideense. 

Novo Mangaba

A cidade de Propriá ganhará nos próximos dias um moderno bar e restaurante às margens do Velho Chico. Trata-se do empreendimento “Espetinho Aju”, pertencente ao empresário Jefferson Dantas, que faz questão de adicionar o slogan “O eterno Mangaba”, em homenagem ao ponto que ainda é uma referência nacional. O projeto arquitetônico, moderno e aconchegante, é dotado de um píer para embarque e desembarque de turistas. A inauguração está prevista para o dia 30 de setembro.

Pensando bem

A turma do “quanto pior, melhor”, que torce contra Jair Bolsonaro, ficou mais perdida do que cachorro em dia de mudança, após a declaração feita por ele na semana passada. O “after day” colocou (quase) tudo no seu devido lugar. De leve!

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp