Coluna RADAR por César Cabral - 26 de setembro de 2021

26/09/2021 06:02


Coluna RADAR por César Cabral - 26 de setembro de 2021

Briga de ponta de rua

Vossa Excelência é um ladrão! E Vossa Excelência é um vagabundo, um picareta! A CPI do Covidão chegou a esse nível durante um bate-boca entre os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jorginho Mello (PL-SC), na última quinta-feira 23/09. A falta de compostura de alguns dos seus integrantes, os quais, por estarem na condição de acusados e/ou suspeitos de desviarem recursos da saúde, respondendo processos em instâncias judiciais, jamais poderiam estar do outro lado do balcão, inquirindo alguém. Só por isso e, também, por isso, de fato, é uma CPI desmoralizada! Credibilidade zero.

Novidades no ar

Clovis Silveira, presidente estadual do Avante, será candidato a deputado federal e garante que nos próximos dias teremos novidades bastante interessantes. Cauteloso, não quis revelar nem dar pistas do que vem por aí. Sabido como é, deve estar de olho no “pulo do gato” em decorrência das mudanças na regra das eleições de 2022.

Preparem-se

Pelo que já está posto, no ano que vem, um partido somente participará da disputa pelas “sobras” se obtiver 80% dos votos necessários para atingir o coeficiente eleitoral. Sendo assim, se para eleger um deputado federal forem necessários cerca de 140 mil votos, o partido só participará dos cálculos das sobras se obtiver, aproximadamente, 113 mil votos. Dessa forma, partidos que tenham apenas um candidato forte dificilmente elegerão um deputado federal.

Preparem-se 2

A mesma regra valerá para os deputados estaduais. Com o fim das coligações e da proporcionalidade, caberá aos partidos se organizarem melhor e formar quadros competitivos capazes de possibilitar êxito eleitoral. Vale lembrar que somente poderão participar da distribuição das vagas oriundas das sobras, os candidatos (deputados e vereadores) que obtiverem pelo menos 20% do coeficiente eleitoral.

Preto no branco

É bom os dirigentes partidários ficarem de olho na cor e no sexo dos seus candidatos. A partir da próxima eleição, os votos dados a candidatos negros e mulheres serão contados em dobro para efeito da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral de 2022 a 2030. Essa contagem em dobro será feita somente uma vez, mesmo se tratando de candidata mulher e negra.

Nova Lei

Tudo isso está na Emenda Constitucional 111 que será promulgada pelas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, na próxima terça-feira, 28/09, marcada para as 15h e 30min. Dentre outros pontos, a Emenda muda as datas das posses do presidente da República, que passa a ser no dia 5 de janeiro, e dos governadores e prefeitos que passará a ser no dia 6 de janeiro.

Fique de olho

Já diplomada, a deputada estadual Gracinha Garcez (PSD) tomará posse, segunda-feira, 27/09, na Assembleia Legislativa, com uma pulga atrás da orelha. Isto porque, o PODEMOS, partido ao qual ela estava filiada quando disputou a eleição de 2018, quer a vaga deixada pela deputada Diná Almeida, alegando que a mesma é do partido e não da candidata. Portanto, a pulga que está no cangote de Gracinha atende pelo nome de Carlão Vigilante, primeiro suplente da coligação formada à época.

Disritmia casual

A cassação do mandato da deputada estadual Diná Almeida alterou, sobremaneira, a pressão e os batimentos cardíacos de vários aliados do governador Belivaldo Chagas (PSD), pelo fato de que o ministro do TSE, relator do processo de Diná, é o carrancudo Sérgio Silveira Banhos, o mesmo que deverá relatar, nos próximos dias, o processo que trata da cassação da chapa Belivaldo/Eliane Aquino, já cassada pelo TRE-SE. Como quem morre de véspera é peru, o melhor mesmo é tomar uma dose de lexotan e aguardar o passar dos dias.

Greve ilegal

O Tribunal de Justiça de Sergipe decretou, no final da tarde da última sexta-feira 24/09, a ilegalidade da greve dos servidores da saúde de Maruim, iniciada desde o dia 11. A decisão foi fundamentada no abuso do direito de greve uma vez que os servidores são obrigados a garantir, durante a paralização, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades essenciais da comunidade. Caso não voltem, imediatamente, ao trabalho, o sindicato pagará multa diária de R$ 20 mil.

Dinheiro na conta

A prefeitura vai pagar os salários dos servidores referentes ao mês de setembro, de forma antecipada, nesta segunda-feira, 27/09. Receberão nessa data, “todo bichinho de cor”, sejam ativos e inativos, da administração direta e indireta. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) que, pretenso candidato a governador, está tocando zabumba e batendo tambor. Daqui pra frente, é só pau na moleira!

Dança da chuva

Integrantes da Frente Socioambiental Sergipana (você conhece?) promoveu um ato no centro comercial de Aracaju, na última sexta-feira, 24/09, para protestar contra a degradação do planeta, alertando a população e chamando a atenção das autoridades para o problema. Com apenas cinco pessoas portando cartazes e uma erguendo um estandarte, o pequeno grupo ainda teve ar nos pulmões para gritar “fora Bolsonaro”. Concretamente, de fato, o clima era só esse.

Novo secretário

Será nesta segunda-feira, 27/09, a posse do advogado Jorge Fraga como secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, cujo ato acontecerá às 11 horas, na sede da prefeitura de Aracaju. A indicação é do deputado federal Gustinho Ribeiro (SD-SE) e sela o apoio do grupo Bole-bole, de Lagarto, à possível candidatura do prefeito Edvaldo Nogueira ao Governo do Estado.

Quase lá

Antes de sacramentar o nome de Jorge Fraga para a secretaria do Turismo, o deputado Gustinho Ribeiro (SD-SE) tinha a intenção de indicar um vereador da base aliada do prefeito para que, dessa forma, abrisse vaga para que o suplente Seu Marcos assumisse uma cadeira na Câmara de Vereadores de Aracaju. Entretanto, por enquanto, fica tudo como está, no parlamento municipal. Por enquanto.

Cabras de peia

Indiscutivelmente, ainda tem muita gente inescrupulosa que só pensa em levar vantagem, por menor que seja. As canetas das lotéricas e bancos ficam amarradas nos balcões e guichês para não serem levadas pelos “clientes”. As cancelas do estacionamento do shopping Jardins estão abrindo intercaladamente para evitar que certos “granfinos” saiam com o carro colado na traseira do que vai à sua frente, apenas para não pagar pelo uso do estacionamento. Infelizmente, esse é o retrato do nosso Brasil. Saravá, meu pai!

Cosme e Damião

Os dois santos da Igreja Católica têm comemoração em dose dupla. Nesta segunda, 26/09, a celebração é organizada pelos católicos, com Missas e atos litúrgicos durante todo o dia. Na terça-feira, 27 de setembro, a festança é por conta do candomblé e da umbanda que reverenciam os gêmeos protetores das crianças com farta distribuição de balas, doces e caruru. Dependendo da crença, o sujeito pode rezar e comungar ou se deleitar com as iguarias servidas nos Terreiros, ao som dos tambores e atabaques.  Ogunhê, odayá ou simplesmente Amém!

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp