Coluna RADAR por César Cabral - 24 de outubro de 2021

24/10/2021 06:54


Coluna RADAR por César Cabral - 24 de outubro de 2021

Cartas na mesa

O jogo da sucessão estadual prossegue nesta fase embrionária, onde as cartas são postas na mesa para que os jogadores interessados façam as suas apostas. Edvaldo Nogueira foi dar um passeio em Dubai e abriu as portas da prefeitura de Aracaju para a vice, Katarina Feitosa, sentir o gostinho do poder. Enquanto isso, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), afirmou, em entrevista, que caso o conselheiro Ulices Andrade seja candidato a governador, terá o seu total apoio. Sem dizer que é, mas tendo tudo para ser, Ulices vai aos poucos agregando importantes apoios em torno do seu nome. Além de homem de palavra, o conselheiro pode vir a ser o nome de consenso, dentro do bloco governista.

Ensaio geral

De olho numa possível candidatura a governador, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), tirou licença e partiu para Dubai. Antes de embarcar, deixou claro que só abre se o candidato for Ulices Andrdade. Desde a última quinta-feira, 21/10, que a vice-prefeita, Katarina Feitoza (PSD), aliadíssima do governador Belivaldo Chagas, está prefeita da capital. Edvaldo sabe que o cargo de prefeita é a moeda de troca, fortíssima, que ele tem no bolso, pois se renunciar para ser candidato passará o comando da prefeitura, praticamente, para Belivaldo. Na teoria, o balão de ensaio está no ar...

Descontente

Essa história do descontentamento do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) pela possibilidade de não ser o candidato da base governista é antiga, não é de agora. A verdade é que Fábio tem motivos de sobra tanto para sair do bloco como para continuar dentro do bolo. Caso ocorra uma vitória de Rogério Carvalho (PT-SE) a governador, quem assumirá (por 4 anos) o senado é o seu suplente, Jorge Mitidieri, tio de Fábio. Caso Fábio apoie Rogério e seja eleito senador pela oposição, os Mitidieri terão uma bancada no senado.

Descontente 2

Todavia, descontentamentos por conta de arrumações de candidaturas majoritárias são frequentes e quase todos superados. Sendo Ulices Andrade o escolhido, certamente que ele saberá contornar a situação e acomodar os Mitidieri dentro do espaçoso balaio governamental. As opções são várias e algumas, até, provocam um certo brilho no olhar do jovem deputado federal que soube, como poucos, se manter vivo nessa corrida que começou bem lá atrás. Como se diz lá em Propriá, “com papo e com jeito, se ajeita qualquer sujeito”.

Muita calma nessa hora

A demora de Belivaldo Chagas em definir o nome de quem será o candidato da base, de certa forma, está deixando FM impaciente, pois ele esperava que tal definição ocorresse ainda este ano. Mas, pelo jeitão de Belivaldo, os avexados podem tirar o cavalinho da chuva, pois isso somente ocorrerá no ano que vem, conforme a Coluna previu anteriormente. Para acalmar os ânimos, recentemente, Fábio Mitidieri tomou um suculento café matinal com uma autoridade peça-chave desse processo. No cardápio, suco de laranja e camarão do Baixo São Francisco.

Dito por não dito

O ex-senador Antônio Carlos Valadares apressou-se em desmentir o boato de que o PSB iria apoiar Valdevan Noventa para o senado, Gustinho Ribeiro para deputado federal e Rogério Carvalho para governador. Da trinca, segundo Vavá, só escapa o senador Rogério Carvalho (PT-SE) que terá o apoio do PSB local. Aproveitando o embalo, ele confirmou que Valadares Filho será candidato a deputado federal.

Narcolumbre

A prisão do ex-deputado estadual do Amapá, Isac Alcolumbre, pela Polícia Federal, pode ser apenas a ponta de um iceberg recheado de drogas, aviões, aeródromo, galpões e muito dinheiro sujo. O Isac tem a esposa lotada no gabinete do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), de quem é primo carnal. Se, realmente, forem “carne e unha”, podem até estar juntos nesse possível envolvimento com o tráfico internacional de drogas. As investigações que foram iniciadas na gestão do então ministro da Justiça, André Mendonça, colocarão tudo em pratos limpos. Seria esse um dos motivos para o senador Davi travar a sabatina de Mendonça, indicado para compor o STF?

Entrou pelo cano

O ex-presidente da DESO, Max Montalvão, teve as contas da sua administração referentes ao ano de 2011 consideradas irregulares, pelo TCE. Despesas com publicidade não comprovadas, transferências para entidades sem contrato e problemas com suprimentos de fundo causaram ao petista uma multa de R$ 10 mil.

Malandro atrapalhado

Tentando justificar a abertura de créditos adicionais, o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, anexou à sua prestação de contas três versões da mesma Lei Municipal. A documentação falsa já foi remetida ao Ministério Público Estadual e à Polícia Civil, por solicitação do DEOTAP.

De mal a pior

Infelizmente, assim tem sido as gestões da prefeitura de Propriá. O prefeito Valberto Oliveira (MDB), que convive com o fantasma de uma possível cassação por compra de votos, enfrenta o pesadelo de uma administração tumultuada, sem objetividade e cheia de pepinos pra resolver. Salários atrasados, corte de energia de logradouros públicos, fornecedores sem receber, coleta de lixo ameaçada por falta de pagamento e por aí vai. Só de caixão de defunto, a prefeitura deve cerca de R$ 90 mil.

O caso é sério

Como se tudo isso não bastasse, vários secretários municipais estão insatisfeitos com o modelo administrativo de Valberto Oliveira, que deu poderes em demasia ao filho Luan Oliveira, secretario municipal de Governo. Por conta disso, três importantes secretários entregaram os respectivos cargos. Mara Rúbia Melo, da saúde, arrumou as gavetas e saiu, definitivamente. Comenta-se que Renato Brandão está tentando emplacar, no seu lugar, o primo Murilo Dentista. Que Bom Jesus proteja a cidade ribeirinha!

Em Alagoas eles estão “assim”

O governador de Alagoas, Renan Filho e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, emendaram os bigodes, amistosamente, visando as eleições do próximo ano. Renan será candidato ao senado e terá que deixar o Governo em abril. O vice, Luciano Barbosa, é prefeito de Arapiraca e não vai querer largar a prefeitura. O que se sabe é que a Assembleia elegerá Paulo Dantas para um governo tampão, tendo como vice Jô Pereira. Juntos, completarão o mandato e irão à reeleição, com apoio de Renan e Lira.

Cabeça branca

O deputado estadual Zezinho Guimarães está sendo alvo de uma “homenagem” musical, nas redes sociais, por ter retirado a assinatura do pedido de instalação da CPI da Covid, na Assembleia Legislativa. A versão do hit “cabeça branca” tá fazendo um tremendo sucesso. O arrocha aperta o deputado, sem abraçá-lo.

Mudanças no TCE

A posse do conselheiro Luis Alberto Meneses, nomeado na última quinta-feira, 21/10, pelo governador Belivaldo Chagas, em ato realizado na sede do TCE, deverá ocorrer no próximo dia 4/11. A vaga de procurador-geral do Ministério Público de Contas, aberta com a saída de Luis Alberto, será ocupada por João Augusto Bandeira de Melo, Eduardo Côrtes ou Sérgio Monte Alegre. Já a eleição para a Mesa Diretora do TCE, ao que tudo indica, ocorrerá no dia 25 de novembro.

Prestígio

A ida do governador Belivaldo Chagas ao TCE para, in loco, assinar o Decreto de nomeação do conselheiro Luis Alberto Meneses, foi visto como um gesto de reconhecimento ao trabalho do Ministério Público de Contas, órgão de origem do novo conselheiro. Por outro lado, não deixou de ser, também, uma forma de prestigiar o atual presidente, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, seu amigo de “priscas eras”. 

Viva Sergipe

Hoje, 24 de outubro, é comemorado o “Dia da Sergipanidade”. A nossa homenagem aos conterrâneos que se orgulham desta terra, cultuam as suas riquezas e valorizam os seus artistas, a sua arte e a sua cultura. Viva Sergipe! Viva a nossa sergipanidade!

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp