Coluna RADAR por César Cabral - 21 de novembro de 2021

21/11/2021 07:24


Coluna RADAR por César Cabral - 21 de novembro de 2021

Nova diretora

A ex-prefeita de Malhador, Elayne de Araújo, é a nova diretora de Infraestrutura da COHIDRO, setor responsável pela perfuração de poços, cisternas e barragens. Gestora experiente, Elayne de Dedé assumiu o cargo com bastante disposição para ajudar os agricultores sergipanos na disponibilização de água para consumo humano e irrigação. A sua posse foi prestigiada pelo secretário da Agricultura, Zeca da Silva, e ambos pertencem à cota do ex-deputado federal André Moura.

Lambe-lambe

A jornalista Cândida Oliveira lançará na próxima sexta-feira, 26, o livro “Lentes, Memórias e Histórias: os fotógrafos lambe-lambes em Aracaju (1950-1990), que retrata essa atividade que, por longos anos, foi exercida por profissionais instalados na Praça General Valadão e depois na Avenida Coelho e Campos, próximo ao Mercado. Durante décadas, o serviço era prestado para quem precisava de uma foto 3x4, instantaneamente, para anexar a documentos pessoais. Dificilmente, quem viveu naquela época não sentou num banquinho e posou para as lentes, em praça pública. O lançamento do livro será às 17h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

Bala com Bala

O vereador de Boquim, Nivaldo da Bala (PSD), afirmou que o prefeito Eraldo de Cabeça Dantas (PP) não tem a mínima aptidão para administrar o município. Segundo o parlamentar, a prefeitura gasta, mensalmente, R$ 48 mil com um contrato com uma empresa de software, o que totaliza uma despesa anual de R$ 576 mil. Nivaldo assegura que existem empresas prestando o mesmo serviço a outras prefeituras por um valor bem menor. Enquanto isso, três mercados estão com portas deterioradas, o que permite entrada de animais e pessoas desocupadas durante a noite e fins de semana.

Meio pau

No dia 19 de novembro, data consagrada à nossa Bandeira, um dos símbolos da pátria, a grande mídia pouco falou sobre a efeméride. Preferiu se debruçar sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, abordando temas ligados ao racismo no Brasil. Vivemos num país que não é racista, até porque somos um dos mais miscigenados do mundo. Somos um povo descendente de índios, africanos, europeus e asiáticos. Portanto, o nosso DNA contém todas as raças num só corpo. Os casos isolados são recriminados e não têm guarida, de ninguém.

Nem tanto assim

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares, órgão responsável pela promoção e preservação de manifestações culturais negras, criticou e ironizou o Dia da Consciência Negra, em postagens em seu perfil no Twitter neste sábado (20). Camargo escreveu que o "povo brasileiro precisa acordar para a natureza intrinsecamente racista do Dia da Consciência Negra".  Ele afirmou que a data foi apropriada pela "esquerda para propagar vitimismo e ressentimento racial" e que, em sua gestão, a Fundação não daria "suporte algum" ao Dia da Consciência Negra e que passaria a valorizar o dia 13 de maio destacando "o papel da Princesa Isabel na libertação dos negros.

De Estância para o mundo

O estanciano Raimundo Souza Dantas, nascido em 11 de janeiro de 1923, foi o primeiro embaixador negro brasileiro, nomeado em 1961, por Jânio Quadros. Segundo o Jornal “A Tribuna Cultural”, participou de várias missões e foi condecorado com diversas honrarias como a Medalha do Pacificador, Oficial da Ordem do Senegal, Medalha Silvio Romero e Medalha Santos Dumont. Filho de uma lavadeira e de um pintor de paredes, Souza Dantas faleceu no dia 8 de março de 2002, aos 79 anos, no Rio de Janeiro.

O pau tá comendo

A disputa para representar o PSDB como candidato à presidência da república termina neste domingo, 21, com os tucanos se bicando pra valer. Os governadores João Dória, de São Paulo, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul e Arthur Virgílio, prefeito de Manaus disputam “pau a pau” a preferência dos convencionais. O embate mais acirrado está entre Dória e Eduardo Leite, que se acusam mutuamente, de filiar prefeitos dos seus estados fora do prazo legal para votarem nesta consulta. Entre os dois, o clima é de muita tensão e agressões verbais. O “calça apertada” está uma “pilha”. É pau pra todo lado! Os nervos estão à flor da pele. Céus!!!

Novo diretório

Na última sexta-feira, 19, a delegada Danielle Garcia, acompanhada de Adriana Leite, esteve em Japaratuba para prestigiar a posse do novo diretório municipal do PODEMOS. O partido se organiza para as eleições do próximo ano e anunciou, em seus quadros, lideranças de Japaratuba e do povoado São José.

A PETROBRÁS respira

A dívida da PETROBRÁS que parecia impagável em 2014, caiu de U$ 1,7 bilhão por trimestre para U$ 669 milhões, no terceiro trimestre deste ano. A empresa também apresentou redução significativa da dívida comparando-se os últimos nove meses com igual período do ano passado. Tal redução é uma expressiva demonstração do processo de reequilíbrio financeiro atingido pela gigante do petróleo brasileiro. Em outras palavras, se não roubar, dá!

El voto

Neste domingo, 21, os chilenos vão às urnas para escolher um novo presidente, senadores, deputados e conselheiros regionais. São mais de 4.400 candidatos para 485 cargos eletivos. Enquanto isso, em Cuba não há perspectiva de eleições e o povo que vai às ruas reivindicar a democracia é recebido pela polícia dos Castro, que estão no poder há cerca de 60 anos. Genocidas (Fidel e Raul) e seus seguidores já mataram mais, na Ilha, do que a Covid-19. E por aqui, ninguém fala nada.

Batendo pernas

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), candidato a governador, continua visitando os municípios sergipanos e conversando com lideranças locais. Recentemente, esteve em Itabaianinha visitando o Polo Têxtil daquele município. Na companhia do prefeito Danilo de Joaldo da Laranja (DEM) conversou com vários donos de fábricas e ouviu deles as principais reivindicações. Rogério disse que sabe, exatamente, como fazer do setor de confecções um instrumento para produzir o desenvolvimento econômico de Sergipe. Bom de papo, o senador vai tecendo a sua campanha, comendo pelas beiradas.

Trânsito livre

A SMTT de Aracaju acertou em cheio, ao implantar a mão única na avenida Padre Nestor Sampaio, no bairro Luzia. O trânsito está fluindo normalmente, com uma rapidez nunca visto antes. Medidas assim são imprescindíveis para facilitar a mobilidade urbana. Nota 10 pela iniciativa.

Feira de Imóveis

A sexta edição do mais importante evento do mercado imobiliário do Estado, a Feira de Imóveis Ademi/SE, acontecerá entre os dias 25 e 28 de novembro, de quinta a domingo, no Centro de Convenções de Sergipe (CCS). Na Feira, promovida pela Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe, os visitantes terão disponíveis para compra mais de 3 mil imóveis residenciais. O evento volta a ser realizado no Centro de Convenções de Sergipe, após um longo período de reformas. O espaço apresenta-se totalmente repaginado e está muito mais moderno e confortável. Inclusive, foram implantadas 130 novas vagas para veículos, totalizando 196, o que proporciona mais comodidade para os visitantes.

Covid em baixa

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, neste sábado (20), foram registrados apenas 10 novos casos da doença e somente um óbito, nas últimas 24 horas. O óbito confirmado é um homem, 74 anos, de Lagarto, com doença cardiovascular crônica. Apenas 18 pacientes estão internados em UTIs e enfermarias, sendo 14 na rede pública e 4 na rede privada.

Violência

Marginais assaltaram sábado (20/11) uma ambulância que transportava um paciente na zona rural de Divina Pastora. Ao acenarem para o veículo parar, os meliantes conseguiram levar os aparelhos celulares do motorista e do paciente. Por enquanto, a polícia não tem pista dos assaltantes. Quanto ao paciente, está bem, mas, incomunicável. Sem celular.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp