Coluna RADAR por César Cabral - 19 de dezembro de 2021

19/12/2021 07:01


Coluna RADAR por César Cabral - 19 de dezembro de 2021

André, o Terrivelmente evangélico

“Terrivelmente evangélico, André Mendonça chega ao STF com culto de posse e Bolsonaro testado para Covid-19”. Com esta manchete, o jornal de circulação nacional “O Globo” abriu a matéria sobre a posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Supreendentemente, em momento algum o jornal cita o “banho maria” que André foi submetido e humilhado, por puro capricho do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Entretanto, a sua condição de evangélico deu o tom irônico da matéria. Infelizmente, neste país, ser honesto é uma raridade e ser cristão, então, meu Deus, é quase uma barbaridade. Terrível, essa “grande mídia”.

Irmãos metralha

Os irmãos Cid e Ciro Gomes estão mais para circenses do que mesmo cearenses. Ambos se notabilizam pelos arrotos e impropérios que dirigem aos seus desafetos de momento. Tempos atrás, o Ciro chamou o ex-aliado Lula de ladrão, com letras garrafais. Certa feita, o Cid tentou passar o trator em cima de uns manifestantes, em via pública. Agora, a dupla barulhenta quer atribuir ao presidente Bolsonaro a visita da Polícia Federal em seus domicílios, quando, na verdade, essa investigação ocorre desde 2017. Eles sabem disso e daquilo que estão sendo investigados. Malandro é malandro e Mané é mané!

Geraldo Alckimico

Está circulando pelas redes sociais um vídeo em que o (ainda) tucano Geraldo Alckmin coloca os cachorros em cima do Lula, acusando-o de ter quebrado o país. Para ele, o molusco querer retornar à presidência da república é tentar voltar à cena do crime. Geraldo diz que o “nove dedos” será condenado nas urnas pela maior recessão da história, pelos 15 milhões de empregos perdidos e pela roubalheira na Petrobrás. Qual será o discurso de Alckmin, caso seja mesmo candidato a vice-presidente ao lado de Lula? É por essas e outras que a classe politica está cada vez mais desmoralizada e desacreditada. Cruz credo!

Fora da Lei

Ao suspender a decisão de Desembargador do TJ-RJ que concedia liminar para “impedir a execução imediata da condenação proferida pelo Tribunal do Júri, referente aos acusados das mortes na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, o presidente do STF, Luiz Fux, suprimiu instâncias e decidiu à margem da Lei”. O site canalcienciascriminais.com.br ao publicar o texto entre aspas, lamenta que o presidente do STF seja responsável por criar um ambiente de ameaça à segurança jurídica, à presunção da inocência e ao devido processo legal. É mole?

Porteira semi-aberta

Ao revogar um mandado de prisão contra o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, a 1ª Turma do TRF-2 deixou a porta da cadeia entreaberta para o mesmo escapulir, a qualquer momento. Depois que tantos meliantes foram postos em liberdade, não faz sentido manter presa uma pessoa condenada a cumprir mais de 300 anos de xilindró. Uma incoerência absurda porque extrapola a pena máxima permitida no Brasil. Nem mesmo uma tartaruga viveria tanto tempo, para cumprir tamanha pena. Sem dúvida, quando estiver solto, Cabral voltará a fazer o que mais gosta: roubar, como ele mesmo confessou. Cabral, oh! Cabral...

Bate o sino

A reunião do governador Belivaldo Chagas (PSD) com os prováveis candidatos da base governista realizada na última segunda-feira, dia de Santa Luzia (13/12), terminou do jeitinho que começou. Zero a zero no placar. Nada resolvido e outra reunião foi marcada para o mês de janeiro para tratar do mesmo assunto e, provavelmente, chegará à mesma conclusão: nada feito! Belivaldo vai empurrar a decisão com a barriga até meados de abril. Não adianta ninguém bater tambor pois o martelo somente será batido no mês de Tiradentes.

Transparente, nem tanto

O Tribunal de Contas divulgou o resultado da avaliação dos Portais de Transparência da administração direta e indireta do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju. As notas variam de 0 a 9,8, de acordo com as informações constantes nos portais. As Fundações RENASCER e FUNDAT estão abaixo da crítica e tiraram zero. A lista completa está no site do TCE.

Troca-troca

Com a proximidade das eleições e o fim das coligações proporcionais, muitos políticos vão trocar de partido para tentar sobreviver, de acordo com as novas regras. O deputado federal Gustinho Ribeiro (SD-SE), por exemplo, está de malas prontas, mesmo tendo negado que irá para o União Brasil. Segundo o experiente Clovis Silveira, todo mundo está fazendo contas e a tendência é que, quando a janela se abrir, haverá significativa mudança de CEP eleitoral.

Sou e não sou

O vereador de Aracaju Fábio Meireles votou contra o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que permite aos vereadores indicar Emendas Impositivas ao Orçamento da prefeitura. Ao comentar o voto, Meireles disse que não é contra a Emenda e sim, contra a forma como a coisa está sendo tratada. Ou seja, na sua opinião, falta diálogo com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). O prefeito, que para muitos não prestigia os aliados, precisa mudar essa fama, o quanto antes, se quiser tocar o zabumba mais alto.

Rebeldia

A falta de unidade da bancada do prefeito Edvaldo Nogueira na Câmara Municipal de Aracaju, ficou cristalizada pela forma como ocorreu a votação do Orçamento do Município para 2022. A insatisfação de vários vereadores com o tratamento que vêm recebendo do prefeito Edvaldo, resultou na aprovação de várias Emendas de acordo com a vontade de cada um, independentemente do interesse do alcaide. Desse jeito, o projeto de Edvaldo Nogueira de disputar o Governo, em 2022, parece que foi parar no Beleléu, que fica logo após a famosa Baixa da Égua.

Luz, mais luz!

Enquanto isso, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), continua inaugurando obras e iluminando o caminho do ex, Valmir de Francisquinho, candidatíssimo no próximo ano. Nesta segunda-feira, 20/12, a Prefeitura de Itabaiana inaugura a revitalização do canteiro central da Avenida João Teixeira, bem como a pavimentação asfáltica e iluminação de LED das avenidas Manoel Francisco Teles e Engenheiro Carlos Reis, às 18h e 30min. Ato contínuo, inaugura o Centro Municipal de Fisioterapia Geraldo Teles, localizado na avenida Manoel Antônio dos Santos, 854.

Socorro normaliza coleta de lixo

Após dias com a coleta de lixo interrompida, em virtude da suspensão das licenças ambientais de algumas empresas e, consequentemente, do fechamento dos aterros sanitários, o sistema de coleta em Nossa Senhora do Socorro começou a ser normalizado neste sábado, 18/12. Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Paiva, o município negociou com a única empresa que tem licença de operação de aterro sanitário e, dessa forma, conseguiu equacionar o problema. A situação da suspensão da coleta foi tratada como prioridade pelo prefeito Padre Inaldo, por considerar que se trata de uma questão de saúde pública.

Necas de pitibiribas

Até a presente data (19/12), os servidores terceirizados que prestam serviços à Prefeitura de Propriá ainda não receberam o salário correspondente ao mês de novembro. Como amanhã (20/12) é a data-limite para o pagamento do décimo terceiro salário, a bolsa de apostas está fervilhando na cidade ribeirinha. Pouca gente acredita que a prefeitura cumpra o prazo estipulado por Lei. Quer apostar?

Firme que nem maxixe

Orlando Melo, presidente do Diretório Municipal do PSD de Propriá confirma que será candidato a deputado estadual. O cadeirante, por causa de um acidente automobilístico, já ocupa as cadeiras de presidente do E.C. Propriá e do 12 Tenis Clube. Acredita que o ex-senador Antônio Carlos Valadares, também candidato a deputado estadual, será um grande puxador de votos e ajudará o partido a eleger dois ou três candidatos. Orlando está de olho em uma cadeira na Alese.

Band passa a perna na Globo

A Band novamente dá um chapéu na Globo e vai exibir, sozinha, o Campeonato Mundial de Clubes, que será realizado pela Fifa em fevereiro de 2022. A emissora do Morumbi, fechou os direitos de transmissão ontem, sábado (18/12), e vai exibir o torneio com exclusividade. A Globo, que já mostrou a disputa nos últimos anos, ficará de fora. O evento vai acontecer entre os dias 3 e 12 de fevereiro de 2022, nos Emirados Árabes Unidos. Os direitos valem para TV aberta e TV por assinatura. A Globo vem amargando sucessivos reveses e tem perdido o direito de transmitir competições como Libertadores da América, Copa do Mundo, Fórmula 1 e vários campeonatos estaduais de futebol. O fantasma maior ainda está por vir. A falta de certidões negativas pode liquidar, de vez, a fatura global no próximo ano.

Vereadores vaiados

O povo de Amparo do São Francisco foi para a porta da Câmara de Vereadores para vaiar e xingar os vereadores que votaram contra o Projeto que permitia ao Executivo o remanejamento de até 80% do orçamento do município. A administração municipal prevê sérias dificuldades para honrar compromissos importantes como salário dos servidores, no próximo ano, já que a Câmara autorizou apenas o remanejamento de 10%. Votaram contra o projeto da prefeitura os vereadores Alcides Oliveira (presidente), Mariana, Marquinhos de Cride, Toinho de Vavá e “inté” Paulo de Té. O pau comeu, na porta da Câmara.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp