Coluna RADAR por César Cabral - 30 de janeiro de 2022

29/01/2022 19:17


Coluna RADAR por César Cabral - 30 de janeiro de 2022

Reunião adiada

O encontro que aconteceria amanhã, 31/01, do governador Belivaldo Chagas (PSD) com os pretensos candidatos à sua sucessão, teria clima de almoço de clubes de serviço, onde os filantropos contam causos e relatam atividades sociais. Nada, além disso, aconteceria, pois não seria amanhã, ainda, que o governador Beleivaldo bateria o martelo. Alívio para uns, tensão para outros. Assim, segue o baile com a mesma melodia monótona e entediante. Belivaldo não tem pressa e não aceita pressão. Recadinhos, nem pensar. A convalescência do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) caiu como uma luva para o adiamento da tão esperada reunião.  

Nome no colete

Há quem afirme que o governador Belivaldo Chagas já tem o nome do escolhido da base, guardado no bolso do seu colete. Trata-se do deputado federal Fábio Mitidieri. Este, por sua vez, acelera os contatos com lideranças do interior e faz, direitinho, o dever de casa. Hábil, dá os últimos arremates na sua candidatura, que já vem sendo costurada há muito tempo. Quem madruga, Deus ajuda.

Esperando na janela

Calejado e mais experiente, Fábio Mitidieri consegue dominar a ansiedade e se mantém (aparentemente) calmo diante da situação de momento. No íntimo, ele sente que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não largará o comando da prefeitura de Aracaju para se candidatar a governador. Da mesma forma, ele não acredita que o conselheiro Ulices Andrade atenda aos apelos das várias lideranças que o querem candidato a governador. Assim sendo... só lhe resta esperar.

Tudo azul?

Dando muito o que falar a foto de Belivaldo e Lula, tirada após o encontro que ambos tiveram na última quarta-feira, 26/01. Os dois estavam de camisas azul e disfarçaram bem o tom da conversa que, segundo o governador, girou em torno de assuntos nacionais. Nem você nem nenhuma criança acredita nessa história. Impossível imaginar que alguém, mesmo que possua raciocínio mediano, leve isto a sério. Claro que não.

O que é isso, companheiro?

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), pré-candidato a governador de Sergipe, ficou “p da vida” com o encontro de Lula com Belivaldo. O retrato dos dois circulando velozmente pelas redes sociais, insinuava uma possível aliança entre ambos. As mentes férteis não perderam tempo e, de bate pronto, jogaram no ar que Eliane Aquino será candidata a senadora pelo PT e, possivelmente, com apoio do PSD de Balivaldo e Cia.

Contraponto

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) foi ao encontro de Lula, mais rápido do que imediatamente. Tiraram fotos sorridentes e o senador garante ter ouvido o ex-presidente dizer que só terá um palanque em Sergipe e que o seu candidato a governador atende pelo nome de Rogério. Ufa!

Estamos aqui

Três candidatos vão disputar, palmo a palmo, uma cadeira de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. João Daniel, Márcio Macedo e Francisco Gualberto. Segundo os cálculos petistas, o partido tem grandes possibilidades de eleger dois deles. Não há dúvidas de que será uma verdadeira “briga de foice”, entre eles. Caso a briga fosse de facão, Chiquinho tava eleito!

Disse me disse

Está dando muito o que falar o encontro ocorrido na última quarta-feira, 26/01, entre o deputado federal Fábio Henrique (PDT-SE) e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Segundo nota divulgada pela assessoria do deputado, o mesmo foi ao encontro do prefeito para que, juntos decidissem o futuro do Partido Democrático Trabalhista, em Sergipe. Segundo a nota, tudo foi acertado de comum acordo, com direito a foto oficial e cafezinho.

Disse me disse 2

Contudo, existem murmúrios dando conta de que Fábio Henrique já está com a ficha de filiação ao Republicanos guardada na primeira gaveta do seu gabinete, em Brasília, prontinha para ser assinada, em marco, quando a janelinha se abrir. A sua decisão decorre do fato de que o prefeito não tem a mínima simpatia pela sua reeleição e não dará nenhuma zabumbada a favor dela. A foto de ambos sorridentes é pura formalidade de uma separação consensual.

Disse me disse 3

Não tendo mais o “encosto” na sua sombra, Edvaldo, como comandante supremo do PDT em Sergipe, vai cuidar, pessoalmente, da formação das chapas para deputado federal e estadual. Na sua agenda tem dois nomes para ocupar a vaga de FH e outros tantos para compor a lista estadual. Não será nenhuma surpresa se, nesta lista, aparecer o nome de Carminha Paiva, secretária municipal de N. S. do Socorro, a preferida do prefeito Padre Inaldo. Tudo é possível!

A vez dos Netos

Dois “Netos” poderão ganhar a eleição para deputado estadual, este ano. Netinho Guimarães, que tem o DNA político da sua tia, ex-deputada Angélica Guimarães, é o candidato escolhido pela família para ocupar a vaga do médico Vanderbal Marinho, que não quer mais seguir parlamentar. Bastante atuante no Baixo São Francisco, Netinho leva jeito e é vocacionado. Japoatã e adjacências deverão votar nele, em massa.

A vez dos Netos 2

Outro que corre por fora é o engenheiro civil Clovis Silveira Neto, 30 anos, especialista em Segurança do Trabalho e Perito Judicial. O avô, Clovis Silveira, é “perito” em organizar agremiação partidária e sabe, como poucos, formar chapas competitivas para eleições proporcionais. Clovis Neto faz política desde cedo, tendo participado de movimentos estudantis e chegou a ser coordenador nacional da Juventude do Partido Popular Socialista, atual Cidadania. Ele e o avô são dois ases. Só precisam de um coringa!

Fora de foco

A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (SD), ultimamente vem sendo alvo de constantes críticas à sua administração, por parte da oposição. Diariamente, as redes sociais são alimentadas com informações negativas, às vezes até distorcidas, sobre a sua gestão. Como ela não é candidata a nada neste ano, ninguém entende o “porque” de estar nessa berlinda. Aliás, em Lagarto as apostas estão girando em torno da reeleição ou não do deputado federal Fábio Reis (MDB-SE), pois caso Jackson Barreto se candidate ao mesmo cargo, inviabilizará, completamente, a sua possibilidade de vitória. Olho no lance, garoto!

Pega na rua

Já está valendo a caçada às mulheres para compor chapas proporcionais de candidatos a deputado federal e estadual. Por conta de uma imbecilidade legal, os partidos têm que reservar 30% do número de vagas para candidatas mulheres, nas suas chapas. Depois reclamam que tem mulher-laranja nas eleições. Muitas, coitadas, são pegas quase que à força ou mesmo “cantadas” para atender interesses de familiares ou amigos. Uma indecência legalizada pelo parlamento. Esse negócio de “obrigação” de ter candidatas mulheres fere, mortalmente, o espírito democrático e cidadão das pessoas. E as feministas não dizem nada!

Novo juiz

Teve boa repercussão em Sergipe a nomeação do advogado Carlos Pinna de Assis Júnior, pelo presidente Jair Bolsonaro, para o cargo de Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, na vaga do também advogado Raymundo Almeida Neto, em decorrência do término do seu mandato. Em julho do ano passado, Bolsonaro já havia nomeado o advogado Cristiano Cabral para o cargo de Juiz Substituto do TRE-SE. É a nova geração ocupando espaço na Corte Eleitoral sergipana.

Corta essa!

Um “paparazzo” que vive atanazando a vida do prefeito de Aquidabã, Dr. Mário Lucena (Republicanos) se deu mal na última quinta-feira 27/01. Ao sair do Fórum local, o prefeito foi surpreendido pelo dito cujo que filmava a sua saída para divulgar nas redes sociais. O prefeito lhe deu um “chega pra lá”, sem grandes consequências. Apenas um bate-boca, pra começo de assunto. Sobe som!!

E tome fumo

O Brasil, através o BNDS, durante o governo petista, emprestou milhões de dólares a Cuba através de operação por demais suspeita e sem nenhuma segurança financeira. Segundo o presidente do banco, os cubanos pegaram a grana e deram “charutos” como garantia. Como se diz em Pernambuco, nesse caso, “o fumo entrou quadrado”, pois Cuba não vai pagar.

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp