Coluna RADAR por César Cabral - 20 de fevereiro de 2022

20/02/2022 06:56


Coluna RADAR por César Cabral - 20 de fevereiro de 2022

Caça ao chacal

A Polícia de Sergipe já instaurou inquérito para apurar a denúncia feita pelo radialista e deputado estadual Gilmar Carvalho, sobre uma suposta ameaça de assassinato do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD). Gilmar fez a revelação em seu programa na FM Jornal e disse saber onde, quando e quem falou sobre o macabro plano. Indo mais fundo, o radialista disse conhecer todos os detalhes da conversa travada entre duas pessoas, sobre o assunto.

Caça ao chacal 2

A revelação feita por Gilmar Carvalho fez eco nos corredores do Palácio do Governo e chegou, imediatamente, aos ouvidos do governador. Belivaldo está surpreso e estarrecido, pois diz não ter nenhum inimigo tanto no campo pessoal como no campo político. Por isso, determinou ao secretário da Segurança Pública, João Elói, uma apuração rigorosa, rápida e rasteira. Familiares do governador estão apavorados, bastante preocupados e querem o caso esclarecido o quanto antes. Brincadeira tem hora e isto não é brincadeira que se faça com ninguém. A chapa esquentou.

Aceitando, dói menos

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) acompanhou do seu gabinete a derrubada do seu veto ao reajuste de 33,24% dos professores e concordou que a sua bancada (?) votasse a favor do veto. Não era bem isso que estava no roteiro, mas, vendo-se derrotado, preferiu uma “derrota honrosa”, pela unanimidade dos vereadores, do que o dissabor de um placar desfavorável e apertado, fato que provocaria uma explosão de alegria, ainda maior, na oposição.

A estratégia

Estrategicamente, a oposição conseguiu levar para a porta da Câmara dezenas de servidores e representantes de sindicatos, que fizeram muito barulho e pressionaram bastante os parlamentares. Mesmo sendo um tema de grande apelo popular, a bancada de oposição contou com as participações decisivas dos vereadores Isac Silveira e Ricardo Vasconcelos, na articulação da derrubada do veto.

Abra o olho

Edvaldo Nogueira (PDT) vem sendo bastante elogiado pela administração da capital, Aracaju. No entanto, não são raros os comentários de bastidores sinalizando que ele não sabe fazer política, ou talvez, não goste de fazer. Caso contrário, seria, folgadamente, o escolhido pela base governista para ser o candidato do grupo ao governo do Estado. É o que se fala por aí.

Briga por espaço

Em entrevista concedida ao radialista Carlos Ferreira, na 103 FM, Jackson Barreto revelou que pode deixar o MDB para viabilizar a sua candidatura ao senado. Sem dúvida, ele está determinado a fazer de tudo para ser senador, único cargo eletivo, por Sergipe, que ainda não tem no seu currículo. Caso o deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE) seja o escolhido pela base governista, JB pode ser o candidato de Rogério Carvalho (PT-SE) ao senado. Por onde for, quer ter como seu par (apoiador) o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Na entrevista, encheu a bola do prefeito, que, aliás, é o dono da emissora.

Luz acesa

Pelo andar da carruagem, a conta de energia da sede do MDB, referente ao próximo mês de março, virá altíssima em relação ao mês anterior. Tudo porque, quando a janela se fechar, não restará um só fariseu para apagar a luz. A debandada geral já vem sendo anunciada, há muito tempo. Coisas da política!

Com jeito, vai

O Republicanos formará uma chapa competitiva para deputado federal. Além de Heleno Silva e Jony Marcos, o partido terá como candidatos Gustinho Ribeiro, Fábio Henrique e Thiago de Joaldo (de Itabaianinha). Três mulheres comporão a chapa, apenas para atender exigências da legislação eleitoral. A perspectiva do partido é eleger dois, com amplas possibilidades de fazer o terceiro.

Mérito ou punição?

Segundo o blog de Claudio Nunes, o cabo Nunes, da PMSE, está sendo transferido de Simão Dias para Canindé de São Francisco, apesar dos apelos da população simão-diense que quer a sua permanência. Como Canindé também é município fronteiriço e fica numa região vulnerável ao tráfico de drogas, não se sabe se a transferência decorre de mérito ou punição ao combativo militar. No tempo do PSD e da UDN, certamente, não haveria nenhuma dúvida sobre a motivação da transferência. Semelhança ou mera coincidência?

Sem protocolo

O deputado estadual Gilmar Carvalho protocolou uma representação para que a PGE (Procuradoria Geral do Estado) avalie o cabimento da propositura de Ação de Inconstitucionalidade em face da Lei Estadual 7.746/2013 que concedeu pensão especial a Eliane Aquino, viúva de Marcelo Déda, que faleceu no cargo.

Sem protocolo 2

Sem papas na língua e sem muito “protocolo”, o cancão abre o bico e alerta que o STF já reconheceu a inconstitucionalidade de pensões similares pagas pelo Estado de Sergipe a ex-governadores, após deixarem o cargo. Na ótica do “pássaro bicudo”, tal como os ex-titulares, a viúva não tem direito à essa “boquinha”. Com a palavra a notável PGE.

Vice em verso

O vice-prefeito de São Cristóvão, Paulo Júnior (ainda MDB), é candidatíssimo a deputado estadual. Contando com o apoio do bem avaliado prefeito Marcos Santana (MDB), Paulinho se apresenta como uma boa opção de renovação do parlamento estadual. Jovem, dinâmico e comunicativo, transita muito bem em todas as correntes políticas da antiga capital. Tem amplas chances de, após vários anos, dotar São Cristóvão de um representante na Assembleia Legislativa. Paulo Júnior está avaliando se será candidato pelo PTB ou pelo PV.

Sob nova direção

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) terá nova Diretoria Executiva em Sergipe, no decorrer da semana que se inicia. Será comandado pelo experiente Clovis Silveira que já está trabalhando para que o partido eleja dois deputados estaduais. O “velho” Clovis é um expert em montar chapas competitivas, sem grandes estrelas, mas vitoriosas nos seus propósitos.

Contagem regressiva

Enquanto isso, o deputado estadual Rodrigo Valadares conta as horas, minutos e segundos, torcendo para que o mês de fevereiro termine logo. Isto porque, caso seja expulso do PTB durante este mês, perderá o mandato. Caso contrário, terá no mês de março a salvadora “janela” para sair do partido, sem nenhum problema.

Bom exemplo

Equipes técnicas das prefeituras de Moita Bonita e São Miguel do Aleixo foram até a cidade de Itabaiana e fizeram uma visita técnica ao Centro Educacional Jhon Lennon, a fim de conhecer “in loco” a estrutura do Centro, objetivando implementar creches com ensino integral nos seus municípios, seguindo a mesma metodologia. O prefeito de Itabaiana, Adailton Souza (PL) continua dando exemplos de como cuidar melhor da população que necessita de serviços públicos essenciais.a

Cidadania aprova federação

Em reunião do diretório nacional, realizada ontem (19/02), com duração de três horas, o Cidadania decidiu pela criação de uma federação com o PSDB, visando as eleições deste ano. O placar final foi de 56 membros a favor da federação com os tucanos, 47 com o PDT e outros 7 se abstiveram. A pré-candidatura do senador por Sergipe, Alessandro Vieira, foi mantida por unanimidade.

Vitória apertada

Além de um placar apertado, a votação deixou claro que existem dissidentes dentro do Cidadania que podem “melar” esse acordo. O próprio senador Alessandro Vieira se absteve na hora de votar e, em entrevista ao Estadão, foi curto e grosso; “"A federação não é fundamental para o Cidadania, é fundamental para deputados que não fizeram trabalho de base e têm medo de não se reeleger. E é fundamental também para quem quer manter um cartório partidário", declarou ao Estadão.

O pau comeu na casa do Senhor

Na última quinta-feira, 17/02, aconteceu uma situação super desagradável na Igreja Assembleia de Deus, localizada na rua Bahia, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. Durante o culto, o pastor Marcos Alberto interrompeu a celebração e pediu que o cantor Paulo Figueiredo se retirasse do recinto, alegando que o mesmo estava proibido de se fazer presente em todas as igrejas da congregação. O motivo, segundo o cantor, decorre das denúncias que o mesmo vem fazendo contra a administração do templo, algumas delas impublicáveis.

O pau continua comendo

Incomodada com as denúncias, a Assembleia de Deus entrou na Justiça com uma Ação com pedido de liminar, requerendo que o cantor fosse impedido de frequentar quaisquer igrejas da ordem, em Aracaju. O pedido foi negado pelo juiz Marcel de Castro Britto, da 11ª Vara Cível. De posse deste documento, o cantor Paulo Figueiredo foi orar, na rua Bahia, mas, para a sua surpresa, foi colocado para fora do recinto pela segurança armada, da Igreja.

O pau continua comendo 2

Inconformado com a atitude do pastor Marcos Alberto, o cantor Paulo Figueiredo, que há 40 anos se faz presente na Assembleia de Deus, se viu humilhado e injustiçado, uma vez que, ao longo de todo esse tempo, ajudou a manter a Igreja, seja como funcionário (25 anos), seja como maestro do Grupo de Jovens (14 anos). Em função do bafafá, o culto foi suspenso e os fiéis voltaram para as suas casas decepcionados com a confusão inusitada. Paulo Figueiredo prestou um B.O. na Delegacia de Plantão e já entrou na Justiça contra o pastor e a empresa de segurança DEA, que o retirou aos trancos e barrancos. A Casa do Senhor, que abriga tanta gente, de repente, ficou pequena para Marcos e Paulo. Só Jesus na causa!

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp