Coluna RADAR por César Cabral - 13 de março de 2022

13/03/2022 06:52


Coluna RADAR por César Cabral - 13 de março de 2022

Quem me quer

Mesmo que os dirigentes sergipanos do MDB digam o contrário, a verdade é que o partido foi oferecido a duas lideranças políticas locais, recentemente. A debandada de emedebistas históricos, naturalmente, enfraqueceu a legenda de forma contundente. Não é sem motivo que o mandachuva Baleia Rossi andou desmentindo essa possibilidade. Quando se falam certas coisas é porque elas são verdadeiras ou estão para acontecer. Queira o Baleia ou não, na política é assim: caiu na rede, é peixe!

Sob nova direção

O que se sabe no momento, é que o MDB mudará de comando, sob os auspícios do senador Rogério Carvalho (PT-SE). O RADAR SERGIPE anunciou, como “bomba”, que o deputado federal Fábio Henrique (PDT-SE) comandaria a sigla. Entretanto, existe outra informação assegurando que o experiente Clovis Silveira é quem vai dar as cartas, em Sergipe. Como a política funciona como as nuvens, hora aqui, outra acolá, não custa nada aguardar. A “meteorologia” prevê imprevisão climática. Haja coração!

Festa dos Reis

De concreto, mesmo, o que se deduz é que a festa dos Reis, no MDB, chegou ao fim. O deputado Fábio Reis (MDB-SE) vai trocar de partido e o seu irmão, Sérgio Reis, não ficará onde está. Na semana que passou, durante entrevista em uma emissora de rádio, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) cantou essa pedra, ao afirmar que o Partido dos Trabalhadores estaria mantendo entendimentos, a nível nacional, com uma sigla importante e que, desse entendimento, poderia surgir uma coligação (ou federação) muito interessante. Segundo o parlamentar, tudo está bem adiantado e o martelo pronto para ser batido.

Tá chegando a hora

A cerca de 24 horas para que o governador Belivaldo Chagas (PSD) anuncie o nome do candidato da base aliada ao Governo de Sergipe, crescem, bastante, as expectativas da classe política em torno do assunto. A lista de presença contendo as lideranças que poderão estar presentes são feitas e refeitas, a todo momento. Caso não haja nenhum acidente de percurso, o governador irá anunciar, por enquanto, apenas o nome do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE), como pré-candidato ao Governo.

Segunda época

Os nomes dos pré-candidatos a vice-governador e ao senado somente serão divulgados mais adiante, mas dentro do período da tal janela. Algumas arestas ainda precisam ser aparadas.

Sergipe na presidência

Dois “sergipanos” deverão concorrer ao cargo de presidente da república, este ano. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), natural do Rio Grande do Sul, que foi a grata surpresa na última eleição de 2018, quando obteve a maior votação entre os postulantes ao senado; e a pernambucana Vera Lúcia Salgado, do PSTU, é uma autêntica nordestina guerreira, de fibra, que não desiste fácil dos seus sonhos. Já foi candidata a quase todos os cargos eletivos. Só a prefeita de Aracaju, concorreu quatro vezes, sendo o seu melhor desempenho na eleição de 2012, quando obteve 6,6% dos votos válidos.

Quem é quem

Vera Lúcia é fundadora do PSTU e permanece filiada até hoje. Sindicalista, foi candidata a vários cargos eletivos, tais como, deputada, senadora e governadora por Sergipe, prefeita de São Paulo e presidente da república. Alessandro Vieira foi eleito senador em 2018, pela REDE, com quase 26% dos votos. Mudou-se para o Cidadania e já está de saída. Provavelmente, irá para o União Brasil, partido comandado em Sergipe por André Moura.

Briga de foice

A disputa entre ambos não será nada fácil, semelhante a uma briga de foice, no escuro. Tudo indica que vão disputar a “lanterna” da competição eleitoral. Por incrível que pareça, tem gente apostando que Vera Lúcia terá mais votos do que o senador Alessandro. Não é brincadeira. É de vera, mesmo!

Correndo chão

O advogado Adir Machado, pré-candidato ao senado pelo Cidadania, fez ontem, 13/03, uma “tournée” pelo interior sergipano, a fim de conhecer melhor as demandas, anseios e problemas dos municípios sergipanos. Ao lado do pré-candidato a deputado estadual Marcelo Ezequiel, passou por N. S. das Dores, Feira Nova, N. S. da Glória, Aleixo e Poço Redondo, onde conheceu o Memorial Alcino Alves Costa, que preserva histórias do Cangaço. Adir saiu do Museu certo de que tem bala na agulha, para ganhar a eleição.

O “calça” não desiste

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o “calça apertada”, não tira da cabeça a ideia de se candidatar à presidência da república. Já definiu que deixará o cargo no dia 31 de março, com inauguração de várias obras. Na rabeira da corrida presidencial, não será nenhuma surpresa se for ultrapassado pela dupla sergipana.

Aniversário de Déda

Se vivo estivesse, o ex-governador Marcelo Déda teria completado 62 anos na última sexta-feira, dia 11 de março. Um líder nato e notável orador que morreu ainda jovem e em plena atividade política, como governador de Sergipe. A sua filha Yasmim Déda tem sido incentivada por amigos próximos a ingressar na política, mas ainda não está convencida desse chamamento. Todavia, a sua prima Luciana Déda, ex-presidente do DETRAN e filha do desembargador Edson Ulisses, está bastante inclinada a colocar o seu nome como candidata a deputada estadual. Ambas têm sangue literalmente “vermelho”, como poucos candidatos petistas.

Morre o matador

Vítima de câncer, morreu no dia 10/03, aos 80 anos, Mário Terán Salazar, militar boliviano que matou o lendário guerrilheiro e terrorista Ernesto “Che” Guevara, no dia 8 de outubro de 1967. Argentino de nascimento, Guevara liderou diversas rebeliões pela América e, juntando-se aos irmãos Fidel e Raul Castro, promoveu a revolução cubana, na metade do século passado. Há mais de 60 anos, Cuba vive sob um regime de ditadura familiar, bem diferente dos princípios defendidos pelos chamados “revolucionários”.

Festas no interior

Ontem, sábado 12 de março, houve festas de emancipação política em dois municípios sergipanos. Rosário do Catete completou 186 anos de independência, elevado que foi à categoria de município no ano de 1836. Moita Bonita, no agreste sergipano, festejou apenas 59 anos de existência. A sua emancipação provocou enorme desavença entre os irmão Euclides e Pedro Paes Mendonça. Como deputado federal, Euclides não queria o seu desmembramento de Itabaiana. Derrotado na Assembleia Legislativa, Euclides acabou perdendo, também, a amizade do irmão Pedro, que terminou sendo eleito como o primeiro prefeito do município.

Polícia na Moita

A Polícia Federal deu um “baculejo” em dois endereços pertencentes ao deputado federal Bosco Costa (PL-SE) a fim de cumprir mandados de busca e apreensão. Um desses domicílios foi em Brasília e o outro em Moita Bonita, base eleitoral do parlamentar. A assessoria de comunicação da PF informou que, por ordem do STF, não tem autorização para divulgar nenhuma informação sobre o caso. Por debaixo dos panos, comenta-se que se trata de um desdobramento da operação “Ágio Final”, deflagrada no final de 2020.

Aviso aos navegantes

De 14 a 17 de março de 2022, o IPHAN realizará serviço de reflutuação da canoa de tolda Luzitânia, no rio São Francisco. Durante esse período, a CHESF manterá a defluência média da Usina de Xingó em torno de 4.000m/s. A partir do dia 18/03, a vazão voltará para a casa dos 3.000m/s.

De quem é esse jegue?

Com o preço da gasolina lá nas alturas, daqui a pouco não restará outra alternativa senão a volta do uso da tração animal para o transporte de pessoas e de pequenas cargas. Com os Correios na mira da privatização (por medida econômica), o Governo poderia pensar em substituir o SEDEX pelo JEGUEX. A demora na entrega nos remeteria a um passado bucólico e romântico, com um precinho, OH! A ideia pode até ser de “jerico”, mas é boa”.

 Segure o parreco  

Engana-se quem pensa que essa turma está pegando o ônibus para ir ao Maracanã, ver o Flamengo jogar. Na verdade, eles estão tentando ir para suas casas, após mais um dia de trabalho. Este tem sido o sofrimento diário de quem precisa usar o transporte público na capital sergipana. Um verdadeiro desrespeito com os cidadãos que utilizam esse inadequado sistema. Quem consegue entrar numa “lata de sardinha” dessa, dificilmente escapa do famoso “quebra-coco”. Não tem jeito! O caso é sério...

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp