Coluna RADAR por César Cabral - 20 de março de 2022

20/03/2022 06:16


Coluna RADAR por César Cabral - 20 de março de 2022

Abraço de tamanduá?

A semana começou com o anúncio do nome de Fábio Mitidieri (PSD-SE) como candidato da base governista à sucessão de Beleivaldo Chagas (PSD). O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), deixou o local cuspindo maribondos e disse, categoricamente, que “cometeram um erro”, referindo-se à decisão da base. Isso deixou claro que não houve uma combinação antes do anúncio, razão pela qual Edvaldo alimentava esperanças de ser o escolhido. Visivelmente chateado, deu um abraço em Fábio Mitidieri e disse que, doravante, vai cuidar (mais) de Aracaju.

Não pariu Mateus

Quem esteve presente na produtora WG, garante que Edvaldo Nogueira lavou as mãos ao deixar o recinto. A impressão que se tem é que o prefeito não quer “balançar a criança”, pelo menos, por enquanto. Pode ser uma jogada para valorizar a sua posição ou, quem sabe, um distanciamento da chamada base governista. Essa dúvida somente será dissipada no decorrer dos próximos dias, ou mesmo ao longo da campanha eleitoral.

Farinha pouca...

Analisando o angu de caroço que se formou, Jackson Barreto, que quer por que quer ser candidato ao senado, não perdeu tempo e iniciou as tratativas com o PCdoB, partido que em Sergipe é ligadíssimo a Edvaldo (que é “assim” com JB), visando a sua filiação ao Partido Comunista do Brasil e, por ele, ser candidato a senador. As conversas foram tratadas em Brasília e ninguém tem dúvida de que JB já fechou com o PCdoB, com o aval de Edvaldo Nogueira.

Sem essa de medalha

Na quinta-feira, 17 de março, aniversário de Aracaju, o Governo do Estado condecorou algumas personalidades com a Medalha de Ordem do Mérito do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe. Um dos homenageados foi o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que não compareceu. Preferiu mandar representá-lo, o presidente da EMSURB, Luiz Roberto Dantas.

Completamente fora

O conselheiro Ulices Andrade sepultou, de vez, qualquer possibilidade de ser candidato, este ano. Como teve o nome bastante lembrado como possível candidato a governador pela base governista, antes do horário do tal anúncio foi pessoalmente agradecer ao governador Belivaldo Chagas a lembrança do seu nome, e disse, categoricamente, que, mesmo lisonjeado com o gesto, preferiu continuar servindo ao Estado na condição de conselheiro. E fim de papo.

Baixo São Francisco

Fábio Mitidieri passa o final de semana visitando a região do Baixo São Francisco, conversando com lideranças políticas da região. Ontem, foi recebido pelo prefeito de Propriá, Valberto Lima (MDB), que reuniu políticos e amigos no 12 Tenis Clube para ouvir o pré-candidato ao Governo.

É com esse que que vou

O prefeito de Propriá, Dr. Valberto Lima (MDB), não irá apoiar o candidato ao senado escolhido pelo bloco do governador Belivaldo Chagas. O seu candidato será o advogado Henri Clay (PSOL). Segundo o prefeito, o apoio é em virtude da postura ética, trajetória de firmes compromissos sociais e competência de Henri Clay, que se apresenta como a opção certa em prol dos interesses do povo sergipano. O encontro que selou o apoiamento ocorreu na quinta-feira, dia 17 de março.

Eu vou com esses

Já o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), vai apoiar o senador Rogério Carvalho (PT-SE) para governador. Ainda não se sabe qual será o seu candidato ao senado. Por enquanto, além de Rogério, o prefeito Marcos trabalha para viabilizar a eleição para deputado estadual do seu vice, Paulo Júnior, que trocará de partido nos próximos dias.

Devolva-me

Por falar em vice-prefeito, o de Propriá, Rafael Sandes, foi condenado a devolver aos cofres públicos mais de R$ 110 mil, em virtude de ter recebido, de forma indevida, salários de professor do Estado enquanto exercia o cargo de secretário municipal de Educação de Propriá, na gestão do prefeito Iokanaan Santana. Além da multa de dois salários mínimos, Sandes fará o ressarcimento da “bufufa” em 60 parcelas iguais, sendo que a primeira está com vencimento para o dia 8 de abril de 2022.

Nepotismo

O Ministério Público de Sergipe expediu na quarta-feira (16) recomendação para que o prefeito do Município de Japoatã, Claudio Dionísio Nascimento, o popular Careca, exonere, em um prazo de 15 dias úteis, a secretária municipal de ação social e trabalho por nepotismo e pela ausência de comprovada capacidade técnica para exercício da função.

Nepotismo 2

A recomendação se estende a outros secretários municipais e servidores que estejam na mesma situação, ou seja, configurando nepotismo cruzado ou nepotismo diagonal, quando há parentes de até terceiro grau se beneficiando de cargos públicos. Todo mundo “está careca” de saber que isso é proibido por Lei. O único Careca que não sabe é o prefeito Claudio Nascimento. Que história cabeluda!

De volta ao começo

Augusto Bezerra está de volta ao cenário político de Sergipe. Não como candidato, ainda, mas, como coordenador da pré-campanha da candidata a deputada estadual Maria do Carmo Paiva, Carminha, secretária municipal de Ação Social de N.S. do Socorro. Bezerra conhece, como poucos, cada palmo desse chão sergipano e tem feito incursões pelo Baixo São Francisco. O prefeito de Canhoba, Chrystophe Divino (PSC) e o vereador mais votado de Propriá, Victor Evangelista (PL) já decidiram que votarão na distinta.

Quem comandará o MDB?

Ainda continua o mistério sobre quem, de fato, irá comandar o MDB em Sergipe. A mudança de comando está sendo patrocinada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), que terá a sigla reforçando o seu palanque na campanha para governador de Sergipe. De concreto, mesmo, até agora, o que se sabe é que os irmãos Reis (Fábio e Sérgio) de Lagarto, não falam mais pelo Movimento Democrático Brasileiro.

Uma quentinha

A Coluna apurou que Valadares Filho (PSB) poderá ser o candidato a vice-governador na chapa liderada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). Essa possibilidade decorre da dificuldade que está havendo para que os dois partidos façam parte de uma mesma Federação. Isoladamente, em Sergipe, o PSB terá dificuldade para atingir o quociente necessário para eleger um deputado federal. Rogério e Valadares, na mesma chapa, seria uma solução caseira, de bom tamanho.

Uma quentona

Nomeado presidente da Executiva Estadual do PTB, o advogado João Fontes corre contra o tempo para organizar o partido visando as eleições deste ano. O seu objetivo é montar, em Sergipe, o palanque anti-petista para dar apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), à reeleição. Candidato a governador de Sergipe, João Fontes terá como candidata a vice-governadora a professora Denise Leal. Recentemente, ela concorreu ao cargo de reitora da UFS e por pouco não conseguiu furar a panela que comanda, há 25 anos, a Universidade Federal de Sergipe.

Devoção e fé

Devoto de São José, José Carlos Machado esteve ontem (19/03) em Malhador, vizinha à sua terra natal Itabaiana, para participar das celebrações religiosas em homenagem ao padroeiro São José. Assistiu à Missa ao lado do velho amigo Givaldo da Invenção e do seu filho, vereador Jalisson de Givaldo. Machado deverá ser candidato a deputado estadual e no momento analisa as possibilidades de vitória.

Xô Satanás

Um vídeo que viralizou nas redes sociais na semana que passou mostra um pastor benzendo um arsenal de armas em uma igreja evangélica da capital paranaense Curitiba. No ritual, o líder da Igreja Agnus, Renê Arian, realiza a unção de revólveres, pistolas, uma espingarda e um fuzil com intuito de "proteger a população.

Xô Satanás 2

O religioso justificou que a benção serve para a segurança da população contra o que chama de “homens maus”. Ele disse que já realizou a unção de outros instrumentos de trabalho e que há respaldo na palavra de Deus. Arma benta, é tiro e queda. Literalmente, manda bandido para o inferno.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp