Coluna RADAR por César Cabral - 24 de abril de 2022

24/04/2022 06:59


Coluna RADAR por César Cabral - 24 de abril de 2022

De quem é o MDB?

A pouco mais de cinco meses para as eleições, até agora, ninguém sabe, ao certo, quem comandará o MDB em Sergipe. Nem quem, nem como. Muito tem se falado nas probabilidades e pouco se tem demonstrado na prática. Essa nuvem emedebista, além de muito carregada, está mudando de lugar a toda hora. Qualquer previsão, neste momento, é tarefa difícil até para o experiente Overland Amaral.

Bem assim

O RADAR apurou que Jackson Barreto será mesmo candidato ao senado. Ocorre que ele ainda faz parte de um grupo (Belivaldo & Cia) que não o quer na chapa. Ele, macaco velho, sabe disso, porém, não poderá sair antes de ser “rifado”. A sua tese é esperar que isso ocorra, para ter motivos suficientes pra correr para os braços de Lula e ser o seu candidato ao senado, em Sergipe. Isso é o que pensam alguns assessores de JB. Resta saber o que pensa Lula e os petistas sergipanos.

Deputado ruralista

Luciano de Menininha (PP) está muito animado com a sua pré-candidatura a deputado federal. O ex-prefeito de Propriá vem trabalhando bastante na região do Baixo São Francisco, onde é produtor rural. O seu campo de ação está se expandindo bastante por conta do apoio que tem recebido de grupos de agropecuaristas de outras regiões.

Senadora no PP

Repercutiu bastante a filiação da senadora Maria do Carmo ao Progressistas, na última quarta-feira, 20/04, cujo ato, segundo a senadora sergipana foi em reconhecimento à amizade que ela e o ex-governador João Alves Filho sempre tiveram com o deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE). A decisão de Maria do Carmo é um sinal de que, mesmo não sendo candidata, permanecerá na política. Bem ao seu estilo.

Na berlinda

O deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE) vem sendo alvo de uma sórdida campanha contra a sua atuação à frente da Fecomércio que atinge, em cheio, a sua pré-candidatura ao senado federal. A cada dia, uma nova fofoca. A amigos, o empresário revelou que não está nem aí para o que a “Candinha” está falando, pois Sergipe inteiro já conhece, de cor e salteado, o real objetivo desse mexerico. Danou-se!

É isso aí, doutor

A Associação dos Magistrados de Sergipe realizará amanhã, segunda-feira 25/04, o plantio de cinquenta mudas de árvores no Parque da Sementeira, em Aracaju, a partir das 16 horas. A ação faz parte das comemorações pelos 50 anos da associação, que atualmente é presidida pelo juiz Roberto Alcântara.

Caminhos da Esperança

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) continua percorrendo o estado com a sua “Caravana Caminhos da Esperança”, cujo objetivo é visitar as oito regiões de Sergipe e dialogar com o povo para a construção de um Plano de Governo participativo. Na última sexta-feira, 23/04, a comitiva desembarcou em Estância e abordou temas de interesse regional, tais como turismo, cultura, esporte, meio ambiente, saúde, educação, segurança, agricultura, gestão e desenvolvimento, direitos humanos e minorias.

Dia D

Está marcado para o dia 2 de maio, de amanhã a oito dias, o anúncio da candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) ao governo do Estado. Segundo informações vindas da Serra de Itabaiana, a declaração será feita em Aracaju, durante entrevista coletiva. Na ocasião, serão anunciados, também, o candidato ao senado (Eduardo Amorim) e o candidato(a) a vice-governador, cujo nome ainda não foi definido. Há grandes possibilidades de ser a vereadora de Aracaju, Emília Correa.

Haja conversa

A uma semana desse anúncio, permanece o mistério e as fofocas sobre o que vem por aí. Ontem, cresceram bastante os boatos de que está em curso um entendimento de Valmir de Francisquinho com a base governista para que o mesmo desista de ser candidato a governador e concorra a uma cadeira de deputado federal. Nesse pacote, Eduardo Amorim seria o candidato ao senado apoiado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD). Calma, gente! Isso é apenas conversa de bastidores ou, simplesmente, fofoca política. Será?

Não cheira bem

A federação partidária formada pela Rede Sustentabilidade e PSOL foi bastante criticada pela pré-candidata à presidente da república, Vera Lúcia (PSTU). Segundo ela, a federação está sendo apoiada pelo Banco Itaú e pela Natura, instituições que representam a burguesia e a direita. Para Vera, o PSOL está seguindo o mesmo caminho do Partido dos Trabalhadores que rasgou a sua história aliando-se com a fina flor da direita. Como dizia Cazuza, “a burguesia fede”.

Deu pra trás

O cabeleireiro Neandro Ferreira desistiu de satirizar o presidente Jair Bolsonaro, no desfile que a Escola de Samba Gaviões da Fiel realizou em São Paulo, neste carnaval fora de época. Após dizer que iria “interpretar” um Bolsonaro muito gay, acabou desistindo da ideia depois que a direção da Escola desmentiu ter permitido tal “alegoria”. Aliás, não existe esse negócio de muito gay ou pouco gay. Nesse “métier”, o cara é ou não é. A comunidade gay também não gostou nada dessa iniciativa do cabeleireiro, pois, na opinião dos “entendidos”, isso somente aumentaria a popularidade do presidente. Arreégua!

Isso a Globo não mostrou

Durante o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, a galera das arquibancadas gritou palavras de ordem contra a emissora dos Marinho e o ex-presidente Lula. Evidentemente, que a Globo abafou o caso, mas as redes sociais não perdoaram e alguns vídeos, com a manifestação popular, circularam livres, leves e soltos.

Atenção artistas

Está aberto o chamamento público nº 01/2022 da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro para credenciamento de artistas, bandas, grupos musicais, culturais, folclóricos, trios pé-de-serra, quadrilhas juninas e demais segmentos afins interessados em realizar apresentações em eventos promovidos pela prefeitura, a exemplo do ForróSiri 2022. As inscrições estarão abertas até o dia 29 de abril e a documentação deverá ser entregue na sede da Secretaria Municipal de Cultura. O edital com todas as informações pode ser visto no site www.socorro.se.gov.br

Rumo à Brasília

Diversos prefeitos sergipanos estarão participando da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, cujo evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios acontecerá de 25 a 28 de abril, em Brasília. Há mais de 20 anos que a Marcha acontece. Este ano, calcula-se que cerca de 35 prefeitos sergipanos estarão no planalto central.

Isso é péssimo

A Folha de São Paulo vem dando mostra, quase que diariamente, da sua má vontade com o Governo e a distorção, reiterada, dos fatos positivos que por ventura ocorram. Recentemente, publicou um edital intitulado “Menos Péssimo” ao analisar uma projeção feita pelo FMI, sobre o crescimento do Brasil. Literalmente, “muito péssimo” esse jornalismo da Folha.

A semana promete

A última semana do mês de abril de 2022 começa cheia de expectativas desde a publicação do Decreto de 21 de abril, assinado pelo presidente da República, que concedeu indulto ao deputado federal Daniel Silveira. Como se diz na gíria, “tudo pode acontecer, inclusive nada”. Aguardemos, então.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp