Coluna Radar por César Cabral - 22 de janeiro de 2023

22/01/2023 07:12


Coluna Radar por César Cabral - 22 de janeiro de 2023

E tome beijo

O cantor Netinho, ex-integrante da famosa Banda Beijo, não mais irá puxar o bloco Por Amor ao Iate, como de costume. O baiano sofreu um tremendo linchamento moral pelo fato de ter apoiado a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. O advogado Danilo Segundo foi um dos principais algozes da crucificação do cantor. Genro do presidente Lula, desceu o sarrafo, sem dó nem piedade, contra o artista e o clube que o contratou. Pelas redes sociais, a polêmica ganhou a passarela e arrastou até a turma da pipoca. Sem pipocar, um tal de Valdoilson Sincerão jogou duro e trouxe à tona o episódio envolvendo um advogado que, bêbado, atropelou e matou uma pessoa, sem sequer lhe prestar socorro. A carapuça e o abadá tinham endereço certo. Isso, todo mundo sabe.

E tome beijo 2

A banda Beijo arrastou milhares de jovens foliões ao longo dos anos 90, em Aracaju. Provavelmente, entre esses admiradores de Netinho estava o hoje advogado, Danilo Segundo. Se realmente esteve tietando o cantor, cantou os seus hits “Me Leva” e “Pra Te Ter Aqui”, temas de novelas da Globo. Hoje, não quer tê-lo aqui e leva-o para longe, bem longe daqui. Coisas da vida… Ah, e por falar em beijo, não se esqueça que Judas também beijou.

Nordeste unido

Pacto pela segurança, alíquota de ICMS e energia renovável foram algumas das pautas tratadas pelos governadores do Nordeste na primeira reunião do ano do Consórcio Nordeste, em João Pessoa, na Paraíba. O governador Fábio Mitidieri participou do encontro. Ficou acertado que cada governador irá apresentar três propostas de desenvolvimento até a próxima quarta-feira, 25. As demandas de cada estado comporão documento que será entregue ao presidente Lula no fim da próxima semana.

Chapa fechadíssima

Em reunião realizada no início da semana passada, os deputados estaduais fecharam acordo para a formação de uma chapa única para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, referente ao biênio 2023/24. Ao final do encontro ficou acertado que a nova Mesa terá Jeferson Andrade (PSD), presidente; Garibaldi Mendonça (PDT), vice-presidente; Luciano Bispo (PSD), primeiro secretário; Marcelo Sobral (União), segundo secretário; Carminha Paiva (Republicanos), terceira secretária e Paulo Júnior (PV), quarto secretário. A eleição está marcada para às 17h horas do dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos novos deputados, prevista para ocorrer às 15h do mesmo dia.

Na torcida

O deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), se manifestou pelas redes sociais externando a sua torcida pela breve recuperação do deputado Pato Maravilha (PL), que continua internado em um hospital de São Paulo. O futuro presidente da Alese se somou ao povo de Umbaúba, base eleitoral do Pato, na corrente de orações pelo restabelecimento da sua saúde.

Secretário felino

O Ministério Público Estadual abriu procedimento para apurar supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Educação de Canindé do São Francisco, ocorridas durante o ano passado. Em 2022, todas as escolas estavam fechadas, para reformas, e os alunos assistiram aulas online, durante todo o período letivo. O MPE está apurando indícios de várias irregularidades no serviço de transporte escolar e suposta omissão da secretaria na aquisição do material escolar para o ano letivo de 2023. 

Secretário felino 2

Levantamentos preliminares apontam várias falhas na execução das obras de reforma das escolas e o caso deverá, também, ser objeto de rigorosa fiscalização por parte do Tribunal de Contas. Tentando tirar o braço da seringa, o prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano (PT), afastou o secretário de educação, Felino Bonfim Feitosa Filho, que terá muito o que explicar ao Ministério Público e ao TCE. Apesar de o gato ter sete vidas, é melhor esse tal de Felino colocar logo as barbas de molho! Vem chumbo grosso por aí…

Deu pra trás

Segundo o SINDJOR, Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, o Governo do Estado tornará sem efeito todas as portarias que rebaixaram os salários dos jornalistas que trabalham na Rádio e TV Aperipê, após contatos mantidos com Carlos Batalha, diretor das emissoras. As portarias “promocionais” foram assinadas pela cantora Antônia Amorosa, presidente da Fundação Estadual de Cultura e Arte (FUNCAP-SE), à qual as emissoras estão subordinadas. Segundo comentários da rádio corredor, o clima entre Batalha e Amorosa não é tão amistoso quanto se imagina. Estão dialogando em faixas de frequências diferentes. 

O que a gente faz com ele?

Até agora, ninguém entendeu por qual motivo o Governo de Sergipe doou as instalações, ou melhor, as ruínas do que ainda resta do charmoso Hotel Velho Chico, localizado às margens do rio São Francisco, em Propriá, para a prefeitura local. O prédio está completamente depredado e a prefeitura sem grana para pagar, sequer, fornecedores e salários dos seus servidores. Pode ser que o “prédio” sirva para os professores da rede municipal ensinarem, na prática, o real significado da expressão “presente de grego”. Só se for!

Salvem o Velho Chico

Apesar dessa cessão ter sido concretizada no final do Governo Belivaldo, o governador Fábio Mitidieri (PSD), jovem e com ideias inovadoras, deve ser alertado para o erro cometido e, tal como mandou fazer com as portarias da Funcap, anular o feito. O povo de Propriá quer o Hotel Velho Chico funcionando e administrado por quem é do ramo. O empreendimento é uma ferramenta importante para alavancar o turismo no Baixo São Francisco, desde que não fique nas mãos de meros aventureiros. 

A Barra está pesada

A vereadora da Barra dos Coqueiros, Iracema de Mecenas, líder da oposição, recebeu ontem (21/01) em sua residência, os parlamentares contrários ao prefeito Alberto Macedo para tratar do início de um possível processo de cassação que está por vir. O impeachment do prefeito da Barra foi o tema central da reunião que contou com os vereadores Fernando Freitas, Marcelino, Adelmo, Carlinhos do Jatobá, Gueiga e Frankeline. O ex-prefeito Airton Martins, presente no encontro, garantiu que mais um vereador virá compor esse grupo, que passará a ter 8 integrantes, número suficiente para cassar o prefeito Alberto Macedo. 

Nada com isso

Sem ter nada com essa briga, o também ex-prefeito da Barra, Gilson dos Anjos, assiste, de camarote, o circo pegar fogo. Atual presidente da EMDAGRO, certamente vai começar a preparar o terreno para plantar a semente de uma possível candidatura no sulco criado por essa cisão de outrora aliados (Airton e Alberto). Matematicamente, nessa divisão, Gilson dos Anjos é o quociente perfeito para ganhar ou dar a vitória a um deles. Como se diz, quem planta colhe.

Bom Jesus dos Aflitos

O município de Gararu encerra neste domingo os festejos religiosos e sociais alusivos ao Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro dos pescadores e canoeiros de lá. Uma festa pomposa foi organizada pela prefeitura local, que após a pandemia voltou com força máxima. Bell Marques, Pablo e tantos outros caros artistas embalaram a galera. A prefeita Zete de Janjão comemorou à bessa, pois nunca se viu tanta gente na Praça de Eventos. À primeira vista, tá tudo bem e o povo feliz. Aflito, mesmo, só o glorioso Bom Jesus.

Sem fugir da raia 

O projeto “Cláudia Raia - Os Musicais”, elaborado por Renato Cesaretto Chiquito Eventos Culturais ME foi contemplado com mais de R$ 5 milhões no bojo dos quase 1bi do liberou geral decretado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. O projeto tem por objetivo a pesquisa, montagem e temporada de dois espetáculos encenados por Cláudia Raia. Enquanto isso, a turma da “arraia-miúda” segue morrendo na praia. Pelo Brasil afora, vários grupos folclóricos que usam bandinhas de pífanos, bacamartes ou apenas instrumentos de percussão continuam promovendo eventos culturais movidos, apenas, por iniciativa própria de cada um dos seus integrantes. 

Porto da Folha

O prefeito Miguel Feitosa (PSD) esteve com o governador Fábio Mitidieri (PSD) e tratou de algumas obras para o município do alto sertão sergipano. O asfaltamento da rodovia de acesso à SE-179, que vai do Trevo de Carmenildo/Lagoa da Volta/Linda França; a urbanização da Orla do povoado Ilha do Ouro e uma operação tapa-buracos na sede municipal foram as principais reivindicações apresentadas pelo prefeito. Antecipadamente, Miguel agradeceu pelo atendimento já manifestado pelo governador.

Circo dos horrores

A tragédia que se abateu sobre uma família que teve duas crianças mortas por um incêndio, atingiu, por extensão,  toda comunidade de Nossa Senhora do Socorro. Provocado pelo uso indevido de uma vela (a energia estava cortada), o sinistro ocorreu durante a madrugada, matando duas meninas de 3 e 5 anos de idade. Entretanto, mais ardente e cruel do que as chamas foram a insensatez e a falta de escrúpulo de algumas pessoas que tentaram conduzir a fatalidade para o campo político. Lamentável esse tipo de comportamento! Coisa de gente que merece queimar no quinto dos infernos!

Ciúme de você

De uns dias para cá, ninguém encontra fotos da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em atos promovidos pelo presidente Lula. Dizem, as línguas ferinas, que o motivo de tal sumiço decorre de um “cartão vermelho” que lhe foi aplicado pela primeira dama. A socióloga Janja, valendo-se da tal “psicologia feminina”, não quer a deputada batendo ponto, diariamente, no Palácio do Planalto. Como dizem os colunistas sociais, o babado é forte!

Agora foi que deu!

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o famoso Kakay, resolveu se insurgir contra o amigo e ministro do STF Alexandre de Moraes. Tudo por causa de uma besteira, uma coisa simples. O ministro determinou uma busca e apreensão no escritório do advogado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Para Kakay, a busca atinge todos os clientes, com a quebra do sigilo sagrado entre advogado e cliente. “É assim que se instala a arbitrariedade e o abuso contra o Estado Democrático de Direito”, disse Kakay. O pau que dá em Chico é o “merminho” que dá em Francisco. Melhor já ir se acostumando!

Acertem os ponteiros

Segundo o site “Goiás 24 horas”, o homem que quebrou o relógio trazido ao Brasil em 1808 por Dom João VI, que estava em exposição no Palácio do Planalto, foi identificado em um grupo de WhatsApp como sendo Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos (Claudinho), e já teria passagem pela polícia por roubo. Morador de Catalão, cidade de Goiás, é muito perigoso e residia na Vila Cruzeiro. Essa ficha foi passada por um denunciante, seu vizinho. e confirmada por uma irmã do meliante. Apesar de toda essa pista, a polícia ainda não conseguiu prender o marginal. Estranho, muito estranho!

Pensando bem

Em 22 dias, o Governo do presidente Lula já prendeu um índio, 238 idosos, 8 deficientes, 19 jornalistas, 45 crianças, 3 bebês, 104 empresários, 1 governador, 12 policiais, 1 secretário de segurança, 9 humoristas, 1.700 manifestantes e nenhum bandido.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp