Coluna Radar por César Cabral- 29 de janeiro de 2023

29/01/2023 07:12


Coluna Radar por César Cabral- 29 de janeiro de 2023

A renúncia de Katarina 

A delegada Katarina Feitosa não é mais vice-prefeita de Aracaju. Renunciou ao cargo para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira, 1° de fevereiro. Com a vacância, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), substituirá o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), sempre que necessário. 

Mensagem

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) irá participar da Sessão da Câmara de Vereadores na quarta-feira, dia primeiro, quando fará a tradicional leitura da mensagem do executivo, contendo o seu programa de Governo. Edvaldo não se envolveu na eleição da atual Mesa Diretora, apesar de que todos sabem que não teria nenhum motivo para declinar apoio ao presidente Ricardo Vasconcelos (Rede). Isto é, aparentemente…

Posse na Alese

O cerimonial da Assembleia Legislativa já preparou a solenidade de posse dos novos deputados estaduais, marcada para a tarde da quarta-feira, primeiro de fevereiro. Às 15h todos os eleitos tomarão posse e às 17h será realizada a eleição da Mesa Diretora, que terá Jeferson Andrade (PSD) como presidente e Garibalde Mendonça (PDT), vice-presidente. O atual presidente, Luciano Bispo (PSD), será o primeiro secretário.

Casa cheia

Quem acompanha as posses de deputados na Alese, avalia que o espaço será muito pequeno para a quantidade de pessoas que deverá comparecer à solenidade. Dos novos 24 parlamentares, muitos deles são líderes municipais e chegam à Casa pela primeira vez. Considerando-se as caravanas que estão sendo organizadas, a previsão é de que não haverá acomodação para todos os convidados. Como o evento será realizado à tarde, é mais prudente os amigos e correligionários dos empossados assistirem de camarote, em casa, pela TV Alese, que transmitirá tudo, ao vivo.

Pato presente

O deputado estadual Pato Maravilha (PL) tomará posse juntamente com os demais parlamentares. Se tiver alta hospitalar, será de forma presencial. Caso contrário, participará virtualmente da Sessão. Existe, também, a possibilidade de cumprir o ato regimental quando retornar a Aracaju, no gabinete do presidente. Essas alternativas estão sendo analisadas pela equipe da Alese que está cuidando da posse dos integrantes da próxima legislatura.

Troca de cadeiras

A partir da próxima quarta-feira haverá troca de cadeiras na Câmara Municipal de Aracaju e na Assembleia Legislativa. Na Câmara, a professora Sônia Meire (PSOL) assumirá a vaga da vereadora Linda Brasil (PSOL) que foi eleita deputada estadual. Na Assembleia, existe uma cadeira à deriva, pois com a saída de Jorginho Araújo (PSD) para a Casa Civil, o primeiro suplente, Sérgio Reis (PSD) deveria assumir. Todavia, ele foi nomeado para chefiar o Escritório do Governo, em Brasília.

Troca de cadeiras 2

Ocorre que, mesmo empossado, Sérgio tem sido estimulado para ficar deputado, pois, assim, estaria perto do seu eleitorado e poderia trabalhar melhor sua pré-candidatura a prefeito de Lagarto. Já o segundo suplente, Dr. Manoel Marcos (PSD), avalia se vale a pena renunciar ao mandato de vereador de Aracaju para assumir uma suplência de deputado, onde o titular deverá nomear quase todos os assessores. Além do mais, como suplente, perderá o mandato a qualquer momento, desde que o titular decida reassumir o cargo. E esse senta e levanta é constitucional e altamente previsível. E agora, doutor?

Falecimento

Faleceu, na última sexta-feira (27), em Propriá, o empresário José Hildebrando Souza, conhecido como Zé Hildebrando. Próspero comerciante, foi líder político local e vice-prefeito durante o mandato de Maria das Graças Nascimento, Dona Menininha. Zé, um homem sério e admirado por todos, faleceu em meio às festividades do Bom Jesus dos Navegantes, a maior festa do Baixo São Francisco. 

Na alça de mira

O juiz da Comarca de Propriá, Dr. Geilton Costa, afastou, por diversas irregularidades, os prefeitos dos municípios de Propriá, São Francisco, Telha e Amparo. Todos continuam nos mandatos mediante recursos junto ao TRE. O prefeito de Japoatã, Careca da Samam, único que se salvou da caneta do zeloso e competente magistrado, pode, também, estar com os seus dias contados. Corre à boca miúda que o Ministério Público já tem pronta uma Ação pedindo para afastá-lo do cargo. Segundo o "caboeta, tudo é só questão de dias, pois, a motivação é praticamente a mesma. Danou-se!

Ingratidão

Moradores de São Cristóvão estão "por aqui" com o prefeito Marcos Santana (MDB) que resolveu trocar o nome do Ginásio de Esportes Lourival Baptista. Lourival foi um dos mais respeitados políticos de Sergipe e iniciou a sua vida pública como prefeito da antiga capital, onde atuou como médico. A atitude do prefeito Marcos Santana é vista como um desrespeito à memória do grande estadista e maior político da antiga capital. A gratidão é um sentimento nobre e que está presente nas pessoas de bom coração.

Vai dar samba

"Ai, barracão… barracão de zinco!" Essa frase de um famoso samba brasileiro, pode dar rima em Poço Verde. Isso porque, uma aliança política está sendo construída para derrotar o candidato do atual prefeito Igor Oliveira, que sem poder ir à reeleição, busca, desesperadamente, um nome para substituí-lo. O vice-prefeito, Roberto Barracão, rompido com Igor, tenta fortalecer seu nome como candidato da oposição. Edna de Tonho de Dorinha, que está bem nas pesquisas, pode caminhar junto com o ele. Caso se entendam, o barraco é grande!

Todo mundo quer

A superintendência regional da CODEVASF é o sonho de consumo das lideranças locais do PT e PSB, partidos que montaram palanque para o presidente Lula, em Sergipe. Reuniões e mais reuniões estão sendo realizadas em Brasília entre os caciques, que buscam um entendimento nesse território. Valadares Filho e Márcio Macedo são os protagonistas dessa conversação. Haja papo!

Voto decidido

O senador Laércio Oliveira (PP-SE), anunciou que votará em Rogério Marinho para presidente do Senado. Atende a uma decisão do seu partido que decidiu apoiar o candidato do Partido Liberal. Como o Republicanos seguiu o mesmo caminho, a candidatura de Rogério ganhou corpo dentro do senado, ao contrário da Câmara dos Deputados, onde o atual presidente Arthur Lira não deverá ter, sequer, adversário.

Capela

A prefeitura de Capela está com edital aberto visando o preenchimento de cerca de 300 vagas nos quadros da prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Os salários chegam até R$ 10mil. Os interessados podem fazer inscrição até o dia 5 de fevereiro e obter todas as informações contidas no edital acessando o site www.institutoseprod.com.br 

Sob nova direção

Dentro de mais alguns dias, o BANESE terá nova diretoria. O economiário e ex-secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz assumirá a presidência do banco em substituição a Helom Oliveira. Profundo conhecedor do sistema bancário, Queiroz arrumou as finanças do Estado e chega bastante cacifado para colocar o “banco dos sergipanos” em outro patamar. A sua posse ocorrerá logo após a conclusão dos trâmites legais exigidos pelo Banco Central.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp