Coluna Radar por César Cabral - 5 de fevereiro de 2023

03/02/2023 11:35


Coluna Radar por César Cabral - 5 de fevereiro de 2023

Simples, assim

Antes de se dirigir à Assembleia Legislativa, onde faria a leitura da mensagem governamental no início dos trabalhos legislativos, o governador Fábio Mitidieri fez um "pit stop" no calçadão da rua João Pessoa e deu um trato nos seus pisantes, com o velho amigo Ailton Engraxate. A clientela vem desde a época em que Fábio era vereador de Aracaju e continuou durante o tempo em que esteve deputado federal. Esta foto retrata a fidelidade do cliente e a simplicidade de um homem público que, mesmo na condição de governador do seu Estado, não esquece das suas verdadeiras origens.

Valorização profissional

Essa fidelidade do político Fábio Mitidieri é repetida por muitos sergipanos que, tradicionalmente, vão ao centro da cidade para usarem os serviços desses profissionais. Infelizmente, o número de engraxates diminuiu consideravelmente em Aracaju. Também não se vê mais aquelas cadeiras de assento elevado e com forro de couro que davam um ar de alta qualidade ao profissional engraxate que a utilizava. Os tempos são outros e o tênis (que não se engraxa) tem contribuido para a diminuição da clientela. Por isso, engraxar sapatos é, antes de tudo, uma agradével viagem ao passado.

Glória Maria

A repórter Glória Maria, falecida recentemente, esteve pela primeira vez em Sergipe na década de 70. Ela veio fazer reportagens sobre Vaqueiros e Vaquejadas em Itabaiana e Porto da Folha. Sua matéria produzida com apoio do jornalismo da Tv Sergipe foi exibida com sucesso no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.

Emoções

Durante a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o presidente Jeferson Andrade pronunciou discurso carregado de muitas emoções. Ele chorou algumas vezes e fez o público se emocionar bastante quando relatou fatos históricos relacionados ao seu próprio pai, o conselheiro do TCE Ulices Andrade, ao ex-governador de Sergipe Marcelo Deda e ao ex-presidente da Câmara Federal Ulisses Guimarães. 

Nova pauta

Ainda sobre o discurso do deputado Jeferson Andrade, ficou clara a nova linha mestra das pautas da Assembleia Legislativa. Apoio aos programas de desenvolvimento econômico e social do governo do estado, mas com postura política de absoluta autonomia institucional. O deputado Jeferson Andrade ressaltou que os deputados defenderão sempre o interesse público, o bem-comum, as práticas e as instituições democráticas.

Tá na pauta

O Tribunal Regional Eleitoral julgará na próxima quinta-feira, 9 de fevereiro, o recurso da prefeita e vice-prefeita de São Francisco, Alba Nascimento e Desirê Hora, que tiveram os diplomas cassados pelo juiz da Comarca de Propriá, Geilton Costa. Acusadas de compra de votos, ambas serão afastadas imediatamente dos seus cargos, caso o TRE mantenha a decisão da Primeira Instância. 

E os outros?

Também estão na fila para julgamento, processos semelhantes que envolvem os prefeitos de Propriá, Telha, e Japoatã. Pelo andar da carruagem, esse "bloco" vai sair logo após o carnaval. Desses, apenas o de Japoatã pode ficar para a Quaresma. Mas, todos eles estão bastante fundamentados com argumentos e provas suficientes para a cassação definitiva dos mandatos dos citados gestores. Já o prefeito de Amparo, Franklin Freire, escapou por não ter havido denúncia contra ele.

Lula em Sergipe

Está sendo anunciada para o dia 15, a vinda a Sergipe do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. De passagem pelo nosso estado em outras oportunidades, o presidente ficou devendo algumas coisas ao povo sergipano. Isto porque, a turma esperou investimentos estruturantes de maior signficado, principalmente na época em que o compadre Marcelo Deda governou Sergipe. A expectativa é que essa frustração seja superada com esta nova visita. Caso o ministro da Infraestrutura, Renan Filho, libere, realmente, os R$ 250 milhões para conclusão da BR-101, essa dor de cotovelo vira coisa do passado. Que tenhamos menos blá-blá-blá e mais din-din.

Lugar na Mesa

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) marcou um tento e tanto, em Brasília, ao carimbar o seu lugar na Mesa Diretora para o biênio (2023-24), como primeiro-secretário, cargo bastante disputado entre os parlamentares. Dessa forma, o senador sergipano demonstra que o episódio do ano passado, quanto votou a favor do orçamento secreto, já está superado. Como primeiro-secretário do senado, vai desembarcar em Aracaju, no próximo dia 15, em lugar de destaque ao lado do presidente Lula. Será a primeira vez que estará frente a frente com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), seu adversário direto na eleição recente, de 2022.

La même chose

A eleição da presidência do senado foi marcada pelos mesmos ritos e vícios de pleitos passados. Há exatos dois anos, muito se falou sobre as manhas e artimanhas usadas pelo Rodrigo Pacheco para eleger-se no cargo. O tempo passou e nada mudou. Pelo contrário, até se aperfeiçoou. O toma lá dá cá ocorreu sem nenhuma cerimônia, principalmente entre alguns senadores que, na eleição passada, agiram como "puritanos" e repudiaram similares conchavos. Ledo engano! Estamos falando de uma Casa de iguais.

Se avexaram

O deputado estadual Luciano Bispo (MDB) e o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) já colocaram os seus nomes como prováveis candidatos ao senado em 2026. O anúncio precoce de ambos já está fazendo um tremendo burburinho nas suas bases eleitorais (Itabaiana e Lagarto). Apesar de todo o rebuliço, não falta quem os veja como "cavalos paraguaios", pois ainda temos muito chão pela frente. Seja qual for a linhagem, largar na frente é bem melhor do que na rabeira. Disso, ninguém duvida.

Linda demais

A deputada estadual Linda Brasil (Psol), de fato, fez a diferença no dia da sua posse, na Alese. Primeira deputada trans, a ex-vereadora caminhou da Câmara Municial de Aracaju até a Assembleia Legislativa, trajando um bem trabalhado vestido "vermelho cheguei", à frente de um verdadeiro cortejo típico de lavagem de escadaria de igreja baiana. Uma festa, realmente, pra orixá nenhum botar defeito. Ao som de atabaques e gritos de guerra, a exuberante Linda mostrou que, de fato, é uma deputada diferente. E para não fugir à regra, já como deputada empossada, diferentemente de todos, foi a única a não votar na chapa da Mesa Diretora, preferindo abster-se.

Troca de cadeiras

Para tomar posse como deputada, Linda Brasil renunicou ao mandato de vereadora de Aracaju. Em seu lugar já tomou posse a professora Sônia Meire, também do Psol. Feminista e envolvida no movimento de mulheres de Sergipe, Sônia Meire atua em defesa da luta por moradia, tanto que em 2016 liderou uma invasão à sede da Câmara Municipal de Aracaju, organizada por trabalhadores sem teto.

Troca de cadeiras 2

Como o deputado estadual Jorginho Araujo (PSD) assumiu a secretaria da Casa Civil, o vereador de Aracaju Manoel Marcos (PSD) já está de mala pronta para mudar-se para a Assembleia Legislativa, caso o suplente Sergio Reis (PSD) prefira continuar chefiando o Escritório do Governo do Estado, em Brasília. Para o lugar de Manoel Marcos, a Câmara de Vereadores deverá convocar Zezinho do Bugio. Caso isso aconteça, Bigode do Santa Maria entrará na Justiça requerendo a vaga, alegando que como Zezinho deixou o PSD, não tem direito a suceder o titular. Em 2016, o vereador Sargento Vieira perdeu a vaga pelo mesmo motivo.

Um detalhe

Para assumir uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa, na condição de suplente, o vereador Manoel Marcos (PSD) não precisará renunciar ao seu mandato, tal como fez a vereadora Linda Brasil (Psol), que se tornou deputada de forma definitiva. Uma decisão do SFT permite que parlamentar efetivo ao assumir outro parlamento, como suplente, apenas se afaste, temporariamente, da sua titularidade de origem. Deu pra entender ou precisa chamar o desenhista?

Alvoroço

O Diáro Legislativo (da Alese) voltou a circular na última sexta-feira, 3 de fevereiro, trazendo atos da Mesa Diretora, a exemplo de exonerações e nomeações. Se a primeira edição dessa nova fase do DL causou muito burburinho nos corredores, a edição de amanhã, 5 de fevereiro, deverá vir bastante recheada com portarias assinadas pelo novo presidente, deputado Jeferson Andrade (PSD). Apesar de ser um fato normal quando há mudança de gestão, esse "alvoroço" todo até que faz sentido. Afinal, há oito anos que a Casa estava sendo presidida pelo deputado Luciano Bispo e, evidentemente, algumas mudanças deverão ocorrer, naturalmente.

O que é que a gente faz com ele?

Até agora, a prefeitura de Propriá não decidiu o que fazer com as ruínas do Hotel Velho Chico que foi cedido pelo Governo do Estado, em forma de comodato, no final do ano passado. Sem ter onde cair morta, a prefeitura não consegue pagar em dia os seus funcionários e coloca no prego faturas e mais faturas de seus fornecedores. Acumulando dívidas, a prefeitura não tem recursos para reerguer e tocar o tradicional hotel. Do jeito que está, o Velho Chico é um verdadeiro peito de homem: não serve pra nada!

Cabeça oca

Enquanto o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, inicia uma ação governamental nunca vista para acabar com a indesejada "cracolândia",na capital paulista, aqui, em Aracaju, continuam existindo alguns pontos preferidos pelos dependentes e usuários de drogras, que fazem uso de entorpecentes a céu aberto e em plena luz do dia. Como são locais públicos, ninguém tem o direito de desconhecer as suas existências. Todavia, é um contrassenso alguém cobrar ações governamentais contra as chamadas "cracolândias" e apoiar quem defende a liberação das drogas. Coisa de quem tem coisa na cabeça!

O povo fez a festa

A tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, de Propriá, novamente pontificou como a maior da região do Baixo São Francisco. A devoção do povo propriaense sempre faz a diferença. Este ano, não foi diferente. A Igreja Católica juntamente com a população cuidou da sua organização e realizou uma vasta programação durante o mês de janeiro. A novidade ficou por conta da Romaria que levou a imagem do Bom Jesus a vários povoados e cidades circunvizinhas. Missas e atos religiosos marcaram a devoção do povo beiradeiro. Durante a procissão fluvial, os quatros mastros erguidos na chamada "rua da Frente" realizaram uma verdadeira competição de forgos de artifício. Um espetáculo que tradicionalmente ocorre às margens do rio São Francisco. Dentre tantos moradores que se empenharam no sucesso da festa, palmas para a professora Andréa Costa e Vicente do Mastro, exemplos de dedicação, fé e religiosidade marcantes.

Novo acadêmico

O advogado Franklin Ribeiro é o novo imortal da Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desportos (APLCAD). A posse aconteceu ontem (4/02), em solenidade realizada na sede da Câmara Municipal de Propriá, em solenidade presidida pelo imortal Joaquim Feitosa, presidente do Sodalício de Propriá.

Preocupação

As eleições de 2024 já estão trazendo preocupação para o prefeito de Poço Verde, Igor Oliveira, e o seu grupo. Segundo um fonte bem próxima do atual mandatário, pesquisa de consumo interno mostra a liderança de Edna de Tonho de Dorinha,  de forma bastante acentuada. Pelo visto, essa preocupação só tende a aumentar. A moça é muito carismática.

Forró na praia

Os empresários de hotéis de Aracaju sugerem ao Governo do Estado e prefeitura da capital que os festejos juninos deste ano sejam realizados durante todo o mês de junho, tradicional período dos folguedos nordestinos. Todavia, é preciso lembrar que o turismo ocorre de janeiro a dezembro e que Sergipe, como o "país do forró", não pode exibir a sua arte e cultura regional apenas no período junino. O turista que vem a Sergipe em outros meses do ano quer saborear as nossas guloseimas e ouvir forró pé de serra, que temos do bom e do melhor. Portanto, de janeiro a janeiro, pelo menos de quinta a domingo, devemos manter o forró na Orla de Atalaia. Bom para o turista, bom para a rede hoteleira e melhor, ainda, para os forrozeiros. Mirem-se na praia de Iracema, do Ceará.

 

 


 


 
  
 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp