Coluna Radar por César Cabral - 12 de fevereiro de 2023

12/02/2023 06:22


Coluna Radar por César Cabral - 12 de fevereiro de 2023

Lula em Sergipe

O presidente Luís Inácio Lula da Silva desembarca em Aracaju na próxima quarta-feira, dia 15 de fevereiro. A sua vinda foi intermediada pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, o sergipano Márcio Macedo. O presidente virá acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e será recepcionado, ainda no aeroporto, pelo governador Fábio Mitdidieri e autoridades sergipanas. Lula vem para vistoriar as obras da BR 101 e tratar das pautas solicitadas pelo Governo de Sergipe, a exemplo do Canal de Xingó, duplicação da BR-235, construção da Ponte Neópolis/Penedo e, finalmente, conclusão da interminável duplicação da BR-101. O deputado estadual Luciano Bispo (PSD) defende que, nesta pauta, também seja incluída a construção de uma nova ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros.

Socorro de fato

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu anular os votos para vereador de N. S. do Socorro dos partidos AVANTE e PSB, por descumprimento da quota de mulheres, prevista na legislação eleitoral. Com isso, perdem os mandatos os vereadores Pastor Joanan e Pastor Robson. Processo similar envolvendo o PP de Socorro está prestes a ir a julgamento, nos próximos dias. Caso a decisão seja idêntica, perderão os mandatos os vereadores Elmo Paixão e Eliel Filipe. Isso ocorrendo, todos os votos para vereador obtidos pelos partidos AVANTE, PSB e PP serão considerados nulos e haverá nova recontagem para a distribuição das cadeiras na Câmara Municipal. A princípio, a tendência é que a oposição passará a ter sete vereadores. 

Dos fatos

Essa questão de quota de mulheres tem sido uma dor de cabeça para quase todos os partidos em todo o Brasil. A “obrigatoriedade” de formar chapas com participação de mulheres tem levado, muitas das vezes, a utilização do famoso “pega na rua”, apenas e tão somente para cumprir a Lei. Quase sempre, são candidatas sem nenhum perfil partidário e muito menos com vocação política. Todo mundo sabe, ninguém é tão menino. A culpa é da própria Lei que ao invés de garantir o direito à mulher de se candidatar quer, na verdade, obrigá-la a tal investidura. Um verdadeiro estupro à sua liberdade de escolhas, bandeira de luta de vários movimentos sociais. É isso aí.

Aparências, nada mais

Faltando mais de um ano para as eleições municipais, os pré-candidatos a prefeito começam a dar as caras na mídia, procurando, naturalmente, ocupar espaços. Em Aracaju, alguns nomes já estão sendo ventilados com esse propósito. Como quem não é visto não é lembrado, evidentemente que alguns “pré” estão, na verdade, valorizando o passe, como se diz no futebol. Alguns, até, se contentarão com uma possível candidatura a vice. Na pior das hipóteses, chegarão a uma eleição para vereador com os nomes com muito mais visibilidade perante o eleitorado. Que ninguém se iluda, tem gente plantando o nome somente para aparecer. É o que parece ser.

Sem defesa

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe manteve os mandatos da prefeita e vice-prefeita de São Francisco, Alba Nascimento e Desiré Hora, respectivamente. Ambas haviam sido cassadas no dia 17 de agosto de 2022 pelo juiz eleitoral, Dr. Geilton Costa, da 19ª zona eleitoral, Comarca de Propriá, sob a acusação de abuso de poder econômico e compra de votos. O recurso foi julgado na última quinta-feira (9/02) e lhes foi favorável pelo placar de 7x0. O advogado contratado pela coligação “Unidos Por São Francisco”, que faria a sustentação oral pela manutenção da decisão de primeira instância, não compareceu. Alegando motivo de saúde, tomou doril e… sumiu!!

O Bloco dos Sujos 

Sérgio Cabral, condenado a quase 500 anos de prisão (brincadeira, né), foi solto na última quinta-feira, 9 de fevereiro. Em pleno clima carnavalesco, lá vai ele assistir ao desfile das escolas de samba, de camarote. No pé, além do samba enredo, vai carregar uma tornozeleira, adereço bem apropriado para o maior ladrão (segundo a Justiça) deste país. Vai ser mestre-sala do Bloco dos Sujos, com certeza. É lá que estarão muitos dos seus comparsas, os quais, igualmente soltos e com os bolsos cheios de dinheiro, irão fazer coro entoando a tradicional marchinha “Me Dá Um Dinheiro Ai”. 

Posse na UFS

O professor Antônio Álvaro de Carvalho tomará posse amanhã (13-02) como membro do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Sergipe, como representante do presidente Luis Inácio Lula da Sila. O ato de posse será às 9h, no gabinete do magnífico reitor da Universidade Federal de Sergipe.

Mudanças no TRE-SE 

A desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos tomou posse como membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, durante a sessão realizada na última sexta-feira (10/02). A nova integrante da Corte foi saudada pelo juiz Marcos de Oliveira Pinto, que discorreu sobre a sua extensa folha de serviços prestados ao judiciário sergipano, desde as suas passagens como juíza das Comarcas de Pacatuba, Frei Paulo, Boquim e Aracaju. Também na mesma sessão, a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva foi eleita, por aclamação, para exercer a Presidência do TRE-SE até fevereiro de 2024, em substituição ao desembargador Roberto Porto.  

Nova avenida 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) deu o pontapé inicial para a construção de uma nova avenida na zona sul de Aracaju. Margeando a foz do rio Sergipe, a nova artéria terá 3 km e irá do farol da Coroa do Meio até as imediações do shopping Riomar. A nova artéria deveria contar com uma nova ponte de acesso à avenida Beira Mar, pois a tendência é piorar o que já está ruim, naquela interseção. Quase sempre, engarrafamentos gigantes são registrados diariamente. Fica a dica.

A Barra é uma barra

E por falar em ponte, já passou da hora das autoridades mergulharem de cabeça na construção de uma nova ponte para a Barra dos Coqueiros. A única existente, a construtor João Alves, começa a ficar pequena para o fluxo diário de veículos que por ela atravessa. Isso sem falar nos tumultuados acessos na região do Mercado, em Aracaju. A pequena ponte existente ao lado do terreno da Fasouto é infinitamente incapaz de atender à demanda que vem da Barra e do complexo Taiçoca. Tudo desemboca por ali. Sugere-se que a prefeitura faça a desapropriação do citado terreno para construção de nova ponte e alças pertinentes. Isso é coisa para ontem.

Camarão dorminhoco

Diz o ditado que “camarão que dorme, a água leva”. O grupo empresarial Coringa, de Arapiraca, manteve contato com o Governo de Sergipe e decidiu instalar uma unidade beneficiadora de arroz, em Neópolis. A usina vai gerar emprego e renda para o município, mesmo com os naturais incentivos fiscais ofertados. Os políticos de Propriá dormiram de touca e perderam mais uma  oportunidade para o crescimento local. Enquanto o prefeito Valberto Oliveira pediu e recebeu a sucata do Hotel Velho Chico, Neópolis vai ganhar uma empresa que vai impulsionar riqueza e emprego. 

Marias e Marianos

São legiões formadas por homens e mulheres que frequentam igrejas e desfilam nas procissões católicas ostentando cordões em volta do pescoço com cores distintas, conforme a categoria. O prefeito de Canindé, Weldo Mariano (PT), terá que dar explicações ao Ministério Público sobre a denúncia de que existe uma legião de “Marias e Marianos” ocupando cargos em comissão, configurando-se nepotismo e apadrinhamento político. No mesmo pacote, estão anexadas supostas irregularidades na pasta da Educação, ocorridas durante o ano passado. 

Carnaval cancelado

Bastou o Ministério Público de Contas alertar para a Resolução nº 295, do TCE-SE, que considera inadimplente o município que houver pendente o pagamento de quaisquer direitos ou benefícios remuneratórios de servidores públicos do quadro ativo ou inativo, tais como salário e décimo terceiro, para que a prefeitura de Canindé do São Francisco cancelasse a realização do carnaval. Também é considerado inadimplente o município que deixar de repassar à previdência social, no prazo e na forma legal, as contribuições devidas em razão de seus servidores. Pelo sim, pelo não, a prefeitura recolheu o trio elétrico e dispensou as bandinhas de frevo. 

Dom Genivaldo

A ordenação de Dom Genivaldo, novo Bispo de Estância, ocorreu na tarde de ontem (11/02) em solenidade ocorrida no Ginásio Constâncio Vieira, que ficou pequeno para o grande número de católicos que lá compareceram. O ato foi presidido pelo arcebispo emérito de Aracaju, Dom Lessa, que também celebrou a Missa festiva. A primeira Missa a ser celebrada por Dom Genivaldo, em Estância, será no próximo dia 25 de fevereiro. 

Transporte grátis

O prefeito de Nossa Senhora das Dores, Mário da Natclin, esteve reunido com secretários municipais e uma comissão de estudantes universitários que estudam em Aracaju, e decidiu que a partir de março o transporte estudantil para a capital será totalmente gratuito. Até então, a prefeitura vinha arcando com 75% desses custos e doravante o transporte será 0800 para todos os universitários dorenses. 

Tá com tudes

O STF formou maioria na última sexta-feira (10/02) pela derrubada da Lei estadual de Rondônia que proíbe o uso de linguagem neutra na grade curricular, no material escolar e didático de escolas públicas e privadas e em editais de concursos públicos. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal acompanhou o relator, ministro Edson Fachin.

Dia da camisinha

Criado nos Estados Unidos, em 2008, amanhã, 13 de Fevereiro, é o Dia Internacional do Preservativo, uma iniciativa com o objetivo de incentivar o uso consistente e correto do preservativo nas relações sexuais. Como estamos no período carnavalesco, a data não poderia cair em época melhor para a realização de campanhas educativas. O Dr. Almir Santana, certamente, irá colocar o seu bloco na rua, tal como faz há vários anos.

 






Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp