Coluna Radar por César Cabral - 26 de fevereiro de 2023

26/02/2023 06:39


Coluna Radar por César Cabral - 26 de fevereiro de 2023

Mudança fantasma

Deputados e senadores estão recebendo neste início de ano cerca de R$ 40 milhões, cuja verba tem como justificativa uma situação que nem sempre bate com a realidade. Os recursos são para “ajudar” na mudança dos parlamentares eleitos ou que retornam aos seus estados de origem, após encerramento dos mandatos. Um número bastante considerável dessa turma permanecerá em Brasília, mas, nem por isso deixará de receber essa mamata. São 5 senadores e 280 deputados federais que se fingem de mortos para embolsar essa grana que, mesmo sendo “legal”, não cheira bem. Todos permanecerão onde estão e não mudarão sequer de partido, quanto mais de domicílio. Um picolé de graviola para aquele que abrir a boca para refugar essa muda. 

Prefeito afastado

O juiz da Comarca de Canindé de São Francisco, Paulo Roberto Fonseca Barbosa, atendendo pedido do Ministério Público Estadual, afastou na última sexta-feira (24/02) o prefeito Weldo Mariano (PT), por 60 dias. Contra ele pesam diversas acusações de irregularidades cometidas na área educacional envolvendo reformas de escolas, merenda e transporte escolar. Além do mais, o prefeito também é acusado de nepotismo e atraso do pagamento de servidores e fornecedores. A partir de amanhã (27/02), Canindé será administrado por uma Junta Administrativa formada por técnicos do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. O vice-prefeito não poderá assumir, pois o afastamento do titular se deu por questões administrativas. 

Careca de cabelo em pé 

Na última sexta-feira (24/02) o Ministério Público Estadual, através do GAECO e da 2ª Promotoria de Justiça de Neópolis, realizou uma operação no município de Japoatã com o objetivo de cumprir mandado judicial expedido pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Neópolis. A operação teve como alvo a sede da prefeitura de Japoatã, onde foram apreendidos vários documentos e computadores essenciais à investigação de suposta prática de nepotismo patrocinadas pelo prefeito Cláudio Dinísio Nascimento, o Careca. da Samam. O caso é sério!

Novos vereadores

A partir de amanhã (27/02), o município de Nossa Senhora do Socorro passará a ter dois novos vereadores, em virtude da retotalização dos votos decorrente da anulação de todos os votos dos partidos Avante e PSB, na eleição de 2022. Com isso, perderam os seus mandatos os vereadores Pastor Joanan e Irmão Robson. Em seus lugares, serão empossados Lalo (Cidadania) e João Mochila (PP), que já ocupa o cargo na condição de suplente. Dos dois, apenas Lalo fará parte da bancada de oposição, que passa a contar com 6 dos 21 parlamentares da Câmara Municipal. Trocando em miúdos, o prefeito Padre Inaldo continua com esmagadora maioria na Casa.

Governo Itinerante

Aniversariante da última sexta-feira 24/02, o governador Fábio Mitidieri realizará amanhã, segunda (27/02), a primeira edição do Governo Itinerante, no município de Boquim, terra natal da sua família. Das 9h às 15h, o governador estará despachando na sede da prefeitura local, que será transformada em sede de Governo. Outras sedes de órgãos municipais abrigarão entidades e secretarias estaduais para avaliar as demandas da região. Nesse primeiro momento, Fábio Mitidieri fará a assinatura da ordem de serviço para a restauração da rodovia SE-282, no trecho Boquim/Estância, com extensão de 25,5 km. Fábio pensa em realizar, mensalmente, ações semelhantes em outras regiões do estado.

Bomba

Por determinação do ministro da Justiça, a Polícia Federal vai reabrir as investigações do caso da morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (Psol), assassinada a tiros juntamente com o seu motorista Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018. A expectativa dos simpatizantes e familiares da vereadora é que a investigação descubra o(s) mandante(s) do brutal assassinato, acabando, de vez, com a terrível dúvida que atormenta todos. Há quem aposte que uma verdadeira bomba está prestes a explodir.

Mais bomba

O deputado federal Mário Frias (PL-SP) publicou no seu twitter que conseguiu as assinaturas necessárias  para implantar a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar os atos do dia 8 de janeiro. Segundo o parlamentar, foram 171 deputados federais e 27 senadores que assinaram o requerimento. Por se tratar de uma CPMI, a sua instalação é automática e independe da vontade dos presidentes da Câmara e do Senado. De acordo com o Regimento do Congresso Nacional, a formação de CPMIs é automática quando requeridas por ⅓ da Câmara e ⅓ do Senado. 

Mais bomba 2

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também comemorou o número de assinaturas para a instalação da CPMI e disparou várias mensagens através do seu twitter. A parlamentar disse que esse feito é uma vitória do povo brasileiro e afirmou que tem muita gente sem dormir desde a última sexta-feira, 24. Dos onze parlamentares sergipanos, apenas os deputados federais Ícaro de Valmir (PL-SE) e Rodrigo Valadares (UB-SE) assinaram o requerimento. O presidente Lula é contra a CPMI, pois acredita que irá atrapalhar a reforma tributária. 

Sob nova direção

E o MDB mudará de comando em Sergipe nos próximos dias. Tudo já está combinado com a direção nacional do partido e os novos comandantes. O objetivo é reestruturar o MDB, tanto na capital quanto no interior, a fim de que o mesmo volte a ter representantes na Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais. O primeiro desafio é formar um quadro competitivo para eleger vereadores em Aracaju e no interior. Este é o pensamento do deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), presidente da ALESE, cotadíssimo para comandar o MDB sergipano. Histórico emedebista, Jackson Barreto não fará parte desse rejuvenescimento. 

É muita gente

O Tribunal de Contas julgou irregulares as contas da prefeitura de Siriri, referentes ao exercício de 2017. Entre as irregularidades praticadas pelo prefeito José Rosa, o excesso de pessoal foi gritante. Abarrotada de servidores, a prefeitura tinha gente saindo pelo ladrão. A Lei de Responsabilidade Fiscal parece não existir por lá. Coisa de louco!

Nova orla

Empolgado com o sucesso do carnaval, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, anuncia uma série de obras estruturantes que estão em andamento e aguarda, ansioso, o pontapé para a revitalização da chamada “rua da Frente”. Pelo projeto, tudo será modificado e humanizado desde o estaleiro de H. Dantas até as imediações da ponte Construtor João Alves.  Segundo o prefeito, a Barra ficará de cara nova.

Salvem a ponte

A ponte Construtor João Alves (Aracaju-Barra) há muito que está abandonada pelo Governo do Estado. Sem aquela iluminação colorida e com o mato campeando nas margens das pistas, o cartão postal que tanto orgulha os sergipanos aos poucos transformou-se numa passarela assustadora nas noites sem lua. Diante do abandono, as prefeituras de Aracaju e da Barra dos Coqueiros bem que poderiam cuidar desse patrimônio que serve, primordialmente, aos moradores dos dois municípios. Fica a dica.

Tem boi na linha

Indicada pelo deputado federal João Daniel (PT-SE), a advogada Rose Rodrigues teve o seu nome aceito pelo presidente Lula para assumir a direção nacional do INCRA. Entretanto, a coisa esfriou e a indicação foi rifada em decorrência de uma quebra de braço entre correntes petistas. Comenta-se à boca miúda que o Secretário-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, está por trás dessa “reforma”. De concreto, o que se sabe, na verdade, é que o PT está rachado em Sergipe. O exemplo está aí, só não ver quem não quer.

Nem um nem outro

E por falar em PT, o Partido dos Trabalhadores não terá nenhum cacique candidato a prefeito de Aracaju, no próximo ano. Pelo andar da carruagem, tanto Márcio Macedo quanto Eliane Aquino, lembrados insistentemente pelos militantes, não demonstram a mínima vontade de largarem seus cargos em Brasília para enfrentar essa empreitada. Já o senador Rogério Carvalho (PT-SE) planeja continuar em Brasília e colocar o seu mandato à disposição dos prefeitos visando as eleições estaduais de 2026.

Descendo a madeira

Dados divulgados pelo INPE na última sexta-feira (24/02) apontam que, até o dia 17 de fevereiro, 209 km2 foram desmatados na Amazônia. Segundo o Instituto, este é o maior patamar de desmatamento para o mês em toda a série histórica, que teve início a partir de 2015. O fechamento total do mês de fevereiro será divulgado no próximo dia 3 de março. Cadê aquela turminha que diz defender a Amazônia?  Em duas semanas, o desmatamento da Amazônia bateu o recorde para fevereiro e, até agora, ninguém ouviu o som da motosserra. Como é que podem dormir com um barulho desse?

Anote aí

O Brasil registrou a abertura líquida de 156,5 mil empresas em janeiro. Ao todo, o país abriu 357,9 companhias no mês passado. Outras 201,4 mil foram fechadas. O saldo de janeiro representa queda de 23,1% sobre igual período de 2022, quando foram criados 203,5 mil novos negócios. O menor ritmo sinaliza para um desaquecimento da economia. Os dados foram divulgados na 5ª feira (23/02) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Começou

Para quem pensava que isso era história de pescador, é melhor já ir se acostumando. O juiz de Direito de São Paulo, Fernando Antônio de Lima, determinou que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de uma mulher devedora de R$ 3 mil fosse suspensa pelo período de um ano como forma de forçar o cumprimento de uma obrigação de quitação da dívida e reparação de danos morais. Segundo o magistrado, a decisão foi tomada porque o STF permite que os juízes adotem tais medidas como meio de garantir que as ordens judiciais sejam cumpridas. 

Festival de micos

Durante a visita do presidente Lula a Sergipe, muita gente teve que usar “saia justa” mesmo que o cerimonial tivesse sugerido traje esporte. Em Maruim, local escolhido para a solenidade, vários jornalistas e radialistas foram obrigados a ficar distante do dispositivo, dificultando sobremaneira o trabalho dos fotógrafos e cinegrafistas. Teve autoridade estadual convidada a se retirar do local por ferir a ordem de precedência.  Para completar o cardápio, durante o jantar na casa do ex-deputado Luis Mitidieri, um prefeito bastante conhecido foi obrigado a trocar de lugar e deixar a mesa onde estava o presidente. Nesses casos, o negócio é não perder a pose para não estragar a foto.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp