Coluna Radar por César Cabral - 12 de março de 2023

12/03/2023 06:36


Coluna Radar por César Cabral - 12 de março de 2023

Olha a bomba!

Em junho de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL), com apoio do Congresso, implementou a redução do teto do ICMS para diminuir o preço dos combustíveis, telecomunicações e energia elétrica. Como os governadores perderam dinheiro com a mudança, 13 Estados estão aumentando a alíquota modal do ICMS para compensar as perdas de arrecadação. Sergipe registrou o maior avanço do imposto: subiu o ICMS de 18% para 22%. A medida será implementada a partir de abril de 2023.

Queiroz no BANESE

Finalmente, o Banco Central referendou o nome do economista Marco Antônio Queiroz para ocupar o cargo de presidente do Banco do Estado de Sergipe. Funcionário de carreira da CEF, onde já foi superintendente regional de Sergipe, é um técnico bastante competente e experiente. De fala mansa e muito tranquilo, organizou as finanças do Estado de Sergipe, enquanto esteve secretário da Fazenda, possibilitando, entre outras coisas, o pagamento dos servidores públicos dentro do mês trabalhado. Fábio Mitidieri acertou na mosca, ao escolhê-lo.

Federação União Progressista

A formação de uma Federação de Partidos envolvendo o Progressistas e o União Brasil coloca dentro do mesmo balaio duas lideranças que aspiram patamares bem mais altos. O senador Laércio Oliveira (PP-SE) e o ex-deputado André Moura (União Brasil) são, de fato, pretendentes a voos mais altos nas eleições de 2026. Todavia, nesse céu de brigadeiro surge uma figura que tem uma excelente autonomia de voo que atende pelo nome de Cristiano Cavalcante (UB). Deputado estadual mais votado na última eleição, com 45.314 votos, o atual líder do Governo já trabalha visando se acomodar no mesmo espaço aéreo.  

Bandeira em Brasília

O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Sergipe, João Augusto Bandeira de Mello, toma posse, na próxima quarta-feira, 15/03, como presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, em solenidade que será realizada no auditório do Tribunal de Contas da União, às 17h e 30min. O evento contará com a presença de grandes figuras do mundo jurídico de Sergipe e do Brasil.

A Casa caiu, novamente

A Casa Lar, entidade mantida pela secretaria municipal de Ação Social de Propriá, criada para acolher crianças vítimas de maus tratos, mais uma vez frequentou as páginas policiais por ter atuado, exatamente, ao contrário dos seus reais objetivos. Na última quarta-feira 8/03, o juiz Geilton Costa Cardoso recebeu uma denúncia anônima e foi pessoalmente, acompanhado de um policial militar, conferir a veracidade dos fatos. Para a sua perplexidade, uma criança foi encontrada atrás das grades em situação humilhante e desassistida. Duas servidoras foram levadas para a Delegacia, onde prestaram depoimentos e foram liberadas.

A Casa dos horrores

No início deste ano, a secretária municipal de Ação Social, Karine Feitosa, e mais duas servidoras da Casa foram afastadas das suas funções por motivo bastante parecido. Vinte dias depois, o Tribunal de Justiça de Sergipe acolheu recurso interposto por elas e concedeu-lhes o direito de retornarem aos respectivos cargos. Lamentavelmente, novas cenas de maus tratos contra uma criança que precisa de acolhimento foram constatadas pelo próprio juiz da Comarca. A população de Propriá está horrorizada com tanto horror. Coisa horrorosa!!!

Lista enorme

O presidente Lula lançou na última sexta-feira 10/03, a plataforma “Mão à Obra”, com o objetivo de mapear as obras que estão paralisadas no país e que precisam ser retomadas. A definição das demandas para alimentar a ferramenta é de responsabilidade dos prefeitos e gestores, que terão prazo até o dia 10 de abril para fornecer as informações. Se o presidente conseguir retomar e concluir a BR-101, em Sergipe, já está de bom tamanho, pois valerá por um punhado de outras tantas.

Luiz Fonseca

Depois de bater na trave na última eleição para deputado estadual, quando lhe faltaram apenas 316 votos para a sua eleição, Luiz Fonseca tem o seu nome lembrado para ser candidato a prefeito da terra da laranja, no próximo ano. Ex-prefeito e membro de uma das mais tradicionais famílias da região centro-sul, Luiz está sendo encorajado por correligionários para aceitar o desafio. É um nome que conta com a simpatia do governador Fábio Mitidieri (PSD).

Torcida única

Ao que parece, este deve ser o caminho das autoridades esportivas para diminuir o quanto possível as brigas de torcidas nos estádios de futebol. Como no Brasil não existe Lei específica para punir, de forma rigorosa e imediata, os delinquentes que, rotineiramente, causam badernas nos campos de futebol, talvez, o jogo de torcida única seja a melhor saída. O que não pode é o verdadeiro desportista ser privado de ir ao estádio por receio de ser atacado por um “torcedor” do time adversário. Essa selvageria não condiz com o século XXI. E se, mesmo assim, a violência não for contida, que os jogos de futebol passem a se realizar com portões fechados e se transformem em meros programas de televisão. 

Gustinho na Frente

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), empossou a nova diretoria para o biênio 2023-2024 tendo na presidência o deputado federal Pedro Lupion. (PP-PR). O deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) é o coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística. A FPA é uma entidade associativa, que defende interesses comuns, constituída por representantes de todas as correntes de opinião política do Congresso Nacional, onde possui 300 deputados federais e 44 senadores. O seu objetivo é estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional.

Lero-lero

Durante a reunião de prefeitos com o presidente Lula, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), ao fazer uso da palavra, ficou rodeando e contando histórias, antes de entrar nos “finalmente”. Foi preciso o presidente puxar o freio de arrumação e, de forma sutil, acabar com o enchimento de linguiça. Uma saia justa desnecessária.

Rotas do sertão

Finalmente a rodovia que liga Porto da Folha/Lagoa da Volta/Rodovia SE-179 (que vai de   Niterói a Vaca Serrada) será pavimentada. O governador Fábio Mitidieri atende pedido do prefeito Miguel Feitosa, de Porto da Folha, com aval do deputado estadual Jeferson Andrade. O trecho da SE-200, que vai de Gararu a Porto da Folha, está praticamente concluído. A prefeita de Gararu, Zete de Janjão, ouviu do governador Fábio Mitidieri a informação de que a rodovia SE-106, que liga os povoados Jibóia a São Mateus, será pavimentada. As obras começarão ainda neste ano.

Pitaco do Jorge

Para o ex-deputado estadual Jorge Araújo, esse trecho que será pavimentado deve começar em Feira Nova, passando pelo povoado Mezinhas. Para ele, essa rota irá beneficiar um número bem maior de sergipanos que trafegam por aquela região. Tá certo e faz sentido.

Caras novas no MDB

Provavelmente, ainda no decorrer deste mês de março, o MDB sergipano mudará de comando. As tratativas com a direção nacional estão praticamente concluídas, faltando apenas alguns ajustes como, por exemplo, a data do batimento do martelo com o anúncio da nova executiva estadual. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), é quem irá comandar o MDB sergipano. A prioridade é fortalecer a legenda em Aracaju e no interior do estado, visando as eleições municipais..

Aldo Popular

Esse é o nome do popularíssimo prefeito de Porto Real do Colégio, nas Alagoas. Reeleito na última eleição, Aldo Popular (MDB) goza de uma popularidade incrível naquele município. A cidade está bem cuidada, os servidores com salários pagos dentro do mês e os fornecedores não têm do que reclamar. Como do outro lado do rio, em Propriá, a situação é rigorosamente inversa, não são poucos os propriaenses que torcem para que o próximo prefeito tenha o DNA Popular. Pelas conversas, esta possibilidade cresceu muito, ultimamente.

Daqui a um mês

Está marcado para o próximo dia 11 de abril, o julgamento do recurso apresentado pela defesa do prefeito de Propriá, Valberto Oliveira, e do vice-prefeito Rafael Sandes, cassados pelo juiz Geilton Costa Cardoso da Silva, por compra de votos. O processo que será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe tem manifestação do Ministério Público Eleitoral pela manutenção da decisão de Primeira Instância. 

Poço menor

O município de Canindé de São Francisco está reivindicando uma área de aproximadamente 30% do município de Poço Redondo, alegando que o território lhe pertence. A questiúncula vem desde 1999 e, certamente, vai terminar nas últimas instâncias. Seja qual for a decisão da Assembleia Legislativa, que já analisa a questão, com certeza haverá apelação por parte do município que se sentir prejudicado. 

Morte na Passarela

A nota triste deste final de semana foi a morte de Cícero do Queijinho, 49 anos, ocorrida ontem (11/03). Vendedor de queijo assado na Passarela do Caranguejo há quase 40 anos, Cícero era bem humorado e bastante conhecido dos frequentadores dos bares da Atalaia. Ele foi atropelado por uma moto em frente ao restaurante Laguna e esteve internado por vários dias em um hospital de Aracaju, com traumatismo craniano. Após receber alta, surgiu um coágulo e ele teve que retornar ao hospital. Infelizmente, não resistiu. Lamentável!







 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp