Coluna Radar por César Cabral - 19 de março de 2023

19/03/2023 06:52


Coluna Radar por César Cabral - 19 de março de 2023

Semana de posses

A semana que passou foi marcada por três posses importantes, para os sergipanos. Carlos Pina Júnior assumiu a Procuradoria Geral do Estado, Marco Antônio Queiroz a presidência do BANESE e o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Sergipe, João Augusto Bandeira de Melo, a presidência da Associação Nacional da categoria, em Brasília. Pina Jr é um jovem advogado com larga experiência na área, pois já foi procurador-geral do município de Aracaju e juiz titular do TRE-SE. Marco Queiroz é um técnico competente, com carreira profissional na CEF, onde foi superintendente regional. Arrumou as finanças do estado enquanto esteve secretário da Fazenda. Sua meta é consolidar o banco dos sergipanos e aproximá-lo mais da sua clientela. Bandeira de Melo é um paraibano com enorme sergipanidade e que possui um saber jurídico invejável. A associação não poderia estar em melhores mãos, durante o próximo biênio.

História do boitatá

Uma história da carochinha rolou, durante toda a semana, nas redes sociais e até em alguns veículos de informação, dando conta de que o governador estaria exonerando o secretário de educação, Zezinho Sobral. E não é que isto realmente aconteceu? Só que, como previsto, a exoneração era imperiosa para que o mesmo, como vice-governador, assumisse o Governo do Estado, durante o afastamento do titular, Fábio Mitidieri, que está nos Estados Unidos. Depois de amanhã, terça 21/03, tudo voltará ao normal como antes. Também não faz o menor sentido essa história infantil de que haverá mudança definitiva na pasta da educação. Zezinho Sobral é o candidato preferido do governador Fábio Mitidieri a prefeito de Aracaju. Se será ou não, aí são outros quinhentos mil réis.

De volta ao aconchego

Crescem as informações dando conta de que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) não estará com o governador Fábio Mitidieri (PSD) na eleição municipal de Aracaju. Militante histórico da esquerda, Edvaldo tem enorme simpatia pelo presidente Lula e ficará muito feliz se passar a prefeitura para o Partido dos Trabalhadores. Durante o último encontro com o presidente, o assunto foi tratado por ambos. Resta saber se Edvaldo vai caminhar com Rogério Carvalho ou com a ala do super ministro Márcio Macedo. Naturalmente, Edvaldo voltará para o ninho que sempre esteve.

Propriá, capital de Sergipe

Na próxima quarta-feira, 22/03, o Governo Itinerante de Sergipe estará na cidade de Propriá. O governador Fábio Mitidieri (PSD) mal desembarca da viagem aos Estados Unidos e mete o pé na estrada. Como fez em Boquim, irá a Propriá com todo o seu secretariado para ouvir lideranças da região sobre as principais demandas do Baixo São Francisco. Bem que Fábio poderia revogar o ato de cessão do Hotel Velho Chico para a prefeitura de Propriá, que continua com salários de servidores atrasados e sem pagar fornecedores. Melhor seria o próprio Estado reconstruir o hotel e colocá-lo em funcionamento, pois é um equipamento importante para o turismo regional.

Exatoria

O prefeito de Propriá, Valberto Oliveira (MDB), vai solicitar ao governador a cessão do prédio onde funciona a Exatoria Estadual, no centro da cidade. A ideia do alcaide é transformar o local num estacionamento. É por essas e outras que Propriá estacionou no tempo e no espaço. O município precisa de empreendimentos que gerem emprego e renda. Caso tivesse uma política atrativa nessa área, não estaria perdendo uma unidade industrial do Grupo Coringa, que está indo para Neópolis. Essa e outras oportunidades perdidas são responsáveis pelo empobrecimento de Propriá. Acorda, meu povo!

Troca-troca

Nos próximos dias, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, virá a Sergipe para entregar o comando do partido ao ex-governador Belivaldo Chagas. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade (PSD) deixará a sigla e assumirá o comando do MDB sergipano. O seu principal desafio é reorganizar a legenda para torná-la competitiva para as eleições do próximo ano. Ultimamente, o MDB tem passado batido, a ponto de não ter nenhum deputado estadual ou vereador na capital. Revigorar e renovar seus quadros será o lema do novo velho MDB. 

Aviso ao navegantes 

Diante dessa nova premissa, não se pode negar que o estilo de fazer política do jovem Jeferson Andrade mudará, completamente, a cara cansada e acomodada do antigo MDB. Com uma visão futurista, o presidente da ALESE faz política na base do olho no olho, abrindo espaços para novas lideranças e cumprindo à risca os compromissos acordados. Foi com esse perfil que ganhou a confiança dos seus pares e chegou à presidência do Poder Legislativo. E é com esse jeito de ser que irá comandar o Movimento Democrático Brasileiro, em Sergipe. Sem tirar a paz de ninguém, mas preparando o partido para a guerra que vem por aí.

A Barra tá pesada

O clima esquentou na política da Barra dos Coqueiros. Depois do rompimento do prefeito Alberto Macedo com o ex Airton Martins, a temperatura tem subido a cada dia. Os dois lados buscam estratégias que lhes fortaleçam nas eleições do próximo ano. Isso é natural na política. Ultimamente, Alberto Macedo tem se aproximado bastante do ex-prefeito Gilson dos Anjos, atual presidente da EMDAGRO. Por outro lado, afastado de vez do antecessor, exonerou, de uma tacada só, a esposa de Airton Martins, um filho do casal, dois tios, dois primos e um sobrinho. O descarrego causou uma economia de cerca de R$ 76 mil aos cofres da prefeitura. Valei-me Santa Luzia!

Nova Câmara em Canindé

Como o Tribunal Superior Eleitoral cassou, na última quinta-feira, toda a chapa de vereadores do PT de Canindé do São Francisco, por conta de maracutaias na utilização da quota de candidaturas femininas, quatro vereadores do Partido dos Trabalhadores perderam os seus mandatos: Zé Caloi, Roque do Cuiabá, Jenilson da Saúde e Du Agente de Saúde. Até terça-feira, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe estará fazendo a retotalização dos votos. Pelos cálculos dos palpiteiros, as onze cadeiras passarão a ser ocupadas pelo PSD e Republicanos, na proporção de 8x3 ou 7x4 a favor do PSD. 

Camões vivendo…

Há um velho ditado que diz: “Camões vivendo, Camões aprendendo”. O partido que não aprender a adotar (de fato e de direito) a quota de mulheres nas chapas proporcionais continuará sempre à mercê de penalizações desse tipo, a cada eleição. Por isso, o Cidadania reuniu alguns militantes, ontem, para tratar da formação de uma chapa competitiva para a eleição de vereadores de Aracaju, no próximo ano. As candidaturas femininas, com mulheres engajadas e com vocação política, foi um dos assuntos tratados. Aprendam com Camões e com o Cidadania.

Zezinho em Laranjeiras

O governador em exercício, Zezinho Sobral (PDT), estará visitando a sua terra natal, Laranjeiras, na próxima terça-feira, 21 de março, quando irá assinar quatro ordens de serviços destinadas a asfaltamento de ruas, construção de uma quadra coberta no povoado Mussuca, reforma do prédio do PETI de Pedra Branca e construção de uma nova estação rodoviária. O prefeito de Laranjeiras, José de Araujo (Juca), adversário político de Zezinho Sobral, garante que fará uma recepção digna da investidura do cargo do ilustre visitante e que o município lhe dará o tratamento republicano que a ocasião impõe. A realização deste ato é um bom exemplo de civilidade e amadurecimento político de ambos.

Federação já era

Caiu por terra a tentativa da formação de uma Federação Partidária envolvendo os partidos políticos União Brasil e Progressistas. Caso vingasse, haveria uma enorme dificuldade de abrigar sob o mesmo teto os caciques Laércio Oliveira (Progressistas) e André Moura (União Brasil). A disputa pelo comando da tal federação seria uma luta titânica pois aquele que perdesse, perderia poder político. E isso nem em sonho passou pela cabeça de nenhum dos dois. Como tudo vai estar como está, entre mortos e feridos todos se salvaram.

Valmir será candidato

Valmir de Francisquinho será candidato a prefeito de Itabaiana, no próximo ano. O prefeito Adailton Souza (PL) prepara um projeto de reforma administrativa que será encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias. Com a reorganização da máquina, Valmir de Francisquinho será um super secretário geral e comandará a administração e ação social do município. Aliados do prefeito, encomendaram uma pesquisa ao Instituto França que aponta Valmir com 30,8%, Adailton com 17,3%, Luciano Bispo com 6,3%, Edson Passos com 4,1% e Agnaldo de Verso com 1,6%. Em Itabaiana, a campanha para prefeito já está nas ruas.

Eleva a dor

O elevador da Arena Batistão continua apresentando constantes defeitos, deixando na mão  as pessoas que vão para as tribunas e cabines. Ora ele sobe e não desce, ora desce e não sobe. É inaceitável que uma praça de esportes do porte do Batistão, após passar por diversas reformas estruturais, ainda utilize um equipamento ultrapassado e quase sem serventia. Que o governador Fábio Mitidieri (PSD), desportista de carteirinha e frequentador do estádio, determine a compra, imediata, de um elevador de respeito a fim de aliviar a dor de quem, vez por outra, tem que subir “na paleta” a íngreme escadaria do estádio. O elevador do Batistão é igual a peito de homem: não serve pra nada!

Eleva a dor 2

A  Arena Batistão tem diversos camarotes e cabines de imprensa que acomodam cerca de 200 pessoas (ou mais) em jogos importantes. São profissionais que carregam equipamentos, locutores, comentaristas, dirigentes esportivos e autoridades (algumas, até, com idade avançada) que são obrigados a usarem um elevador precário e com capacidade para apenas três pessoas. A arquitetura do Batistão permite um elevador panorâmico, moderno e eficiente, com capacidade para 8 pessoas, com folga.

Derruba poste

Segundo dados da ENERGISA, quase 50 ocorrências envolvendo colisões de veículos em postes foram registradas em Sergipe, nesses quase três meses deste ano. A maioria dos casos aconteceram em Aracaju e ocorreram, sempre, nos finais de semana. A empresa alerta para o cuidado que o motorista deve ter, quando for sair do veículo causador do sinistro, pois há sempre o risco de haver fios energizados sobre a pista. Quando um poste é derrubado, milhares de consumidores ficam sem energia e o causador do acidente tem que pagar R$ 5.800,00 pelo prejuízo causado.

Viva São José!

E hoje, 19 de março, é o Dia consagrado a São José. Segundo a tradição nordestina, é o início da plantação de milho e, se chover, é fartura, com certeza. Gonzagão pedia ao Santo que lhe ajudasse a colher 20 espigas em cada pé. Nossa homenagem aos sertanejos que produzem alimentos com muito trabalho, dedicação e, principalmente, muita fé!








Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp