Coluna Radar por César Cabral - 2 de abril de 2023

02/04/2023 06:50


Coluna Radar por César Cabral - 2 de abril de 2023

Sob nova direção?

Está prevista para a próxima terça-feira, 4 de abril, a implantação da reforma administrativa da prefeitura de Itabaiana. Aliados do prefeito Adailton Souza (PL) não estão gostando do que virá pela frente. Valmir de Francisquinho assumirá a Secretaria Geral do Município e passará a comandar, praticamente, a prefeitura local. A sua presença, por si só, inibe as ações do titular (Adailton) que foi seu secretário na administração passada. Segundo pessoas ligadas ao grupo, o prefeito de Itabaiana tem engolido seco para não desagradar o líder. Mas, esse desconforto tem provocado um sério aborrecimento. Mesmo que ele tente disfarçar, tá na cara!

Das Canas

O prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas, não descarta a possibilidade de ser candidato a prefeito de Itabaiana, onde já foi vereador por quatro mandatos. Por isso e pela boa administração que vem realizando no município freipaulistano, o seu nome tem sido bastante lembrado pelos itabaianenses. O deputado estadual Luciano Bispo (PSD) tem incentivado a sua candidatura que, se confirmada, terá o apoio do seu grupo. Sobre a elegibilidade de Anderson de Zé das Canas, que disputaria um terceiro mandato de prefeito em outro município, o caso está sendo analisado por uma banca de advogados. 

Derrota de Edvaldo

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), sofreu mais uma derrota na Câmara Municipal. Por 13 votos a 5, a Câmara aprovou requerimento do vereador Isac Silveira (PDT), presidente da Comissão de Saúde, que pede a suspensão do edital de Parceria Público Privada (PPP) da Saúde de Aracaju. Segundo o autor do requerimento, o processo infringe princípios constitucionais, normas de direito administrativo e vai de encontro com o interesse dos profissionais da área de saúde, que não foram consultados ou participaram da elaboração do projeto.

Derrota de Edvaldo 2

O texto do requerimento aprovado, pede ao presidente da Câmara que envie a decisão da Casa para o Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e ao Ministério Público de Sergipe. Para o vereador Isac Silveira, que é do mesmo partido do prefeito de Aracaju (PDT), o processo de Parceria Público Privada, nos termos que foi posto, representa um passo irremediável para a privatização da saúde pública de Aracaju.

Novo diretor 

O engenheiro Kleber Fontes Curvelo assume a diretoria técnica da DESO na próxima terça-feira, 4 de abril, após ter o nome referendado pelo Conselho de Administração da companhia. Integrante do quadro funcional, ele já ocupou o mesmo cargo em outra oportunidade e é um profissional competente, profundo conhecedor do sistema de abastecimento de água em Sergipe. Sem dúvida, um componente importante para a engrenagem da empresa.

Desenvolve-SE

Enquanto isso, o empresário Milton Andrade irá comandar a Agência de Desenvolvimento do Governo de Sergipe, que se chamará Desenvolve-SE. A Agência é uma inovação do Governo do Estado que irá ampliar o potencial de captação de recursos e atração de investimentos para Sergipe. Milton Andrade é empresário com formação em direito, foi presidente do Fórum Econômico de Sergipe e candidato a governador em 2018. Faz parte do grupo político do senador Alessandro Vieira (PSDB).

Quem é do mar não enjoa

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) condenou a Marinha do Brasil a pagar R$ 80 mil por danos morais para a sargento transexual Alice Costa e assegurou a ela o direito de se identificar como militar do gênero feminino, apesar de ter entrado na corporação para ocupar vaga do sexo masculino. Alice poderá ter na placa de identificação da sua blusa o nome social e não o de batismo, conforme o seu desejo. As nossas Forças Armadas estão cheias de casos parecidos, tanto de cabo pra cima como de cabo pra baixo. Sinal dos tempos!

Condomínio administrativo

O Centro Administrativo Governador Augusto Franco, localizado no bairro Capucho, em Aracaju, abriga as sedes de diversas instituições municipais, estaduais e federais, sendo, portanto, um local por onde circulam, diariamente, milhares de pessoas. Não obstante o elevado fluxo, o Centro vive entregue à própria sorte, com ruas esburacadas, o mato cobrindo canteiros e calçadas, lotes sem cercas, iluminação bastante precária e outras coisas mais. A insegurança para quem por ali transita salta aos olhos e assombra os mais destemidos.

Condomínio administrativo 2

Diante de tal situação, seria bastante oportuno que o Governo do Estado encabeçasse a criação de um “condomínio” formado pelos órgãos ali instalados, que passariam a pagar taxas correspondentes ao espaço ocupado, a fim de que, com esses recursos, a administração “do citado cujo” promovesse a manutenção da área, arcando com despesas de segurança, capinagem, sinalização, etc.

Condomínio administrativo 3

Caberia ao Governo do Estado, antes de promover tal iniciativa, realizar todos os serviços necessários para tornar a área segura e “habitável”, desde a colocação de cerca em toda a sua extensão e portarias adequadas, bem como a sua total revitalização e humanização. Feito isso, passaria a administração do Centro Administrativo para o tal “condomínio” que, dessa forma, colocaria “ordem na casa”, evitando que a área continue sendo um atrativo para criadores eventuais de gado e altar de oferendas e “despachos” de macumba.

Contra ponte

Se na construção civil existe o contra piso, na sociedade civil existe uma turma que é contra ponte. Foi assim, em 2006, quando João Alves Filho lutou contra tudo e contra todos para concluir a ponte Construtor João Alves (Aracaju-Barra). Disseram que ele era megalomaníaco, por construir uma ponte com quatro pistas. Hoje, a mesma já não suporta o intenso trânsito diário. Por essa razão, o governador Fábio Mitidieri decidiu que irá construir uma segunda, para atender a intensa demanda. Não tardou para os “contra ponte” colocarem a cabeça de fora. Para a dor de cabeça deles, Fábio anunciou outra ponte ligando a Av. Tancredo Neves com o bairro Coroa do Meio. Com isso, as dores se estenderam até o cotovelo. 

Novo estilo

O governador Fábio Mitidieri (PSD) já deu provas suficientes de que tem um estilo diferenciado de governar e de fazer política. Após o anúncio das obras que estão sendo realizadas e outras que virão por aí, Fábio atravessou a pé a praça Fausto Cardoso e foi entregar vários projetos aos deputados, na Casa do Povo. Recebido pelo presidente Jeferson Andrade, se reuniu com a bancada da situação para detalhar as suas propostas. Não há como negar que nesses primeiros três meses Sergipe avançou bastante. É isso aí.

Pontual

A nova Executiva Municipal do Democracia Cristã (DC) de Nossa Senhora do Socorro foi empossada na noite da última sexta-feira, 31 de março, em solenidade realizada na sede da Câmara Municipal. O novo presidente do DC de Socorro é o Coronel Pontual, ex-superintendente da SMTT local e pré-candidato a prefeito do município.

Cuidado, doutor!

O STF acaba de extinguir o benefício de prisão especial, antes da condenação definitiva, para presos portadores de diploma de curso superior. Os ministros julgaram uma ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em 2015, que questionava o benefício previsto no Código de Processo Penal. O relator da matéria foi o ministro Alexandre de Moraes e a maioria do STF entende que condições condignas devem ser estendidas a todos os presos, sem distinção. A partir de agora, a igualdade social vai entrar em cana, ou melhor, em cena. Ladrão de galinha, arrombador de banco, matador de aluguel e criminoso de colarinho branco “é tudo igual”. Perdeu, dotô Mané! 

Cerveja choca 

A Cervejaria Petrópolis, dona de diversas marcas famosas no mercado, pede “socorro” e pode falir. Com uma dívida bilionária que gira em torno de R$ 4,4 bilhões, entrou com pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro. A empresa que gera aproximadamente 24 mil empregos diretos e quase 100 mil indiretos é detentora das marcas Itaipava, Crystal, Petra, Cabaré e tantas outras. Se não conseguir superar essa crise, a empresa poderá ter decretada a sua falência.

Abril Verde

O Grupo de Trabalho Interinstitucional do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região fará a abertura da campanha “Abril Verde” com a iluminação das fachadas de prédios públicos. O objetivo é conscientizar a sociedade, especialmente empregados e empregadores, sobre a importância de se promover um meio ambiente de trabalho seguro e saudável. O lançamento acontecerá nesta segunda-feira, 3 de abril, às 18h, no plenário da OAB-SE.

De mãos abanando

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 8,6% no trimestre móvel terminado em fevereiro. Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA), divulgada na última sexta-feira, 31 de março.

Carne pra banguelo

O último levantamento realizado pela consultoria agro do Itaú BBA aponta que o consumo da carne bovina por habitante caiu para 24,2 kg, o menor nível desde 2004. Por enquanto, nem picanha e nem carne de pescoço. Pobre só está comendo carne quando morde a língua.

Conte outra

Ontem foi comemorado o charmoso Dia da Mentira, que de uns tempos para cá perdeu bastante a sua importância, dado às insistentes e maldosas fake news protagonizadas quase diariamente. As pegadinhas de 1º de abril já não são tão praticadas quanto antes. Imagina-se que de tanta mentira com ares de verdade, a brincadeira perdeu a graça. Apesar da permissão lúdica no dia 1º de abril, uma mentira pode ser considerada fake news quando é usada como notícia falsa e/ou com dados manipulados deliberadamente para enganar ou enviesar as conclusões das pessoas. Há punição legal para isso, mas muita gente pensa que é mentira. Ou não é?

Papa-Figo

A popularidade do Papa Francisco caiu bastante junto ao povo de Deus, desde que passou a externar o seu lado comunista. A comunidade católica, que sempre lutou contra esse sistema, não aceita a tendência papal. Isso está na prática e nas Escrituras, segundo os evangelistas.

Semana Santa

A Celebração do Domingo de Ramos, hoje (2 de abril), marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. Este Domingo, com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. Nele se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, ocasião em que foi recebido com muito entusiasmo pelo povo, que o aclamou como Senhor e Salvador agitando ramos de palmeira e gritando “Hosana ao filho de Davi!”. A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela termina no próximo dia 9 de abril,  Domingo de Páscoa. A todos, uma ótima e abençoada Semana Santa!

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp