Coluna Radar por César Cabral - 16 de abril de 2023

16/04/2023 05:34


Coluna Radar por César Cabral - 16 de abril de 2023

Sergipe é Aqui

A segunda edição deste Programa do Governo do Estado ocorreu na última sexta-feira, em Porto da Folha. Durante todo o dia, toda estrutura governamental trabalhou para levar atendimento aos buraqueiros e moradores da região. A comunidade local e lideranças do Alto Sertão participaram de forma bastante positiva, contribuindo para o sucesso do evento. O êxito da Ação também decorreu da integração com o governo municipal, cujo prefeito, Miguel Feitosa (PSD), colocou toda estrutura da prefeitura alinhada com a iniciativa estadual. Secretarias estaduais e municipais trabalharam em perfeita sintonia, no atendimento à população.

Ponto positivo

Durante o Governo Itinerante, em Porto da Folha, a EMDAGRO contabilizou a entrega de 380 Títulos de Propriedade Rural a pequenos agricultores do alto sertão sergipano. O presidente da empresa, Gilson dos Anjos, festejou a marca alcançada, destacando a segurança jurídica e o acesso a financiamentos bancários que esses produtores terão a partir de então. Sem dúvida, mais um ponto positivo do governador Fábio Mitidieri.

Foi lá e cá

Enquanto o governador Fábio Mitidieri (PSD) comandava, com sucesso, a “Ação Sergipe é Aqui”, em Porto da Folha, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), presidiu a solenidade de inauguração da Maternidade Lourdes Nogueira, no bairro 17 de Março. No momento que Mitidieri estava cercado de aliados e lideranças que o conduziram à vitória, Edvaldo estava acompanhado de Jackson Barreto, ovelha que se desgarrou do rebanho governista para apoiar a candidatura do senador Rogério Carvalho (PT) ao Governo de Sergipe. Segundo as línguas ferinas, este é um sinal claro de que os dois (Fábio e Edvaldo) não vão estar no mesmo palanque, no ano que vem.

A dor do parto 

Durante a solenidade de inauguração da Maternidade Lourdes Nogueira, aconteceu o primeiro aborto político. Os vereadores Palhaço Soneca, Sargento Bayron, Pastor Diego e Dr. Manoel Marcos deixaram o recinto antes do padre benzer as instalações. Saíram contrariados por não terem sido convidados para ocupar o palanque oficial. Obstetra, Manoel Marcos partiu para atender suas parturientes em outra freguesia. A relação do prefeito Edvaldo com alguns vereadores não está lá esse balaio todo. As derrotas que tem sofrido na Casa do Povo é um exemplo cristalino desse cenário. 

CPI da SMTT

O vereador Isac Silveira (PDT) continua insistindo com a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar algumas ações praticadas pela SMTT de Aracaju. O vereador, que é do PDT mas não suporta o prefeito Edvaldo Nogueira, quer saber onde e como está sendo aplicado o dinheiro arrecadado com as caríssimas multas de trânsito na capital sergipana. Também questiona a quase inexistência de campanhas educativas de trânsito e a precariedade da sinalização na cidade. Caso consiga o número suficiente de assinaturas, o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos (REDE), instalará a CPI num piscar de olhos. 

Toma lá

Está havendo uma disputa bastante acirrada pelo comando do MDB sergipano. De um lado, Jackson Barreto jogando todas as suas fichas para continuar segurando o leme do barco. Por conta disso, conseguiu, junto à direção nacional, a confirmação do empresário Sérgio Gama como presidente da executiva estadual. Sérgio foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Rogério, indicado por JB. Por outro lado, o governador Fábio Mitidieri (PSD) quer o MDB na sua base, mas sob o comando do deputado Luciano Bispo, antigo emedebista, hoje filiado ao PSD. Jeferson Andrade, presidente da ALESE, que tinha tudo para protagonizar esse feito, foi aconselhado por Fábio Mitidieri a permanecer no PSD.

O balaio só cresce

Com Jackson Barreto aperuando nos eventos patrocinados por Edvaldo Nogueira e Sérgio Gama comandando o MDB sergipano, é quase certo que uma aliança entre o PDT e o MDB esteja a caminho, visando as eleições municipais de Aracaju. Por enquanto, tudo está sendo feito com o aval de Brasília, onde os caciques brigam e também fumam o cachimbo da paz. Para Luciano Bispo dar “um de arruda” nos seus oponentes, tem que se valer das velhas e eficazes táticas do antigo PSD (de Arnaldo Garcez), coisa que os Andrade sabem fazer, como ninguém. O jogo é jogado e lambari é pescado!

Não é bem assim

Enquanto isso, também na sexta-feira (14/04), o senador Rogério Carvalho (PT-SE) patrocinou uma reunião com várias lideranças, no agreste sergipano, dentre as quais os prefeitos de São Cristóvão e Itabaiana. Também presentes, o presidente do MDB estadual, Sérgio Gama, e o dirigente petista Silvio Santos. Ausente no encontro, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), disse que não foi convidado e que o seu apoio à candidatura de Rogério foi apenas para o segundo turno da eleição de 2022. Ou seja, politicamente, não foi um casamento, apenas uma ficada. Passou. 

Bom articulador

O sergipano Márcio Macedo tem se revelado excelente articulador político, junto ao presidente Lula. Hábil no trato com as pessoas, foi tesoureiro da campanha do presidente e é Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. Os sergipanos que o procuram em Brasília têm sido bem acolhidos em seus pleitos. Conterraneidade não é parentesco, mas é marca registrada das pessoas acolhedoras e prestativas. 

Nova rádio

A Fundação Aperipê vai ganhar mais uma emissora de rádio. Trata-se da FM 100,1 que já está em ponto de bala, para entrar no ar. Vai substituir a Difusora AM 630, a pioneira de Sergipe. Seria de bom alvitre que a nova rádio fosse batizada com o nome original, numa homenagem aos grandes profissionais que fizeram história na antiga PRJ-6. Os mais famosos locutores de Sergipe passaram pela extinta Rádio Difusora, tanto na rua José do Prado Franco quanto na rua Propriá, de onde saiu e trocou de nome. Difusora FM 101,1, uma nome que soa bem aos ouvidos dos sergipanos.

É muita honra

A Câmara Municipal de Vereadores de General Maynard realizou uma grande solenidade, na última quinta-feira (13/04), para homenagear várias personalidades que prestam ou prestaram serviços relevantes ao município. Foram nada mais, nada menos do que 40 honrarias, sendo 20 Títulos de Cidadania e 20 Medalhas de Honra ao Mérito. O presidente da Casa, vereador Alyson Andreoli dos Santos, fez um discurso bastante emocionado e destacou a importância de cada homenageado para o município. Só faltou homenagear o general, patrono do município.  

Credibilidade 

O empresário Luciano Barreto, presidente da ASEOPP - Associação Sergipana de Empresas de Obras Públicas e Privadas - é reconhecidamente um homem vitorioso e respeitado. Seus negócios dão certo porque combinam qualidade e credibilidade.

Credibilidade 2

No momento em que empresas de construção civil, especialmente do ramo imobiliário, travam um grande duelo em torno da legalidade de modelos de associação e incorporação, a palavra de Luciano Barreto vale muito. Ele sempre está do lado certo.

Credibilidade 3

As Associações estariam oferecendo imóveis por preços mais baixos que os imóveis ofertados pelas Incorporadoras. Mas, ao que parece, essa diferença de preço teria a ver com sonegação fiscal, manipulação contábil, propaganda enganosa, concorrência desleal e outras manobras que, segundo as empresas incorporadoras, as empresas associadas estariam praticando. Já as associadas, acusam as incorporadoras de pura ganância em defesa da abusiva reserva de mercado.

Credibilidade 4

Enquanto a justiça não dá seu veredito sobre as ações em curso, a verdade dos fatos se sustenta apenas em opiniões de pessoas qualificadas de ambas as partes. E nesse particular, prevalece sempre a respeitável posição do empresário Luciano Barreto. A venda de imóveis das associadas caiu vertiginosamente e a crise do mercado imobiliário vem se agravando. As palavras do empresário Luciano Barreto, em Sergipe e no Brasil, são sempre levadas em alta consideração.

Carros em marcha ré

Várias montadoras como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen resolveram dar férias coletivas aos seus funcionários tentando minimizar o acúmulo de carros novos nos pátios. A crise no setor automobilístico brasileiro aumentou, consideravelmente, com a pandemia. Em comparação com o ano passado, no primeiro trimestre deste ano (2023), o Brasil deixou de faturar cerca de R$ 1,1 bilhão com exportação de veículos. Os postos de trabalho também encolheram. De 2020 para cá, já foram fechadas 8,5 mil vagas. Pelo visto, o Programa “Acelera Brasil” foi para o brejo.

O Charles tava certo

A Sexta Turma do STJ determinou na quarta (12/04) a devolução dos bens de André do Rap, o maior traficante da América do Sul, apreendidos durante a sua prisão em 2019. De acordo com o relator, ministro Rogério Schietti, a ação policial foi ilegal. Isso porque os policiais fizeram a busca e apreensão quando a ordem judicial autorizava apenas a prisão. A polícia havia apreendido um helicóptero de R$7 milhões, uma lancha, 32 aparelhos celulares e cinco computadores. A aeronave tinha sido incorporada ao patrimônio da Polícia Civil e estava sendo utilizada no transporte de órgãos para transplante. Não se assustem se o do Rap exigir indenização, pelo fato de ter fugido da cadeia a pé porque o seu helicóptero estava retido com a Polícia. Não foi à toa que o francês Charles de Gaulle disse, há quase 60 anos, que o Brasil não é um país sério. Alguma dúvida? 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp