Coluna Radar por César Cabral - 18 de junho de 2023

18/06/2023 06:17


Coluna Radar por César Cabral - 18 de junho de 2023

Chumbo trocado

Após ser alvo de operações de busca e apreensão da PF, o senador Marcos do Val (PODEMOS-ES) disse, em entrevista à GloboNews, que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, deve ter se sentido afrontado pelo fato de que ele, Do Val, tenha sido o autor do requerimento o convocando para prestar esclarecimentos na CPMI do 8 de janeiro. O senador é investigado por suposta tentativa de obstrução do inquérito que apura os atos de janeiro. Ele se negou a ir depor na PF na quinta-feira (15/06) e disse não saber se irá nesta semana. Alega que o celular que foi apreendido é do senado e, por isso, houve invasão da Casa. Vem chumbo grosso, por aí.

PODEMOS incorpora o PSC 

Em sessão plenária virtual, realizada entre os dias 9 e 15 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, a incorporação do Partido Social Cristão (PSC) pelo PODEMOS (PODE). A decisão autoriza o somatório dos votos obtidos pelas duas siglas nas últimas eleições para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário deste ano e para acesso ao rádio e à televisão. A incorporação se dá quando um partido é incorporado a outro, como foi o caso do e PSC e PODEMOS.. Diferentemente, a fusão ocorre quando dois partidos se unem e formam uma nova agremiação, com nome diferente. No caso em tela, o PODEMOS incorporou o PSC que, por sua vez, deixará de existir.

Palpite infeliz

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (cujo ministério é dispensável), defende a indicação de uma mulher negra para o cargo de ministra do STF. A ilustríssima esquece que o principal requisito para alguém vestir a suprema toga é o notório saber jurídico, independentemente do sexo, religião ou cor. O mesmo não se pode dizer da ideologia política pois, ultimamente, esse requisito tem sido decisivo na hora da onça matar a sede. Há anos que as nomeações de ministros das Cortes superiores pendem mais para “cargo de confiança” do que para meritocracia, de fato. É, pois, uma questão de pele, mas, que não tem nada a ver com a tonalidade da epiderme. Entendeu ou é preciso desenhar?

Yandra em destaque

A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil, foi eleita presidente da Comissão Especial sobre a Perda da Nacionalidade (PEC 16/2021). A Proposta em questão, que será analisada pela Comissão Especial, visa alterar o art. 12 da Constituição Federal para suprimir a perda da nacionalidade brasileira em razão da mera aquisição de outra nacionalidade. A eleição de Yandra é resultado do trabalho técnico e do bom relacionamento que ela mantém no parlamento federal.

São com esses que eu vou

Entrevistado pelo radialista George Magalhães, o ex-deputado federal e presidente estadual do União Brasil, André Moura, não titubeou e antecipou com quem caminhará nas eleições municipais do próximo ano, no Vale do Cotinguiba. Em General Maynard, acompanhará o agrupamento do prefeito Valmir de Nira. Em N. S. das Dores, seguirá o prefeito Mário Santana e o ex-prefeito Fernando Lima. Já em Capela, continuará apoiando o grupo liderado pela prefeita Silvany Mamlak, que conseguiu tirar o município das páginas policiais, disse André, para quem o Sukita não é mais aquela coca-cola toda.

Com licença

A municipalização do serviço de licenciamento de empreendimentos que gerem impactos ambientais de pequeno, médio e grande porte, por parte da prefeitura da Barra dos Coqueiros, vai facilitar o empreendedorismo no município. A liberação de licença ambiental para a implantação de condomínios residenciais, loteamentos, galerias e outros, que antes era realizada pela ADEMA, passou a ser outorgada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Uma boa notícia para quem quer investir na ilha.

Advocacia sem assédio

A Ordem dos Advogados do Brasil está executando, em todo o território nacional, a campanha “Advocacia Sem Assédio”, que visa proteger as mulheres operadoras do direito, serventuárias e clientes contra a prática abusiva do assédio moral ou sexual. Em Sergipe, a campanha é posta em prática pela Comissão dos Direitos da Mulher da OAB-SE, que vem executando blitzes, reuniões e advertências pelas redes sociais. O objetivo é colocar a Comissão à disposição das mulheres que são vítimas dessa prática no ambiente de trabalho e ajudá-las a reparar, judicialmente, tais violências.

A fila da salsicha

Moradores de Boa Vista, capital de Roraima, se acotovelaram numa enorme fila para receber pacotes de salsicha, na última sexta-feira (16/06). A distribuição de toneladas do produto ocorreu porque a empresa exportadora que enviaria os alimentos para a Venezuela foi impedida de fazê-lo, por decisão do governo venezuelano. Irritados com a medida vinda do país vizinho e a omissão do Itamaraty em buscar uma solução, os empresários resolveram distribuir o produto com a população. Brasileiro é assim: quando não leva fumo, recebe salsicha. 

Pagamento integral

Emenda de autoria do deputado Rodrigo Valadares (UB-SE) ao programa Mais Médicos, aprovada na Câmara, tem por finalidade impedir que os médicos cubanos fiquem apenas com aproximadamente 30% do pagamento pelos serviços realizados no Brasil. Anteriormente, a maior parte da grana ia para o Governo cubano, que engordava o caixa sem fazer o menor esforço. Ou seja, enquanto os médicos suavam para ganhar o pão de cada dia, a ditadura cubana ficava (mais) vermelha. 

Valei-me, Padim Ciço!

Enquanto, praticamente, todo o semiárido sergipano está se acabando em chuva, Tobias Barreto vive o drama da seca. Por causa da longa estiagem, a prefeitura do município decretou situação de emergência sob alegação de que as chuvas não foram suficientes para sanar todas as necessidades da população, sobretudo da zona rural. Isso só pode ser castigo, uma vez que chove em Poço Verde, Itabaianinha, Riachão do Dantas, Itapicuru (BA) e em Tobias, nada!!! Vamos rezar, minha gente, pois esse oásis ao contrário, nem Overland Amaral consegue explicar. 

Mais vacas, mais bezerros

Com o aumento do número de ministérios, que chega aos 37, o Governo Lula anunciou na última sexta-feira (16/06) a autorização para a realização de concurso público, em pelo menos 20 ministérios, com oferta de 4.436 vagas. Antes, o Governo Federal já havia autorizado concurso para preencher os quadros do IBGE, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores e Funai. 

Ninguém se perde na volta

Esse foi o slogan da campanha de Leandro Maciel, na década de 50, quando tentava retornar ao Governo de Sergipe. Com a derrota do líder udenista, a frase passou a simbolizar determinados “infortúnios” no regresso das pessoas aos seus lugares de origem. Pois bem. Isto está ocorrendo com os forrozeiros que vão balançar o esqueleto na Orla da Atalaia, no Arraiá do Povo. Segundo o jornalista Aélio Argolo, os motoristas de aplicativo cobram por uma corrida do Bairro Industrial para a Atalaia, cerca de R$ 20,00. Para voltar, na madrugada, esse valor salta para R$ 100,00. O golpe tá aí e só cai quem precisa. Isso é coisa de malandro.

Novo endereço

O campus da Universidade Federal de Sergipe mudou de endereço sem sair do lugar. Isto porque a avenida Marechal Rondon, em Aracaju, termina na ponte sobre o rio Poxim e a partir dali passa a se chamar avenida Marcelo Déda Chagas, bairro Roza Elze, São Cristóvão. A Lei Municipal nº 304/2017, do município de São Cristóvão, nominando o logradouro, corrige a sua localização territorial e atende a uma determinação dos Correios, que batizou o CEP da Universidade Federal como sendo 40.107-230. 

Força tarefa

Ontem (17/06), a Secretaria de Estado da Segurança Pública colocou em prática uma força tarefa para emitir carteiras de identidade, por intermédio do Instituto de Identificação Wendel da Silva Gonzaga, localizado na rua Porto da Folha, em Aracaju. O esquema funcionou das 7h às 17h e atendeu quase mil pessoas. O ideal é manter essa força tarefa permanente para acabar, de vez, com essa irritante dificuldade que é tirar ou trocar tal documento. Nada justifica que a emissão de uma Carteira de Identidade seja mais complicada (e demorada) do que a confecção de um passaporte. Tudo tem limite!

Força tarefa 2

Este é o retrato do constrangimento que passam as pessoas que precisam tirar ou trocar uma carteira de identidade, em Sergipe. O governador Fábio Mitidieri, certamente, vai chamar o feito à ordem e determinar uma solução definitiva para esse atraso. Essa história de venda de senhas deve ser apurada, com rigor, e passada à limpo, o quanto antes. Isso é muito ruim para uma administração que está apenas começando e com perspectivas claras de que será um bom Governo.

Construtora Jabuti 

Duas obras que a prefeitura de Aracaju está realizando estão andando a passos de tartaruga. Tanto a reordenação da avenida Hermes Fontes quanto a ampliação da ponte sobre o rio Poxim, estão longe de serem concluídas. Na Hermes Fontes, anda e vira, aparecem uns trabalhadores retocando alguma coisa. Já na ampliação da ponte, o buraco é mais embaixo. Não precisa ser engenheiro para perceber que a obra só termina no próximo ano. E olhe lá!

Entregue às baratas!

O Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite está completamente abandonado pelo Poder Público. Mesmo que esteja sendo administrado por uma empresa privada, a ausência governamental é notória e independe da gestão (?) ali implantada. O local virou ponto de traficantes e usuários de drogas, que o transformaram numa verdadeira cracolândia. A prática de pequenos furtos e assaltos são constantes contra indefesos passageiros e seus familiares, no interior do Terminal. À noite, moradores de rua e viciados se aboletam nos bancos e pontos de embarque/desembarque, afugentando turistas e quem por lá circula. Nada justifica tamanho descaso e omissão.

Mostrando os dentes

Anderson Lacerda Pereira, conhecido como Anderson Gordão, é apontado como narcotraficante ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e dono de nada menos do que 38 clínicas odontológicas em São Paulo. Ele está preso na Penitenciária 2 de Venceslau Brás, por associação ao tráfico. Por pura ironia do destino, Gordão vem sofrendo com dor de dente, dentro do presídio. Além de não compensar, o crime, às vezes, é penalizado na base do olho por olho, dente por dente. É isso aí!

Por motivo de férias, a Coluna somente retornará no dia 16/07/2023

 

.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp