Coluna Radar por César Cabral - 23 de julho de 2023

23/07/2023 07:11


Coluna Radar por César Cabral - 23 de julho de 2023

O futuro é agora!

Depois da chegada da internet e do advento do Zap e do Pix, as coisas passaram a acontecer quase que com a velocidade da luz e, em alguns casos, de forma nitidamente antecipada. As eleições, por exemplo, passaram a ser vistas e analisadas por esse prisma. Enquanto a do próximo ano já está sendo arquitetada nos gabinetes, a de 2026 já está sendo vista a “olhos nus” pelas lideranças que vão protagonizar os principais embates nas urnas, como se fosse amanhã. Mesmo negando, todos estão com os olhos vidrados no futuro que parece já ter chegado. Tudo que está sendo costurado para o próximo ano, está sendo feito de forma atrelada às eleições de 26.

Opera Sergipe

O governador Fábio Mitidieri lançou ontem o Programa Opera Sergipe, que visa ampliar a oferta de cirurgias para os usuários do sistema de saúde, reduzindo o tempo de espera para os procedimentos de média e alta complexidade. O programa foi apresentado no Centro Especializado de Reabilitação José Leonel Ferreira de Aquino e já no primeiro dia, cerca de 2.500 pessoas foram cadastradas. Mitidieri disse que o programa veio para ficar e será executado de forma continuada.  A partir de segunda-feira (24), a pessoa para ter acesso ao Programa deverá se dirigir a um Posto de Saúde mais próximo da sua residência ou procurar um hospital credenciado. 

Despertai, irmão!

Parece que, finalmente, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), acordou para a vida e abriu os olhos para o que se chama de “fazer política”. Ao convidar o vereador Joaquim da Janelinha para assumir a Secretaria Municipal de Articulação Política e Relações Institucionais, Edvaldo abriu um “janelão” por onde passará o suplente Milton Dantas (atual presidente da FSF), que ficará vereador até meados de abril do próximo ano. De quebra, o prefeito abriu as portas do PDT para a entrada dos vereadores Paquito, Joaquim da Janelinha e Milton Dantas que se juntarão aos já pedetistas Vinicius Porto e Professor Bitencourt para encabeçar a chapa que disputará as eleições do próximo ano.

A corda, prefeito!

Enquanto não deu a devida atenção à Câmara Municipal, o prefeito Edvaldo Nogueira perdeu a eleição para a Mesa Diretora da Casa, no ano passado, de forma tão acachapante que, sequer, tentou esticar a corda para apoiar algum candidato do seu partido. Aliás, quem esperou por esse apoio terminou por ficar falando sozinho. Como Camões, que andou “vivendo e aprendendo”, parece que o prefeito mudou o seu jeito de andar. Caso pretenda se manter na política, não há outro caminho senão o do entendimento, da valorização da base e do cumprimento dos acordos. É isso aí!

Boas notícias

O ministro-chefe da Secretaria da Presidência da República, Márcio Macedo, desembarcou em Aracaju na última sexta-feira, 21, e trouxe na bagagem várias notícias boas para Sergipe. Para Aracaju, Márcio disse ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) que o presidente Lula assinou um documento que autoriza a Prefeitura a contratar operação de crédito, no valor de 84 milhões de dólares, junto ao Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), para a execução do programa “Aracaju Cidade do Futuro”. Também revelou que o Governo vai liberar R$ 20 milhões de emenda parlamentar, para a construção de uma nova avenida litorânea no bairro Coroa do Meio.

Bala na agulha

O governo federal quer aumentar o poder das Guardas Municipais para que possam atuar como força policial nas cidades. Essa ideia foi defendida pelo presidente Lula durante o lançamento do Programa Ação na Segurança, no Palácio do Planalto, em Brasília. Atualmente, a competência geral das guardas municipais se restringe à proteção de bens, serviços, espaços públicos municipais e instalações do município.

Deforma tributária

O contribuinte não deve esperar coisa boa advinda da tal “reforma tributária” que tramita no Congresso Nacional. Depois de passar pela Câmara, está no Senado para apreciação e votação naquela Casa. Quem esperava que houvesse uma mudança profunda e reduzisse a elevadíssima carga tributária, deu com os burros na água. Quando muito, apenas a junção de impostos, mudança de nomenclatura e o pior: abertura para que estados e municípios possam criar novos tributos. O povo vai continuar pagando o pato, o boi, a galinha, o cavalo e o porco nessa fazenda chamada Brasil.  

Piso da enfermagem 

O prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, sancionou a Lei que assegura o pagamento do Piso Nacional dos profissionais da enfermagem que atuam no Município. O ato, que ocorreu na sede da prefeitura, é mais uma demonstração do compromisso e atenção do gestor com as pautas das categorias do funcionalismo público. A Barra dos Coqueiros se torna o primeiro município de Sergipe a assegurar o pagamento do Piso a toda categoria da enfermagem. 

Um caminhão de maconha

A Polícia Militar apreendeu, na última sexta-feira (21), uma carreta que transportava uma tonelada de maconha. O fato ocorreu na BR-101, no município de Laranjeiras, após o motorista passar pelo Posto de Fiscalização da Secretaria da Fazenda, sem parar. Perseguido, ele abandonou o veículo e embrenhou-se no matagal, tomando rumo ignorado. A Polícia está encucada, querendo saber a origem da droga, para onde ia e quem era o motorista da carga pesada

Bola murcha

A CBF está utilizando nos jogos do Campeonato Brasileiro da Série B uma bola da cor azul, possivelmente, em troca de alguns milhares de reais de patrocínio, pago pelo fabricante da referida esfera. Até aí, tudo bem. Mas, aqui prá nós, jogos pela TV, com gramado verde e bola azul, nem daltônico enxerga. Enquanto o vôlei e o tênis pintam as quadras com cores que realçam as bolas, a CBF insiste em esconder o jogo, com esse “ton sur ton” sem cabimento. Nesse lance, não adianta chamar o VAR!

Tapa-buraco

As operações tapa-buraco que estão sendo realizadas em Aracaju, geralmente, ocorrem em horários inadequados, sobretudo nas vias mais movimentadas que formam os chamados corredores viários. Na semana que passou, essas operações provocaram enormes transtornos na avenida Tancredo Neves e no viaduto de acesso dessa avenida à BR-101. No primeiro caso, a responsabilidade é da prefeitura de Aracaju enquanto que no viaduto o crédito pelo gigantesco engarrafamento deve ser dado (com todas as honras) ao fidalgo DENIT.

Engenharia burra?

Chega a ser irritante, a falta de bom senso de determinados administradores. Tais procedimentos poderiam, naturalmente, ser executados em horários de menor movimento, nos finais de semana ou mesmo no período noturno. O impacto na mobilidade seria bem menor, mesmo se reconhecendo a necessidade imperiosa do serviço. Aliás, por falar em engenharia rodoviária, o Brasil está a anos-luz de distância dos Estados Unidos e Europa. Nesses continentes, encontrar buraco na pista não é tarefa fácil. As vias (urbanas ou não) têm piso semelhante ao azulejo, de tão lisas que são. Os engenheiros brasileiros precisam, urgentemente, fazer reciclagem lá fora. Chega de tapar o sol com a peneira.

Vale dos Mestres

O Governo de Sergipe começou a dar os primeiros passos para executar o projeto de revitalização do Vale dos Mestres, em Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano. Para o deputado federal João Daniel, responsável por destinar emenda parlamentar da ordem de R$ 1,3 milhão para a construção da infraestrutura do local, é muito importante ter um projeto de base comunitária com respeito ao meio ambiente, numa parceria entre os governos federal, estadual e municipal, além de entidades não governamentais e iniciativa privada.

Beleza natural

O local é bastante visitado por quem gosta do turismo de natureza, o ecoturismo. Quando a infraestrutura estiver pronta, o Vale dos Mestres, que tem três sítios arqueológicos, vai ser exemplo de roteiro ecoturístico no nordeste brasileiro e terá a identidade resgatada de maneira grandiosa. Mão à obra, então.

Chaga social

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe e o Instituto Social Ágatha lançaram uma campanha de combate ao tráfico de pessoas. A ação se enquadra dentro da semana do Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, marcada anualmente em 30 de julho. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre esse crime ainda comum no Brasil. O tráfico de pessoas é uma realidade que requer a mobilização de toda a sociedade para combatê-lo. 

Voos lotados

Em junho, o número de embarques e desembarques de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju bateu mais um recorde, sendo, aliás, o terceiro neste ano. Em comparação ao mesmo período de 2022, o aumento no fluxo de passageiros foi de 38,8%. A informação foi divulgada pela Aena Brasil, que administra o aeroporto sergipano. A unidade aeroportuária na capital sergipana ficou atrás apenas de Campina Grande/PB, cujo crescimento foi de 39,9%, uma diferença de apenas 1,1%. Em termos de aumento do número de passageiros no período, Aracaju ficou à frente de João Pessoa/PB, Maceió/AL, e Recife/PE.

Posse no Ministério Público

Está confirmada para esta segunda-feira (24/07) a posse de nove novos Promotores de Justiça de Sergipe, cuja solenidade ocorrerá no auditório do MPE, às 10h. No ato serão empossados Rita Barreto Canoves, Rodrigo Carvalho da Silva, Maurício Schibuola de Carvalho, Glaudemir Gonçalves de França Filho, Isabel Christina Prazeres Rodrigues, Lucas Ramos Carvalho, Gabriel Artime Suzart de Freitas, Gabriel Paraíso Dantas Braz e Victor Figueiredo Sotero. 

Nota de Pesar

Faleceu na madrugada de ontem (22/07), o engenheiro agrônomo Raimundo Ávila da Silva, conhecido profissional que trabalhou por vários anos no setor primário sergipano, principalmente na extinta SUDAP (Superintendência da Agricultura e Produção) e Secretaria de Estado da Agricultura. O corpo foi velado no OSAF, em Aracaju, e depois conduzido para um Crematório, em cerimônia reservada apenas para os familiares. A AEASE (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe) emitiu nota pelo seu falecimento, externando votos de pesar aos familiares, amigos e colegas.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp