Coluna Radar por César Cabral - 13 de agosto de 2023

13/08/2023 06:37


Coluna Radar por César Cabral - 13 de agosto de 2023

DesemPACando

Parece que, finalmente, a tão esperada duplicação da BR-101, em Sergipe, será concluída em toda a sua extensão, desde a fronteira de Alagoas, no rio São Francisco, até a divisa da Bahia, no rio Real. Ao anunciar o lançamento do novo PAC, o Governo Federal reservou elevada soma de recursos para obras em Sergipe, colocando o nosso estado como o mais contemplado de todo o nordeste. O Programa de Aceleração do Crescimento, marca do Governo Lula, vai dispor de cerca de um trilhão de reais. Desses, R$136,6 bilhões serão destinados a Sergipe, sendo o quarto maior volume de recursos em comparação às outras unidades da federação. Tal montante será destinado a duplicação da BR-101 (sul e norte), duplicação da BR-235 (Aracaju-Itabaiana), gasoduto do Projeto Sergipe Águas Profundas e moradias do Minha Casa, Minha Vida. Sem dúvida alguma, o bom relacionamento republicano entre o Governo de Sergipe e o Palácio do Planalto passa pela perfeita sintonia entre o governador Fábio Mitidieri e o ministro sergipano Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República.

Ausência justificada

O governador Fábio Mitidieri (PSD) não foi ao lançamento do novo PAC, ocorrido na sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, em virtude de um compromisso familiar, agendado anteriormente. Mas, antes, conversou com o presidente Lula, que entendeu perfeitamente a justificada ausência. O vice-governador Zezinho Sobral (PDT) e o secretário do Desenvolvimento Urbano e da Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, representaram o estado de Sergipe na solenidade que ocorreu no Teatro Municipal, no centro do Rio.

Masturbação rodoviária

Enquanto não chegam os recursos do PAC para conclusão da BR-101, nós vamos torrando a paciência com essa masturbação asfáltica que vai de Pedra Branca a Maruim. Com pouco mais de 6 km, o trecho é o retrato de uma morosidade sem precedentes, do tipo estica e encolhe, encolhe e estica, tal qual couro de joelho. A obra está pronta, mas o DENIT não libera, alegando que está aguardando o ministro dos Transportes vir inaugurar. É muita gozação!! Haja saco!!

Um corredor de problemas

Finalmente, o corredor da Hermes Fontes foi liberado para uso exclusivo dos ônibus. A obra de readequação de uma das mais importantes avenidas de Aracaju levou quase quatro anos para ser concluída. Ao longo da sua execução, o tal corredor só causou problemas. No início, foi um verdadeiro desastre para os comerciantes ali instalados, que comeram o pão que o diabo amassou. As vendas caíram verticalmente por um longo período, a ponto de algumas empresas fecharem as portas. A dona do Shopping do Estudante, tradicional casa de material escolar, por exemplo, liderou protestos contra a lentidão e transtorno da obra e, não resistindo aos sucessivos prejuízos, terminou por encerrar as atividades do estabelecimento. Nenhum empresário da Hermes Fontes escapou, incólume, de consequências danosas decorrentes da obra.

Um corredor de problemas 2

Desde que a obra “pareceu” concluída, os veículos (ônibus, carros,motos e caminhões) passaram a usar todas as faixas da avenida e o fluxo até que melhorou. Entretanto, com a faixa exclusiva para ônibus, os demais veículos estão se “apinhando” no espaço que sobrou e os engarrafamentos são constantes. Pior do que isso só mesmo a situação do pedestre que pretende atravessar a pista. Todavia, essa agonia é incomparável ao passageiro que desce do ônibus, exatamente, no meio da artéria, onde Edvaldo mandou colocar os pontos de embarque e desembarque. A pessoa desce do ônibus e fica com a cara pra cima, aguardando uma oportunidade para arriscar a vida, na tentativa de chegar até a calçada. Não é fácil escapar de um atropelamento. 

Mea culpa

Durante entrevista a uma emissora de rádio de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), ao ser questionado sobre a operacionalidade da obra, disse que vai aguardar uns 30 dias para fazer uma melhor avaliação. Ao dizer que “se não der certo, a gente vê o que faz” é, no mínimo, uma infeliz declaração do prefeito da capital dando a entender que a obra foi feita na base do “achismo",ou seja: se der, deu e se não der, paciência. Tenha paciência! 

Bem encaminhada

Tem crescido bastante, nos bastidores, a possível chapa para prefeito de Aracaju encabeçada pelo ex-governador Belivaldo Chagas (PSD), tendo como vice a delegada Danielle Garcia (PODEMOS). O que se comenta é que essa união está sendo costurada pelas lideranças que, na eleição passada, abriram caminho para o então deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) tocar a sua pré-campanha a governador. A mesma estratégia está sendo usada, novamente. Neste final de semana, as redes sociais foram invadidas com memes contendo as fotos dos dois (Belivaldo e Danielle) e, em alguns casos, assinadas por lideranças políticas aliadas de Belivaldo. O recado tá dado, só não vê quem não quer.

Velhos amigos

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) e o vereador Josenito Vitale, o Nitinho, (PSD), têm conversado muito, ultimamente, sobre política. Apesar de pertencerem a siglas diferentes, os dois sempre mantiveram sólida amizade e dialogam sobre tudo, inclusive política. Certamente, esse tem sido o tema prioritário desses costumeiros bate-papos. Nitinho quer ser prefeito de Aracaju e JB tem candidato à Câmara Municipal. Então…

Garoto esperto

Ao procurar estreitar ainda mais a amizade com o ex-governador, o vereador Nitinho (PSD) aproveita o distanciamento existente no momento entre JB e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), para ocupar esse vazio político. Jackson está magoado com Edvaldo porque o mesmo não tem atendido os seus pedidos. O MDB pensa em lançar candidato a prefeito de Aracaju e Nitinho pode ser essa opção. A fome e a vontade de comer estão de olho na janela que se abrirá em abril. Falta quase nada!.

Lula lá e cá

Assim como na cidade de São Paulo, onde o PT não terá candidato a prefeito  (vai apoiar Guilherme Boulos, do PSOL), tal estratégia pode ocorrer em outras capitais. Pensando na governabilidade do país, o que o presidente Lula não quer, neste momento, é atrito com caciques do centrão que estão sendo peças-chaves nesse entendimento. Sem nenhuma estrela de quinta grandeza disposta a entrar na disputa, não será novidade nenhuma se o PT, em Aracaju, seguir o exemplo paulistano e apoiar uma candidatura que agrade aos governos federal e estadual.

Compromisso é compromisso

O governador Fábio Mitidieri (PSD) não só parabenizou o ex-deputado federal André Moura (União Brasil) pela vitória conseguida junto ao STF, como aproveitou para dizer, publicamente, que tem compromisso com ele em Japaratuba, na eleição do próximo ano. Isto quer dizer que a aliança entre os dois começa no Vale do Cotinguiba e, com certeza, se estenderá por outros municípios. E não há dúvidas de que valerá, também, para a eleição de 2026. 

Novos desembargadores

O Pleno do TJ-SE aprovou, por unanimidade, a proposta enviada pelo desembargador-presidente Ricardo Múcio de projeto de lei que visa modificar a Lei Complementar nº 88/2003, que é o Código de Organização Judiciária. A resolução aprovada tem por objetivo criar mais duas vagas de desembargadores, ampliando de 13 para 15 magistrados o colegiado do TJ-SE. A proposta de Projeto de Lei será encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça, nos termos da Resolução n. 184/2013, bem como para apreciação da Assembleia Legislativa de Sergipe e posterior sanção do governador.

Câmara maior

Com base no último censo, a Câmara Municipal de Aracaju poderá ter mais três vereadores, passando dos atuais 24 para até 27. Entretanto, existe discussão interna entre os parlamentares e, no momento, o consenso é para atingir o número de 26 vereadores. Mas, para que esse aumento possa valer para a próxima legislatura, o Projeto neste sentido terá que ser votado até o final do mês de setembro, ou seja, um ano antes da eleição de 2024. O projeto deve ser votado em duas sessões, com intervalo entre uma e outra de dez dias. O presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (REDE), é favorável à ideia e deverá colocar na pauta ainda este mês. 

Reunião do PDT

Durante o Encontro da Juventude do PDT, ocorrido ontem (12), em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) falou sobre a escolha do candidato do grupo a prefeito da capital. Em dado momento, com extrema veemência, foi enfático: “Quem pensa que eu não vou escolher, está enganado; vou escolher, sim. Não vou tirar da cartola, não vou fazer invenção, mas vou escolher!”. O comportamento do prefeito foi visto como uma ação desesperadora de quem, em fim de mandato, tenta ganhar, no grito, espaço político. A estranheza de alguns que ouviram o berro de Edvaldo é porque, durante os quase sete anos no cargo, ele nunca demonstrou vontade de fazer política. A derrota na eleição para a presidência da Câmara é exemplo claro dessa inaptidão do alcaide. 

Desistiram de mim

Sobre a afirmativa que fez, assegurando que desistiu de ser candidato ao Governo para dar lugar a Fábio Mitidieri, talvez não seja bem assim. É voz corrente nos bastidores do Poder que os caciques e morubixabas foram que desistiram dele. Isso é o que se comenta. 

Sergipe na Segunda Guerra

Na próxima terça-feira, 15 de agosto, a Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) promoverá uma Sessão Especial em comemoração aos 81 anos do torpedeamento, na costa sergipana, dos navios Baependy, Araraquara e Aníbal Benévolo, um evento marcante durante a Segunda Guerra Mundial. A sessão, proposta pelo presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade, está agendada para as 16 horas e acontecerá no Plenário Pedro Barreto de Andrade. O torpedeamento resultou em mais vítimas fatais do que a participação dos soldados brasileiros na Guerra propriamente dita. De acordo com estatísticas oficiais, dos 20.573 brasileiros enviados ao front, 467 perderam suas vidas nos combates na Europa.

Sergipe na Segunda Guerra 2

Igor Albuquerque, subsecretário-geral da Mesa Diretora da ALESE,  entende que a sessão servirá como uma homenagem aos que perderam suas vidas naquele momento crítico da história e também como um momento para refletir sobre o trágico evento, além de honrar pessoas e instituições ligadas a esses acontecimentos. Para enriquecer ainda mais a discussão, André Cabral, piloto de linha aérea comercial e estudioso da participação de Sergipe na Segunda Guerra, fará palestra na Sessão Especial. Ele abordará o envolvimento do estado e participação do Brasil no maior conflito da humanidade. 

Museu da Segunda Guerra

O governador Fábio Mitidieri (PSD) está disposto a construir, em Aracaju, o Museu de Sergipe na Segunda Guerra, por considerar que os fatos ocorridos em nosso estado foram marcantes nessa catástrofe cometida contra a humanidade. A partir do Cemitério dos Náufragos, onde estão sepultados diversos corpos oriundos dos naufrágios, o Museu terá fardas, armas, medalhas, fotos e réplicas de veículos e aeronaves usadas nos combates. Além de preservar a história, o Museu, sem dúvida alguma, se tornará um ponto turístico, com intensa visitação. Para a realização da obra, o Governo de Sergipe já tem reservados R$50 milhões. 

Que dificuldade!

Os familiares de pessoas com autismo estão tendo sérias dificuldades para agendar atendimento de profissionais de saúde nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Aracaju. Psicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras e neurologistas são especialistas capacitados para o atendimento dos portadores do autismo. Apesar da necessidade de um acompanhamento constante desses pacientes, os usuários somente estão conseguindo marcar consultas com prazos de seis meses, no mínimo. Uma desatenção da prefeitura de Aracaju, que poderia disponibilizar um atendimento contínuo, conforme a se faz necessário. Lamentável!!

Avança Socorro

O prefeito Padre Inaldo, de Nossa Senhora do Socorro, assinou a Ordem de Serviço para a reforma e adequação da Unidade Básica de Saúde do povoado Taboca, mediante um investimento de aproximadamente R$ 600 mil. Na oportunidade, anunciou que fará o calçamento de 15 ruas no povoado Piabeta, além de obras de drenagem, saneamento básico e calçamento nos povoados Santa Cecília e Boa Viagem. 

É cada uma!

A Segunda Turma do STF referendou medida cautelar conferida pelo ministro Edson Fachin que havia permitido que dois traficantes foragidos, acusados de tráfico de drogas, participassem, por videoconferência, de audiência de instrução e julgamento na Ação Penal que respondem. O pedido já havia sido negado por instâncias inferiores e o STJ negou habeas corpus nesse sentido. Mas, no STF a defesa da dupla conseguiu o inusitado fato de colocar cara a cara com a Justiça dois traficantes “foragidos” que, mesmo procurados pela polícia, não poderão ser presos. Ou será que, virtualmente, receberão voz de prisão? 

A todos, a Coluna deseja um ótimo e Feliz Dia dos Pais.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp