Coluna Radar por César Cabral - 20 de agosto de 2023

20/08/2023 06:58


Coluna Radar por César Cabral - 20 de agosto de 2023

Primeiro emprego

Nesta segunda-feira, dia 21, o Programa Primeiro Emprego será apresentado aos sergipanos. O Governo do Estado realiza solenidade, que acontece, às 9 horas, no Teatro Atheneu, para a assinatura do Projeto de Lei que institui o programa, um dos compromissos assumidos pelo governador Fábio Mitidieri. Essa é uma medida muito importante para solucionar uma questão que atinge muitos jovens que tentam ingressar no mercado de trabalho, que é a falta de qualificação e de experiência profissional. A proposta é que por meio do PPE eles tenham oportunidade de qualificação técnica e profissional e, assim, acessem vagas de emprego.

Preservando a história

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), pensa em investir na preservação e valorização da cultura e da história de Sergipe. Tanto é assim que, após decidir pela criação do Museu de Sergipe na Segunda Guerra, para onde já tem designado recursos da ordem de R$ 50 milhões, quer implantar, em Aracaju, o Museu do Cangaço. De fato, são acontecimentos marcantes que, se preservados, manterão viva a história do nosso estado e, certamente, serão pontos turísticos bastante atrativos para os turistas que por aqui desembarcarem.

Chaminé ligada

Depois de ter suspendido as suas atividades em maio passado, por conta do alto preço do gás natural, a UNIVALE anunciou a retomada dos trabalhos para o mês de setembro. A produção de fertilizantes nitrogenados, em Laranjeiras, ocorrerá de forma gradual e se deve à melhoria do ciclo petroquímico.

Aqui não

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, promulgou uma lei que proíbe a utilização e o ensino da chamada linguagem neutra nas escolas públicas e particulares da capital mineira. A legislação foi publicada na edição de ontem, sábado (19), do Diário Oficial do município. 

Muita expectativa

Após a cassação dos mandatos dos vereadores de Aracaju, Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica, ambos do PSC, cresceu bastante a expectativa sobre quem ocupará a vaga antes pertencente a Sávio, por conta de uma dúvida levantada sobre a validação ou não dos votos de uma candidata a vereadora pelo PT. A dúvida somente será dissipada após a recontagem dos votos, que está em curso, pelo TRE. Elber Batalha, que não tem nada a ver com isso, já comprou o novo terno novo para a posse, que ocorrerá, provavelmente, na terça-feira, 22. 

Estouro da boiada

Com a proximidade das eleições municipais, não será surpresa nenhuma que ocorra debandada de vereadores que hoje estão (?) na base do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Isac Silveira (PD), que já foi convidado a deixar o partido, é o primeiro a puxar a fila. Aliás, ele não segue o prefeito há muito tempo. Nitinho Vitale (PSD), que sonha ser prefeito, engole, mas, não atura Edvaldo. Na Câmara, os dois (Isac e Nitinho) vão puxar o tapete e a fila dos parlamentares que vão caminhar contra o prefeito de Aracaju. E é prá já!

Licitação 

A Justiça deu prazo de 180 dias para a prefeitura de Aracaju realizar a tão esperada licitação do transporte público da capital. Quem acredita que Edvaldo cumprirá essa determinação pode colocar o cavalo na baia, pois vai chover. O prazo dado terminará no início do próximo ano e até lá fica tudo como está. Faltando dois dias para esgotar o tempo regulamentar, a prefeitura dará início ao processo licitatório, que levará, no mínimo, outros 180 dias. Decorrido esse período aproximado de 360 dias, aí já serão outros quinhentos, decorrentes dos sucessivos recursos e batalhas jurídicas. Essa futurologia saiu da cabeça de uma discípula da famosa Mãe Diná. Você acredita?

Obras paralisadas

Vinte e nove municípios sergipanos que possuem obras paralisadas na área da educação, conforme consta no Sistema do MEC, têm até o próximo dia 10 de setembro para aderirem ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras Paralisadas da Educação Básica. O prazo foi dado pela conselheira do TCE, Suzana Azevedo, e será objeto de ofício circular a ser enviado pelo presidente do órgão, Flávio Conceição, às prefeituras que se encontram nessa situação.

Veja a lista

As obras da educação paralisadas em Sergipe encontram-se em Amparo de São Francisco, Arauá, Canindé de São Francisco, Carira, Cristinápolis, Cumbe, Indiaroba, Itabaiana, Itaporanga d"Ajuda, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Monte Alegre, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pinhão, Pirambu, Poço Redondo, Porto da Folha, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy, Santana do São Francisco, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

Futebol sem estádio

A cidade de Propriá está sem estádios de futebol: o Constantino Tavares, do E.C. Propriá (foi demolido), o Durval Feitosa, do América F.C (em obra) e o João Alves Filho, do Governo do Estado, que está em ruínas, restando somente escombros. Como o Durval Feitosa passa por uma reforma que se arrasta desde o ano passado, o E.C. Propriá vai realizar as suas partidas pelo campeonato sergipano da segunda divisão na cidade de Porto Real do Colégio, Alagoas, tal como fez o América, na primeira divisão deste ano. Ultimamente, o futebol de Propriá vem sobrevivendo graças à benevolência do prefeito de Colégio, Aldo Popular (MDB), que cede o estádio local sem cobrar nada.

Na mira dos tiras

Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, a Polícia Federal já avalia a possibilidade de bloqueio das contas bancárias, dos bens, e, eventualmente, a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Informalmente, a Polícia Federal diz que, se houver motivo ou suspeita de que Bolsonaro atrapalha as investigações, a corporação deve agir dessa maneira. 

Ronaldinho na área

A Comissão Parlamentar de Inquérito vai se reunir na próxima terça-feira (22), na Câmara dos Deputados, para ouvir representantes da empresa 18k. Entre eles estará o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, que é fundador e sócio-proprietário da empresa. O atleta diz que também teria sido lesado e que teve a sua imagem usada de forma indevida. Ronaldinho virou réu em outra Ação que pede indenização de R$ 300 milhões por prejuízos a investidores.

Charuto da paz

Celson Amorim, assessor especial do presidente Lula (PT), reuniu-se com o líder de Cuba, Miguel Díaz-Canel, na última sexta-feira (18) e disse que o Brasil quer reatar os laços comerciais com a Ilha. Segundo Amorim, a sua viagem foi uma missão dada, diretamente, pelo presidente brasileiro.

DNIT Intransigente

O DNIT bem que poderia se chamar Departamento Nacional da Intransigência. Incrível como se mantém intransigente para a liberação do trecho da BR-101, entre Pedra Branca e Maruim, que está concluído há quase dois meses. Será necessário que ocorram outras mortes para que o carrancudo Departamento libere a pista? Ou será que os motoristas precisam fechar a rodovia para provocar a sua abertura? 

Aviso aos navegantes

A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) promove até o dia 27 de agosto, ações de fiscalização do tráfego aquaviário das vias navegáveis e da costa litorânea do Estado de Sergipe. Serão empregados cerca de 70 militares e oito embarcações, dentre elas lanchas e moto aquáticas, quatro viaturas e um caminhão. Durante a fiscalização, serão verificados itens de segurança, salvatagem e comunicação, além da documentação de tripulantes e embarcações, seja de transporte de passageiros, esporte ou recreio. 

Se a canoa não virar…

Zezinho Vieira (Democracia Cristã), pré-candidato a prefeito de Santo Amaro das Brotas, garante que, se eleito, vai tornar o antigo porto num verdadeiro pólo turístico da região. De fato, o porto de Santo Amaro das Brotas está localizado em uma área de rara beleza e é um marco importante na história de Sergipe, pois, no século passado, foi uma base fundamental para o escoamento da produção do vale do Cotinguiba. Sem dúvida, é um lugar paradisíaco e que merece ser revitalizado.

Queixo duro

Alguns motoqueiros do tipo “cara de pau” circulam pelas ruas de Aracaju com motos altamente barulhentas, por conta da retirada proposital do miolo do silencioso desses veículos. O barulho ensurdecedor causa irritante incômodo às pessoas e pode provocar dano irreparável à audição dos transeuntes. As autoridades precisam coibir, com veemência, essa prática abusiva e nociva à saúde pública. 

Cadeiras vazias

O show que a cantora Simone faria ontem, sábado (19), em São José dos Campos (SP), foi cancelado, por falta de público. Segundo o jornalista Marcos Bulques, foram vendidos apenas 300 ingressos, quando a expectativa dos produtores do evento era vender 1.200 entradas. Simone está rodando o Brasil com o show “Tô voltando”, em comemoração aos 50 anos de carreira. Ontem, a cantora nem foi, nem voltou.

Mercado aquecendo

Segundo a Caixa Econômica Federal, foi registrado um total de 8,8 milhões de acessos ao Simulador Habitacional da Caixa no último mês, sendo 6,2 milhões destes realizados por pessoas interessadas em imóveis MCMV. O aumento representou um incremento nas buscas de 109,7% em relação ao mês anterior. Ainda segundo a instituição, cerca de 47,43% dos interessados em adquirir um imóvel popular têm idade entre 25 e 35 anos, quase metade da quantidade total de acessos. 

Garçon

A Prefeitura de Laranjeiras, em parceria com o SENAC, realizou na sexta-feira, 18, a aula inaugural do curso de garçom, que tem uma carga horária de 360 horas. Esta é uma ação do programa Qualifica + , que busca capacitar os alunos para atuarem na área de serviços de alimentação, suprindo a demanda por mão-de-obra qualificada em empresas do setor. A parceria com o SENAC garante a qualidade do curso, que conta com profissionais especializados e uma estrutura adequada para o aprendizado.

Dia da fotografia

Ontem, 19 de agosto, foi comemorado o Dia da Fotografia. A invenção da fotografia, que ocorreu na França, por Louis Daguerre, foi compartilhada com o mundo em 19 de agosto de 1839. Ao tentar registrar uma rua movimentada de Paris, Daguerre conseguiu mostrar apenas duas (ou três) figuras que ficaram paradas durante todo o tempo de exposição. De lá para cá, a arte de fotografar foi aperfeiçoada e o mundo tem sido clicado por lentes cada vez mais poderosas. Parabéns a todos os fotógrafos profissionais e amadores.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp