Coluna Radar por César Cabral - 27 de agosto de 2023

27/08/2023 05:43


Coluna Radar por César Cabral - 27 de agosto de 2023

O fuzuê tá formado

Durante a semana que passou, o que mais se comentou foi o freio de arrumação puxado pelo governador Fábio Mitdieri (PSD), que deu uma enquadrada no vereador Nitinho (PSD) e no prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). O governador deixou claro que ainda é cedo para se tratar da sucessão municipal, muito embora tenha deixado nas entrelinhas (e com letras garrafais) que ele é quem vai comandar o processo. Também, há de se deduzir, que no seu rosário não constam as figuras do prefeito e nem tão pouco de Nitinho, como protagonistas dessa engenharia política. Analistas garantem que o governador já tem esse nome e nada acontecerá por acaso. Tudo está sendo tratado dentro de uma conjuntura costurada lá atrás, mediante estratégia altamente profissional. Nesse contexto, não há lugar para amadorismo.

Edvaldo de fora

A cada dia que amanhece, o prefeito Edvaldo fica mais fora do que dentro. Na política isso é mais antigo do que andar pra frente. O último ano de mandato, para que não possa tentar reeleição, sempre se torna um crepúsculo penoso e desprestigiado. Principalmente para um prefeito que tem contra si um grupo de 15 vereadores (que se diziam aliados) num universo de 24 parlamentares. Isso é um retrato nítido da falta de habilidade política para conviver, harmonicamente, com o Poder que aparenta ser independente, mas que todos sabemos o tamanho das amarras que os mantém atrelados. Faltou a Edvaldo essa vontade e esse gosto de fazer política. Deixou tudo correr frouxo a ponto de sequer poder apoiar candidato para presidente da CMA. Só lhe resta prestigiar, o quanto puder, aqueles poucos que ainda estão ao seu lado e repensar seu jeito de andar. Caso contrário, não irá a lugar nenhum.

Pano para as mangas

O vereador Zezinho do Bugio, que foi diplomado na última sexta-feira pelo TRE-SE em virtude da anulação dos votos de toda chapa de candidatos do PSC, pode se preparar para alinhavar o terno, pois o mesmo tem pano sobrando nas mangas. Isto porque, o suplente Bigode do Santa Maria (PSD) está brigando na Justiça para ocupar a sua vaga sob a alegação de que ele, Zezinho, ao trocar de partido após a eleição de 2020, cometeu infidelidade partidária, o que caracteriza perda imediata de direito sucessório ao cargo. Bigode do Santa Maria (PSD) está vereador na condição de suplente de Manoel Marcos (PSD) que, licenciado, assumiu a suplência de deputado estadual.

De olho no lance

Quem está com as butucas voltadas para essa pendenga é o também suplente de vereador de Aracaju, Adriano Taxista (PSD), que poderá ser vereador caso Bigode se torne titular e Manoel Marcos permaneça deputado estadual. Como se vê, tem muita coisa em jogo.

O PT em Aracaju

O deputado federal João Daniel, presidente da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores, tem sido categórico ao afirmar que o PT pretende ter candidato a prefeito de Aracaju. Na sua avaliação, Márcio Macedo ou Eliane Aquino seriam os melhores nomes para o embate do próximo ano. Como os dois ocupam cargos importantes no Governo, em Brasília, poucos acreditam que um dos dois aceite tal desafio. Nessa hipótese, nos bastidores, já se fala que uma alternativa seria o ex-deputado federal Valadares Filho, assessor direto do ministro Márcio Macedo e filiado ao PSB, partido que já antecipou apoio ao PT na eleição para prefeito de Aracaju.

Começar de novo

Mendonça Prado, que será candidato a prefeito de Aracaju pelo Democracia Cristã (DC), foi homenageado pelo Projeto Começar de Novo, recebendo uma placa de agradecimento pelo apoio dado ao Projeto, enquanto foi secretário da segurança pública. A honraria foi entregue pelo ex-vereador de Aracaju, Magal da Pastoral, líder no movimento que busca promover a reinserção dos egressos do sistema prisional na sociedade. 

Piso da Enfermagem  

Durante o Café Ponto Gov, na última sexta-feira, 25, o governador Fábio Mitidieri apresentou um Projeto de Lei para implementação do Piso da Enfermagem em Sergipe. O texto, que simbolicamente já foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade, e ao líder do governo na Casa, Cristiano Cavalcante, pode ser votado já nesta semana. “A parte que cabe ao Estado estamos fazendo. O Supremo Tribunal Federal determinou os procedimentos jurídicos para pagamento. O crédito enviado é por CPF de cada profissional. Aqueles que não receberem agora, por conflito de informações, receberão de forma retroativa. Essa é uma conquista da categoria, que é tão importante para nossa rede", ressaltou o governador. Com certeza é matéria pacífica no parlamento!

Primeira emprego 

Sem perder tempo, o governador Fábio tratou de assinar a sanção da lei que cria o Programa Primeiro Emprego em Sergipe, que é um dos principais compromissos do seu governo. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa,  na quarta-feira (23), e teve a sanção assinada na sexta (25). Já nesta segunda-feira, dia 28, os jovens que se encaixam no perfil do podem se inscrever no site primeiroemprego.se.gov.br, para conseguir acessar oportunidades de qualificação técnica e experiências profissionais. Lembrando que os candidatos devem ter entre 18 e 29 anos, nunca ter trabalhado com carteira assinada, ter concluído pelo menos o ensino médio e disponibilidade de, no mínimo, quatro horas para realizar a qualificação.

Nas águas do Riachão

Depois de comandar o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), Luciano Goes está à frente da DESO (Companhia de Saneamento de Sergipe) por indicação do deputado federal Gustinho Ribeiro (REPUBLICANOS), seu amigo pessoal. Depois atuar no campo hidrográfico que envolve rios, riachos, barragens e açudes, Luciano Goes poderá “desembocar” no Riachão do Dantas, como candidato a prefeito, com apoio da prefeita Simone de Dona Raimunda (PCdoB) e do seu líder Gustinho Ribeiro. Luciano tem DNA político, pois é sobrinho de Roberto Goes (ex-prefeito e ex-deputado estadual) e neto de Horário Goes, que foi uma grande liderança da região centro-sul.  

Política agrária

A Comissão Agrária da Câmara dos Deputados realizou no dia de ontem (26), uma Audiência Pública na sede da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais do Povoado Lagoa do Rancho, em Porto da Folha, quando foram discutidas políticas públicas para a agricultura familiar, assentados da reforma agrária e pequenos e médios produtores rurais. Estiveram presentes o deputado federal João Daniel (PT-SE), o superintendente do BNB, Antônio César, o coordenador do MDA, Camilo Feitosa, e o superintendente do INCRA, André Milanez. O evento contou com o apoio do vereador de Porto da Folha, Saininho de Manoel de Rosinha (PT). 

BNB

O Banco do Nordeste, apesar de fomentar a agricultura nordestina, às vezes marca gol contra, pelo excesso de burocracia e falta de bom senso. A agência de Gararu, por exemplo, está atrasando a vida de 50 famílias por se negar a fornecer uma simples declaração de adimplência em favor do presidente de uma associação de moradores que pleiteia participar de programa habitacional junto a CEF. O banco reconhece não haver nenhum débito ou pendência do cidadão, mas se nega a declarar  ofícialmente. Um absurdo!

Prazo eleitoral

Eleitores e candidatos devem começar a ficar de olho nos prazos da Justiça Eleitoral para a eleição do próximo ano, que está marcada para o dia 6 de outubro. Como a regularização do domicílio eleitoral tem que ser feita até seis meses antes da eleição, o eleitor que quiser mudar de domicílio deverá fazê-lo até o dia 6 de abril. Vale lembrar que o eleitor que mudar de domicílio terá que permanecer, pelo menos, por doze meses (um ano), no novo endereço. Como as eleições ocorrem de dois em dois anos, o troca-troca de zona continua valendo. Basta observar o prazo.

E tome partidos

No Brasil existem, atualmente, 30 partidos políticos em atividade, número que vem caindo após a entrada em vigor da cláusula de barreira, em 2018. Apesar das dificuldades criadas para a manutenção dos chamados “nanicos”, ainda tem gente insistindo em criar novas agremiações. Hoje, existem no país 19 partidos em formação e dentre eles está a recriação da velha UDN (União Democrática Nacional). Aliás, este já deveria ter sido recriado há muito tempo, desde o ressurgimento do PSD. Se ficássemos com apenas esses dois e mais uns cinco ou seis, estaria de bom tamanho. 

Fundos sem fundos

Depois que vários prefeitos começaram o chororô por conta da redução do FPM, agora é a vez de técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda colocarem pilha nova na lanterna para enxergar melhor o fim do túnel. É que de julho para cá, verificou-se uma queda do FPE superior a R$ 60 milhões, sem perspectiva de recuperação imediata. Calcula-se que persistindo essa queda, poderá haver sério comprometimento na execução de importantes programas governamentais. O caso é sério!

Prepare o bolso

Quem pensa que se livrou da cobrança do imposto sindical, está redondamente enganado. Está em curso a formatação de um texto que altera alguns pontos da reforma trabalhista, ocorrida no Governo Temer. Dentre os quais, o fim da referida contribuição obrigatória que, segundo se comenta, voltará muito mais voraz para o bolso do pobre trabalhador. Calcula-se que virá três vezes mais cara, para compensar a queda de receita causada aos bravos sindicatos classistas.

Posse

A professora Patrícia Verônica Sobral de Souza tomou posse como vice-presidente da Associação Brasileira da Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), para a gestão 3023-26, em solenidade realizada no Museu da Gente Sergipana, na última quarta-feira (24). A doutora Patrícia Verônica é professora universitária, acadêmica, faz parte do corpo técnico do Tribunal de Contas de Sergipe e é autora de vários trabalhos técnicos  na área do direito.

Neto boca suja

O ex-jogador Neto atua como apresentador e comentarista esportivo da TV Bandeirantes, em São Paulo. Com baixos índices de audiência, tenta chamar a atenção usando palavreado chulo e impropérios contra tudo e contra todos. Por isso, tem respondido a vários processos na Justiça. Em um deles, o técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, pede R$ 500 mil por danos morais por ter sido chamado de baixinho", "idiota", "uma vergonha", além de “escroto e nojento”. É injustificável que uma emissora de TV coloque na sua grade de programação um sujeito tão desqualificado e sem compostura, como esse Neto, que pensa que é o que nunca foi. Se queria ter audiência, esta será diante do juiz. Bem feito! 

Confiança vence, mas não ganha!

Jogando ontem (26) pelo Campeonato Brasileiro da Série C, o Confiança venceu o Paysandu, do Pará, pelo placar de 1x0. Mesmo assim, não ganhou a vaga para a fase seguinte em virtude de que o São José (RS) derrotou o Pouso Alegre (MG) pelo placar de 2x1. O Dragão ficou a um ponto da sonhada classificação.

Dia do psicólogo

Hoje, 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo. Às vezes é preciso ter alguém que possa nos ajudar a carregar os pesos e traumas da vida. E mais do que isso, alguém que, sem julgamentos, nos auxilie a elaborar nossas dores. Parabéns a esses profissionais capazes de tão importante missão.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp