Coluna Radar por César Cabral - 8 de outubro de 2023

08/10/2023 07:10


Coluna Radar por César Cabral - 8 de outubro de 2023

Tudo deu em nada

E a tal minirreforma que transitou pela Câmara dos Deputados acabou dando em nada, pois encalhou no Senado que decidiu não votá-la a toque de caixa e repique de sino, a ponto de permitir que a mesma fosse promulgada pelo presidente da república até o dia 5 último, data limite para valer na eleição do próximo ano. O gesto dos senadores, que optaram por uma reforma muita mais ampla e duradoura, de certa forma, colocou ordem na Casa ao sustar a costumeira construção de mais um puxadinho nos anos que antecedem eleições. Trocando em miúdos, as regras da eleição anterior (2022) permanecerão inalteradas para as eleições municipais do ano que vem.

Pera aí, nem tanto… 

Na prática, isso não é bem assim, uma vez que o Tribunal Superior Eleitoral tem prerrogativas para, através de Resolução, clarear alguns pontos duvidosos da legislação, os chamados “pontos cinzentos”, que suscitam dúvidas e questionamentos jurídicos. Dentre esses está o pagamento de doação através do pix, operação bancária corriqueira e amplamente praticada no país. Convém salientar que as Resoluções do TSE não carecem de anualidade (um ano antes do pleito) e servem para pacificar as questões de interpretação da Lei. É isso aí.

A hora é agora

Caso o Senado queira, realmente, fazer uma ampla e duradoura reforma eleitoral, deve, imediatamente, constituir uma Comissão de notórios juristas e representantes da sociedade civil que tenham conhecimento de causa (e da causa), a fim de, ouvindo o povo, estabelecer princípios claros e consistentes para nortear as eleições brasileiras, evitando, tacitamente, os costumeiros puxadinhos, que servem apenas para atender, momentaneamente, interesses dos partidos com maioria no Congresso. 

Fim da reeleição?

O fim da reeleição para ocupantes de cargos executivos (presidente, governador e prefeito) tem ganhado espaço no Senado, ultimamente. Há quem diga que poderá valer para os atuais mandatários que ficariam impedidos de concorrer à reeleição em 2026. Essa hipótese, apesar de factível, dificilmente passará, pois, iria de encontro ao princípio do direito adquirido, já que os atuais foram eleitos com tal possibilidade. Mas, como no Brasil tudo pode e nada pode, essa é uma questão de dificílimo prognóstico. Portanto, como tudo pode acontecer, inclusive nada, não custa lembrar que quem morre de véspera é o tal do peru.

Os trapalhões

Os marginais que foram designados para matar um suposto filho de miliciano acusado de envolvimento na morte de um traficante no Rio de Janeiro, acabaram confundindo o médico Perseu Ribeiro Almeida com Tailon de Alcântara Pereira Barbosa e terminaram matando três médicos e deixando outro gravemente ferido. Sem nada a ver com essa briga de bandidos, os médicos morreram de graça, por estarem em um quiosque próximo ao hotel onde estavam hospedados. Tal qual a máfia italiana, os trapalhões pagaram com as próprias vidas pelo “erro” cometido. Engana-se quem pensa que o caso está encerrado, pois a encomenda não chegou, ainda, ao seu destino. Com outras mortes a caminho, o Rio de Janeiro continua lindo, de morrer! 

Luto na educação

Sergipe perdeu, na última semana, uma das suas grandes professoras. Aos 94 anos, faleceu a notável educadora Maria Hermínia Caldas, uma referência na educação sergipana. Em nota, a Secretaria de estado da Educação escreveu que “a Professora Hermínia construiu uma história de vida ao lado dos alunos que tanto amava”. De fato, quem conheceu de perto a ilustre mestra sabe, perfeitamente, o que ela significou para tantas e tantas gerações.  

Câmara de luto

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (REDE), decretou luto por cinco dias pela morte da professora e vereadora Ângela Melo (PT), ocorrida na última sexta-feira (6). Aos 67 anos, a vereadora morreu em sua residência, após ficar por quase três meses internada em um hospital de Aracaju, para tratamento de uma pneumonia. Ângela Maria de Melo, é natural do município de Canhoba, mas como o povoado em que nasceu passou a pertencer a N.S. de Lourdes, ela se identificava como natural desse município. Ela possui licenciatura em História e Pós-Graduação em Arte e Educação, foi presidente do SINTESE e estava em seu primeiro mandato como vereadora. Foi sepultada no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju.

Suplente assumirá

Com a morte da vereadora Ângela Melo (PT), o suplente Camilo Feitosa (PT), filho do deputado federal João Daniel (PT), assumirá a vaga, no decorrer desta semana, após o cumprimento do luto oficial da Casa. Camilo, que já foi vereador, esteve prestes a assumir uma cadeira na atual legislatura, quando o seu partido ingressou na Justiça alegando irregularidades no pleito de 2020. Camilo Feitosa é o delegado do MDA, em Sergipe. Caso opte por permanecer no cargo federal, o segundo suplente Jeferson Lima será convocado.

Fixe que nem maxixe

O ex-vereador Elmo Paixão está construindo a sua candidatura a prefeito de Nossa Senhora do Socorro e trabalha diuturnamente para conseguir o seu objetivo. Trabalhando como uma “formiguinha”, bem ao estilo dos seus pais Tonho e Elma (que já foram prefeitos), Elmo tem visitado as comunidades e conversado com expressivas lideranças do município. A construção de uma boa aliança será fundamental para derrotar o candidato do prefeito Padre Inaldo. É nisso que ele aposta e é esse o seu foco, principalmente se o candidato governista for quem ele está pensando.

Tô voltando

Quem também está de olho na prefeitura de Nossa Senhora do Socorro é o radialista Fábio Henrique, ex-deputado federal e ex-prefeito do município. Fábio conta com o apoio do ex-deputado André Moura e está “assim” com o deputado estadual Samuel Carvalho. Fábio é bom de gogó e sabe onde as cobras dormem. 

Corretores “por aqui”

Os corretores de imóveis estão “por aqui” com a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro pela falta de estrutura urbana básica nos principais loteamentos no município. Diferentemente da Barra do Coqueiros, esse descaso do Poder Público Municipal contribui para a desvalorização dos empreendimentos e dificulta a comercialização dos imóveis. Segundo a Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe, os loteamentos Guajará, Pai André, Santa Cecília e Jardim Rosa de Maio são os mais prejudicados com a inércia da prefeitura de Socorro, pois até mesmo os bancos estão se negando a fazer financiamento imobiliário nesses locais. 

Prefeito quer 12 milhas

O prefeito de Itaporanga D’Ajuda, Otávio Sobral, andou conversando com os vereadores objetivando convencê-los a aprovar um empréstimo de R$ 12 milhões junto ao BANESE para sanear as contas da viúva. Pelo que se sabe, a situação financeira da prefeitura é muito crítica motivada por dívidas de precatórios, fornecedores, ocupantes de cargo em comissão e professores contratados. Por enquanto, estão no prego a Via Norte, responsável pela coleta do lixo, a WS (organização social responsável pela UPA), posto de combustível, empresas de transporte e muitas outras.. Dizem que a situação é extremamente periclitante e a insolvência está batendo à porta. Tá difícil arrumar a casa!

Continua na dele 

Hélio Sobral, vice-prefeito de Japaratuba, deverá continuar ocupando o mesmo cargo, desde que a chapa liderada por Décio Neto vença as eleições municipais de 2024. Esse é o projeto arquitetado pelo ex-deputado federal André Moura para suceder a atual prefeita Lara Moura, sua esposa. Hélio já foi prefeito por duas vezes e transita muito bem em todas as correntes políticas da terra do grande cacique. Décio Neto, que já foi vereador e vice-prefeito de Carmópolis, é correligionário antigo de André Moura, e responde, atualmente, pela Secretaria de Obras de Japaratuba.

O povo quer ele

Eurico de Souza Filho, o Euriquinho, lidera, com folga, todas as pesquisas para prefeito de Aquidabã realizadas até agora e de que se tem notícia. Ex-prefeito e sempre enturmado com o povo, Euriquinho é recebido com festa em todas as comunidades rurais e na sede municipal. Potencialmente, um fortíssimo candidato para vencer as próximas eleições, independentemente do apoio do atual governante, Francismário Lucena. No momento, Euriquinho está nos braços da galera.

Aumento de validade

Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta de autoria do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) que muda as regras para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), permitindo que pessoas maiores de 16 anos possam tirar o documento. Por outro lado, a carteira provisória, que é obrigatória por um ano, passaria para dois anos. Durante esse período, o condutor não poderia cometer falta gravíssima. O projeto tem a simpatia de jovens e adultos que consideram o adolescente de 16 anos (apto para escolher quem dirige o Brasil) perfeitamente pronto para dirigir o seu próprio carro. Pois é!

Pinga

O prefeito de Propriá, Valberto Lima (PSD), quer prestar uma significativa homenagem a José Carlos Mendonça, o Pinga, filho ilustre da cidade, falecido recentemente. É pensamento do prefeito realizar um show em praça pública simbolizando a atividade profissional do renomado empresário desse setor e sugerir à Câmara de Vereadores a nominação de uma rua em sua homenagem. Propriá se prepara para realizar uma das maiores festas de Bom Jesus dos Navegantes, que a partir de 2024 será transformada em Romaria. 

Notícia boa

O governador Fábio Mitidieri (PSD) revelou, na última sexta-feira (6), durante o “Sergipe É Aqui”, em Ilha das Flores, que ainda no decorrer do mês de outubro será realizada a licitação para o asfaltamento da rodovia SE-175, que liga o povoado Jiboia (Gararu) a Nossa Senhora da Glória, passando por São Mateus. Este é um sonho antigo dos moradores e produtores da região que aguardam, há anos, por esse melhoramento. A rodovia, quando for asfaltada, vai diminuir consideravelmente a distância entre Porto da Folha e N.S. da Glória. 

O preço da gasosa 

Que o preço da gasolina foi lá para as alturas, ninguém tem dúvida. Mas, o que pouca gente entende é a diferença absurda entre os preços praticados em Aracaju e em algumas cidades do interior sergipano. Distante 60 km de Aracaju, é possível encontrar o precioso líquido comercializado a R$ 5,98 contra os R$ 6,40 cobrados na capital. Se brincar, é melhor ir abastecer em Siriri. E o PROCON, abastece onde?

Deu no Globo

O jornal O Globo, um dos maiores em circulação no país, publicou ampla reportagem com o advogado Danilo Segundo, genro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pré-candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros. Segundo a reportagem, Segundo tem usado o prestígio junto ao sogro para alavancar a sua pré-campanha. A matéria é extensa e ocupa uma página inteira do qualificado veículo de comunicação de alcance nacional. 

Saraivada

A Saraiva, a maior rede de livrarias do Brasil, com 85 lojas em 17 estados brasileiros, teve a falência decretada pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, na última sexta-feira, 6 de outubro. A empresa estava em recuperação judicial e acumulava uma dívida de R$ 675 milhões junto a mais de mil credores. No mês passado, a Saraiva demitiu todos os seus funcionários, fechou quase todas as lojas físicas e passou a operar apenas com o site de e-commerce. 

Globo come poeira do SBT

A transmissão do jogo Fortaleza x Corinthians realizada pelo SBT na última terça-feira (3), pela Copa Sul Americana, registrou uma média de 14,6 pontos na Grande São Paulo, com pico de audiência de 17.3 pontos às 23h04. Mediante confronto com a novela “Todas as Flores”, da Rede Globo, o SBT deixou a poderosa emissora dos Marinho para trás, cujo efeito atingiu a programação subsequente com os programas do Ratinho e o The Noite. O homem do Baú agora sabe que na Globo, nem tudo são flores. 

Deu a louca no mundo

Enquanto o estado de Santa Catarina está debaixo d’água com 78 municípios sofrendo com alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências devido às fortes e intensas chuvas, no Rio de Janeiro a situação é completamente inversa. Ontem (7), a capital fluminense registrou sensação térmica de 55,8º Celsius no bairro Guaratiba, zona oeste da cidade. No Jardim Botânico, região bastante arborizada, os termômetros marcaram 51,8ºC por volta do meio-dia. 







Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp