Coluna Radar por César Cabral - 12 de novembro de 2023

12/11/2023 07:00


Coluna Radar por César Cabral - 12 de novembro de 2023

Reforma Tributária

Aprovada no Senado com 53 votos favoráveis (apenas 4 a mais do que os 49 necessários), a reforma tributária seguiu de volta para a Câmara dos Deputados, pois houve mudança no texto original. Segundo especialistas, a tal reforma mudará pouca coisa (quase nada) na vida do contribuinte, que continuará pagando elevada carga tributária. Isso porque, no frigir dos ovos, houve apenas fusão de impostos sem diminuição significativa dos percentuais das alíquotas. Em outras palavras, apenas a troca de seis por meia dúzia pois não haverá redução de impostos e sim, simplificação de alguns deles pela fusão em um só. Lá na ponta, no bolso do consumidor, o rombo continuará existindo, com pouquíssima diferença. 

Energia só lá

No Brasil, a tributação, além de elevada, é cobrada, em certos casos, de forma (no mínimo) indevida. Exemplo cristalino desse excesso tributário está na conta de luz dos consumidores que usam a energia solar em seus imóveis. A ENERGISA, assim como as demais distribuidoras, cobra pela transmissão e distribuição da energia que vem do astro-rei e que é captada pelas placas do consumidor. Diferentemente da energia que é comprada à CHESF (empresa produtora), a energia solar não tem custo de produção nenhum, pois sai do imóvel e entra diretamente na rede da distribuidora, com a velocidade da luz. Portanto, não faz nenhum sentido cobrar tributo pelo “serviço” não realizado. Provavelmente, esse fio decapado não será extirpado com a tal reforma. E o consumidor, oh! 

Banana e bolo

Tal como na época da Assembleia Nacional Constituinte, em que se dizia aos eleitores que o povo teria mesa farta e voltaria a sorrir (com a nova Constituição), essa reforma tributária causa igual expectativa em parte da população. Pode acreditar que tem gente que acreditou! Inocente quem pensar que o Governo, seja ele qual for, abrirá mão de manter a arrecadação tributária nos patamares existentes. Pode até aumentar mas, diminuir jamais.E vamos em frente que atrás vem gente.

Metida a poderosa

Durante a sua apresentação no Pré-Caju deste ano, a cantora Ivete Sangalo reagiu de modo agressivo contra uma foliã que, ao ouvir a música “Poderosa”, fez gesto negativo com as mãos, referindo-se à qualidade do hit que estava sendo cantado pela baiana. Cheia de soberba, a cantora interrompeu a apresentação para bater boca com uma pessoa do povo, que tem o direito de gostar ou não de determinada canção. Fosse uma pessoa mais modesta, Ivete ignoraria o gesto e seguiria em frente, numa boa, como todo grande artista faria em tal situação. Até porque, gosto não se discute. 

Roubaram o celular do prefeito

Enquanto brincava dentro de um bloco, no meio da multidão, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), teve o seu aparelho IPhone levado por um malaca, que lhe deu um abraço de amigo urso. Esse foi apenas um dos inúmeros aparelhos que foram subtraídos durante o Pré-Caju. Segundo o ex-deputado Jorge Araújo, como o prefeito não atende o celular, ele só percebeu a falta do aparelho muitas horas após o furto. 

Mimimi enjoado

No Pré-Caju, durante as abordagens com reconhecimento facial, uma mulher foi conduzida à Delegacia de Turismo para verificação técnica mais detalhada, pois o seu rosto tinha várias características similares às de uma pessoa procurada pela polícia. Isso foi o suficiente para a turma do mimimi deitar e rolar nas redes sociais, sob a alegação de que teria sido uma agressão a uma mulher negra e “banbanban caixa de fósforo”. O fato é que tratou-se de uma situação, realmente, constrangedora para quem não tinha culpa no cartório, mas, indiscutivelmente, necessária e imperiosa. Pretos, brancos e pardos foram submetidos ao “cara-crachá” e muitos deles foram barrados no baile. Quanto ao mimimi, já está bom de parar pois a existência de sósias não é privilégio de cor. Isso tá na cara e não no DNA. 

Balança viciada

Técnicos do ITPS deram um baculejo na feira livre do Agamenon Magalhães, na última sexta-feira (10), e apreenderam algumas balanças por estarem em desacordo com as normas do INMETRO. Os feirantes flagrados foram notificados e vão ter que explicar porque estavam vendendo meia libra de produto pesando somente duzentos gramas. Assim não dá, meu irmão!

Máquinas pesadas

A operação deflagrada pela Polícia Federal em Aquidabã, na última quinta-feira (9), pode dar muita dor de cabeça em algumas pessoas envolvidas na contratação de empresa de fachada para fornecer máquinas pesadas ao município e ao pagamento de vantagens indevidas a gestores locais. A operação foi batizada de “Cerro Corá” e apura fatos ocorridos no ano passado. Os envolvidos poderão responder pela prática de crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cuja fraude é superior a um milhão de reais. O caso é sério!

Camilo deu o tom

O vereador de Aracaju, Camilo Feitosa (PT), filho do deputado federal João Daniel (PT-SE), vem demonstrando na Câmara Municipal que fará oposição cerrada contra o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Sempre que vai à Tribuna, desce a madeira sem dó. Na última fala, criticou o modelo da educação municipal e lamentou que a prefeitura não realize concurso para o magistério e mantenha no quadro cerca de 30% dos professores contratados através de processo seletivo. Por coincidência, há 13 anos que a prefeitura não realiza concurso para professor. 

Elvira do Ipiranga

O mico da semana ficou por conta da cantora Ludmilla que errou a letra do Hino Nacional Brasileiro, durante a abertura do Grande Prêmio de Fórmula 1, realizado no autódromo de Interlagos, São Paulo, no último domingo (5). Como quem não faz a mínima ideia do que vem a ser o Hino Nacional (um dos principais símbolos da nossa pátria), após a gafe cometida, a destrambelhada se fez de desentendida tentando criar piada (de mau gosto) com coisa tão séria. Sem dúvida, ela foi contratada para o circo errado. O da F-1 merecia coisa melhor. Que presepada! . 

Hospital em coma

O hospital São José suspendeu as cirurgias eletivas por falta, única e exclusivamente, de recursos para tal. A interrupção dos serviços atinge mortalmente a população carente que se vê privada desse atendimento. Na última sexta-feira (10), o Ministério Público coordenou uma demorada reunião entre a direção da Unidade Hospitalar e a secretária municipal de saúde de Aracaju, Waneska Barboza a fim de encontrar uma solução para o impasse. O problema é que além do atraso do repasse por parte da prefeitura de Aracaju, o preço dos serviços constantes no atual contrato estão, completamente, defasados. Esse é o ponto, e ponto  final. O resto é conversa pra boi dormir.

Mulheres de fora

Nenhuma das nove mulheres empreendedoras sergipanas conseguiu chegar à fase final do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios 2023, promovido pelo SEBRAE Nacional, que escolheu 15 experiências em todo o território brasileiro. As vencedoras do prêmio podem impulsionar o seus negócios não só através do reconhecimento nacional mas, também, através do ganho de equipamentos eletrônicos de última geração e participação em capacitação técnica a nível nacional.

Mulheres empoderadas

A conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe, Suzana Azevedo, foi eleita na última quinta-feira (9) para o cargo de presidente da Corte, para o biênio 2024/25. O atual presidente, Flávio Conceição, foi eleito vice-presidente, enquanto o conselheiro Luís Alberto Meneses ocupará o cargo de corregedor-geral. A conselheira Angélica Guimarães assumirá a Ouvidora-Geral, enquanto o conselheiro José Carlos Felizola será o diretor da Escola de Contas José Amado Nascimento. A posse da nova Mesa ocorrerá no dia 11 de dezembro e a gestão começará no dia 2 de janeiro de 2024.

Fala, deputado!

Este é o nome do programa de rádio que o deputado estadual Neto Batalha (PP) vai estrear hoje (12), na Rio FM de Porto da Folha, das 12h às 13h. Neto já participou de programas de rádio semanais em uma emissora comunitária de São Cristóvão. Tem no DNA  o dom do radialismo, herdado do seu avô Batalhinha, grande comunicador dos anos 60. A sogra dele, Enide de Lica, será candidata a prefeita de Itabi, cidade bem próxima de Porto da Folha. Como diria o saudoso Clóvis Silveira, o Neto está na área e se derrubar, é pênalti. 

Ninho de cobra

Se existe uma coisa feia numa cidade é o emaranhado de fios que tornam a paisagem carregada, poluída visualmente e com o perigo rondando as nossas cabeças. Nas cidades mais modernas, cabos e fios são colocados de forma subterrânea, com tecnologia avançada. A queda de fios e cabos de transmissão geralmente causam transtornos aos pedestres e motoristas, como o caso ocorrido na rua Osório de Araújo Ramos, no bairro 13 de Julho (foto). O Plano Diretor, que é tão enrolado quanto essa fiação, já deveria proibir cabos e fios aéreos na cidade de Aracaju. 

Faixa de pedestre

A SMTT de Aracaju precisa melhorar a sinalização do trânsito, urgentemente. A eficiência em colocar os agentes para multar nas avenidas que têm corredores para ônibus deve ser a mesma para colocar a turma da pintura para sinalizar as faixas de pedestres. É inaceitável que corredores de trânsito intenso como as avenidas Francisco Porto e Tancredo Neves, por exemplo, tenham faixas completamente apagadas. Além das faixas, é necessário a sinalização vertical (placas) indicando a existência das mesmas, a fim de evitar freadas bruscas ou, às vezes, nem isso. 

Campanhas educativas

Necessário se faz a realização de campanhas educativas de trânsito, de forma constante. Não basta uma vez ou outra, como se estivesse jogando pra galera. Quando o prefeito vai inaugurar a pintura de um meio-fio, é tanto guarda, que não acaba mais! É tanto apito que até parece ensaio de escola de samba. É preciso fazer campanhas nas proximidades das faixas de pedestres nas avenidas movimentadas, constantemente. Isso é o mínimo, do mínimo. 

Jerônimo Reis

O líder político lagartense, ex-prefeito e ex-deputado federal, continua internado no Hospital São Lucas, em Aracaju, para tratamento de uma infecção no pâncreas. Segundo informações de familiares, Jerônimo Reis está estável, mas sem previsão de alta. 

Noventa vem aí

O sindicalista e ex-deputado federal Valdevan Noventa reassumiu, na última sexta-feira (10), a presidência do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SINDMOTORISTAS), após longo período de afastamento. A Justiça o reconduziu à presidência da entidade ao lado do também afastado Francisco Xavier da Silva Filho, mais conhecido como Chiquinho do Sindicato. Noventa planeja ser candidato a prefeito de Umbaúba, apesar de que o seu sonho continua sendo a cidade Jardim, Estância.

Cartas marcadas

A CPI que foi instalada na Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros é composta somente por vereadores que fazem oposição ao prefeito Alberto Macedo. No início desta semana será divulgado o calendário de atividades da Comissão, que tem por objetivo apurar denúncias de irregularidades na concessão de licenças e alvarás concedidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Durante 90 dias, a CPI vai vasculhar a vida do secretário Edson Aparecido e futucar os arquivos da secretaria. Na Barra, o clima está uma barra!

No Ceará não tem disso, não

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, repudiou com veemência a atitude do delegado de polícia, Paulo Hernesto Pereira Tavares, que, com visíveis sinais de embriaguez, se envolveu em um acidente de trânsito na madrugada de ontem (11). Além de se recusar a fazer o teste do bafômetro, ele agrediu uma mulher com um tapa no rosto, mesmo diante da presença de vários homens da Polícia Militar. O governador anunciou o seu afastamento das funções públicas e mandou instaurar processo administrativo para apurar a conduta do servidor público. Coisa horrorosa! 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp