Coluna Radar por César Cabral - 19 de novembro de 2023

19/11/2023 06:18


Coluna Radar por César Cabral - 19 de novembro de 2023

Novos caminhos

Bastante prestigiado, o evento promovido pela deputada federal Yandra Moura (UB-SE) para lançar o programa “Novos Caminhos para Aracaju” marcou a consolidação da sua caminhada rumo à prefeitura de Aracaju. Ao lado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, presidente da Fundação Índigo, que tem como objetivo principal ouvir pessoas e preparar uma proposta inovadora para a próxima gestão municipal, Yandra deixou claro que vem com tudo para a eleição do próximo ano. Não é à toa que vem, há algum tempo, visitando os bairros e se reunindo com pessoas das comunidades. Se vai dar certo ou não é outra história. Mas, não há dúvida de que a moça está fazendo uma política diferente e renovada.

Exemplo a ser seguido

ACM Neto perdeu a última eleição para governador da Bahia mas obteve 65% dos votos dos eleitores da capital baiana. Isto prova que a sua administração, enquanto prefeito de Salvador, foi aprovada pela massacrante maioria dos soteropolitanos. Evidentemente, a jovem deputada deve estar se valendo daquele ditado bíblico que diz “andas com bons e serás um deles; se andares com ruins, já viu, né?”

Uma mulher na prefeitura?

Recentemente, um político calejado em campanhas eleitorais soltou uma charada ao dizer que a prefeitura de Aracaju será administrada por uma mulher, a partir de 2025. Quem ouviu, pensou, naturalmente, que o camarada estava se referindo a Emília Correa, vereadora atuante e líder em todas as pesquisas.  Entretanto, o visionário cientista político já vislumbrava o crescimento de Yandra Moura, após as incursões que ela tem  feito nos bairros da capital.  Concluindo, o analista aposta que uma das duas será prefeita de Aracaju, no próximo ano. Sem dúvida, é uma previsão que, no momento, tem tudo para acontecer. Matando a charada, das duas, uma. Será?

Controladoria descontrolada

A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) criticou a composição do quadro funcional da Controladoria Geral do Município de Aracaju. Segundo a deputada do leque colorido, de acordo com o portal de transparência, dos 38 servidores da pasta, 36 são ocupantes de cargo em comissão, o que corresponde a 94,74% da equipe. Indignada, ela rodou a baiana e afirmou que esse exemplo alarmante vai de encontro à função da Secretaria que é, exatamente, o controle e fiscalização do município. Desse jeito, a prefeitura finge que tem Controladoria e os controladores fingem que fiscalizam. É um descontrole geral. Meu Deus!

Tensão no STF

Os ministros do Supremo Tribunal Federal ligaram o sinal de alerta diante da declaração do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que afirmou que caberá aos líderes partidários decidir se votam na terça-feira (21) a proposta que limita a atuação dos membros do STF. A PEC de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) proíbe decisões monocráticas que suspendam leis ou atos dos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados e define um prazo de seis meses, prorrogável por mais quatro, para a concessão de pedido de vista, tempo para a análise de uma ação, que passa a ser coletivo. 

Tem coisa no ar?

O juiz Roberto Lemos dos Santos Filho enviou à Procuradoria Geral da República um pedido apresentado para reabrir o inquérito sobre a queda do avião que matou o presidenciável Eduardo Campos. O pedido foi feito por Antônio Ricardo Accioly Campos, irmão de Eduardo Campos, com base em um parecer técnico recente. Ele argumenta que o documento apresenta “fatos novos” e defende a tese de que o acidente foi provocado, com indícios de assassinato. O desastre aconteceu em Santos-SP, no dia 13 de agosto de 2014 e nele também morreram o ex-deputado federal sergipano, Pedrinho Valadares, e outras cinco pessoas.

Sindicatos empoderados

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, assinou portaria que muda a regra para o expediente do comércio aos domingos e feriados. Agora, os empregados do setor somente poderão trabalhar nos feriados com autorização da convenção coletiva de trabalho. O ministro mudou as normas de uma portaria (nº 671) assinada em 2021, que dava uma permissão permanente. Agora, os sindicatos de trabalhadores estão mais empoderados. 

Olê Muié rendeira

Algumas mulheres rendeiras de Sergipe estão na Irlanda do Norte a fim de mostrar aos europeus a qualidade da renda irlandesa que é produzida, artesanalmente, em nosso estado. O grupo está sendo liderado pelo secretário de do Trabalho, Jorge Menezes Teles, e pela secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Danielle Garcia. Espera-se que a viagem seja proveitosa e não se transforme em “coisa pra inglês ver”, para valer a pena o investimento realizado. 

O melhor do Baixo

O portal de transparência da prefeitura de Amparo do São Francisco foi eleito o melhor de todos do Baixo São Francisco. Segundo avaliação da ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), Amparo ficou na categoria “Prata”, ao lado de Itabaianinha, cujo grupo é formado pelos terceiros colocados, em todo o Brasil. Os portais do TCE-SE e da prefeitura da Barra dos Coqueiros foram classificados como “Diamante”, compondo o grupo dos melhores do país.

São Cristóvão

Pesquisa para prefeito de São Cristóvão, realizada pelo Instituto CTAS Consultoria nos dias 9 e 10 de novembro, aponta Diego Prado, liderando em todos os cenários. Todavia, entre os candidatos da oposição, Gedalva Umbaubá aparece como segunda colocada e, em algumas situações, com diferença tecnicamente apertada. Segundo analistas, a tendência é que Gedalva cresça nas pesquisas, considerando-se que, além de carismática, é uma liderança que tem reais serviços prestados ao município.  

Estrada pavimentada

Atendendo convite do governador Fábio Mitidieri (PSD), o ex-prefeito de Aquidabã, Eurico de Souza, o Euriquinho, decidiu se filiar ao Partido Social Democrático, partido pelo qual será candidato a prefeito no próximo ano. O deputado estadual Cristiano Cavalcante (União Brasil) também esteve ao lado do governador no momento do convite, que contou, também, com a participação de Diogo Souza, vice-prefeito do município. O ato de filiação já está marcado para dezembro, em Aquidabã, com a presença do governador e de outras lideranças políticas do estado. 

Fiel da balança

A eleição municipal de Campo do Brito será bastante acirrada, tal como na maioria dos municípios sergipanos. O atual prefeito, Marcel Souza (PP), não tentará a reeleição, pois cumpre o segundo mandato, mas o seu grupo terá pela frente uma oposição forte formada por lideranças expressivas da localidade. O empresário Zé Carlinhos pode ser o seu adversário, caso aceite disputar o pleito. Não sendo candidato, será o fiel da balança na totalização dos votos para prefeito. Disso ninguém tem dúvida.

IA do mal

O deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) atribui o uso da Inteligência Artificial pelos seus adversários para a produção de um vídeo adulterado, no qual a sua imagem é associada a palavras ofensivas, jamais ditas por ele. Durante pronunciamento na Câmara, Gustinho se disse indignado e garantiu que já acionou autoridades competentes para investigar e punir os criminosos.

O União faz a força

O União Brasil caminha para compor a chapa de oposição para prefeito em Nossa Senhora do Socorro. Recentemente, Maria da Taiçoca (que disputou em 2020 como vice de Fábio Henrique) e os ex-vereadores Hélio Passos, Carlos Cunha e Edjane Farias, aliados de FH, anunciaram a adesão à campanha do deputado estadual Samuel Carvalho, pré-candidato a prefeito. Isso pode ser um sinal de que o ex-prefeito Fábio Henrique mergulhe, de corpo, alma e coração, na campanha de Samuel. 

Morreu, escafedeu

Desde 15 de novembro que a Caixa Econômica suspendeu os pagamentos de indenizações para vítimas de acidentes de trânsito, através do fundo DPVAT. A instituição está gerindo o fundo para indenizar vítimas de danos ou morte no trânsito desde que o seguro deixou de ser cobrado em 2020 via decreto presidencial. O fundo conta com aproximadamente 1 bilhão de reais. No Congresso, tramita um novo projeto de lei para retomar a cobrança do seguro, mas sem cobertura das despesas médicas em clínicas particulares, encaminhando os casos de quem ficou com sequelas para o SUS. A proposta é alvo de críticas das entidades ligadas às vítimas de sinistros. 

Pesquisa nacional

O Instituto França realizou uma pesquisa, a nível nacional, para levantar informações sobre diversas situações do nosso país. A divulgação do resultado será feita de forma paulatina a partir desta segunda-feira, 20 de novembro. Pra começo de conversa, os primeiros resultados dizem respeito aos primeiros 10 meses do Governo Lula e traz um panorama sobre a avaliação do mandato do presidente. 

Pipoca sem sal

O programa “Pipoca da Ivete”, de Ivete Sangalo na Rede Globo, teve audiência medíocre e sofreu uma derrota vexatória no último domingo, 12 de novembro, ao registrar um recorde negativo e ficar em segundo lugar na média geral, incluindo a competição com o programa de Eliana. A atração apresentada por Ivete marcou 7,3 pontos de audiência na Grande São Paulo, enquanto o SBT obteve 7,4 pontos na faixa das 14h20 às 15h39. Celso Portiolli, mais uma vez, foi o responsável pela vitória da emissora de Silvio Santos, superando Ivete das 14h20 às 15h18, com 8,0 pontos contra 7,0 do Pipoca. O destempero da cantora, que bateu boca com uma foliã no Pré-Caju, é coisa de quem percebe que está caindo pelas tabelas.   

Vista grossa

Uma policial militar de São Paulo está sendo criticada pela mídia por não ter intervido em uma confusão de rua no momento em que um homem ameaçava, de arma em punho, um jovem “negro”. De folga, a policial ficou passiva diante da cena. Caso interviesse, a mulher estaria indo para o chamado “matar ou morrer”, pois o ameaçador estava ensandecido, completamente descontrolado. O crime somente não foi cometido por conta da aglomeração de populares, que acabaram inibindo a ação. É muito provável que a reiterada condenação de policiais que agem em defesa da sociedade tenha sido a causa dessa e de outras passividades policiais. A cada dia, o policial está sendo desestimulado a praticar atos heróicos por receio de, no final das contas, ser condenado como bandido. Infelizmente, esta é a realidade do nosso país.

Parabéns pra você

O ex-governador Albano Franco, um dos maiores homens públicos de Sergipe,  completará 83 anos na próxima quarta-feira, 22 de novembro. Ontem (19), ele foi visitado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), que foi acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo. Presentes ao encontro, a ex-secretária Miriam Ribeiro e o ex-deputado Jorge Araújo testemunharam esse bate-papo de diferentes gerações. 

O rei dos judeus

A guerra entre judeus e palestinos vem causando preocupação nos quatro cantos do mundo, pois pode ser o estopim de um conflito devastador do planeta. Mesmo à distância, muitas pessoas estão apoiando um lado ou outro, às vezes até motivadas por ideologias políticas. A bem da verdade, não custa lembrar que a inscrição INRI, afixada na cruz de Jesus Cristo, significa “Jesus Nazareno Rei dos Judeus. Os cristãos devem saber de qual lado Jesus deve estar.

Atiraram o pau no gato

A favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, está com energia cortada em boa parte da comunidade. Segundo a Light, concessionária responsável pelo fornecimento, o motivo das constantes quedas de energia se deve à grande quantidade de ligações clandestinas, que ocasionam sobrecarga na rede. Eliminando os gatos, a situação, prontamente, se normaliza. Todavia, a Justiça deu prazo de 48 horas para que a empresa normalize a situação em toda a favela, independentemente de qualquer situação, por considerar que a energia é um serviço essencial. Se a moda pega…

Hoje é o Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Assim, o Dia da Bandeira passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República. A bandeira é um dos principais símbolos da nossa pátria. Infelizmente, pouco se faz para enaltecer o nosso pavilhão. Alguém sabe se vai haver solenidade na Praça da Bandeira? 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp