Coluna Radar por César Cabral - 3 de dezembro de 2023

03/12/2023 05:37


Coluna Radar por César Cabral - 3 de dezembro de 2023

Pacheco joga duro

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), aumentou a sua aposta nas mudanças que poderão ser implantadas no STF, através de uma Proposta de Emenda à Constituição. Se antes ele defendia mandato fixo para os ministros, agora, já pensa em aumentar a idade mínima para os ocupantes do cargo, que subiria dos atuais 35 anos. Declarações neste sentido foram prestadas por ele durante um evento na Fundação Armando Penteado, em São Paulo. Pacheco disse, ainda, que estuda a possibilidade de alteração da Constituição para mudar a forma de nomeação dos ministros do STF.

Novo edital

O edital de licitação da nova ponte que interligará os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio foi republicado no Diário Oficial do dia 29, após a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (SEDURBI) realizar uma reavaliação para atender aos questionamentos manifestados pelas empresas e consórcios interessados em participar do certame. De acordo com o secretário Luiz Roberto Dantas, a primeira sessão da licitação deverá ser designada para o dia 29 de dezembro, quando a Secretaria receberá os envelopes com as propostas, conforme divulgado anteriormente.

Padre ameaçado de morte

O padre Marcelo Conceição, da Paróquia do Perpétuo Socorro, localizada no Conjunto Orlando Dantas, em Aracaju, foi ameaçado de morte por um paroquiano que se apresentou dizendo ter sido enviado pelo arcanjo Miguel com a missão de matá-lo, por ser o padre uma encarnação do diabo. Trajando terno preto e portando uma mala da mesma cor, cheia de espadas, o homem foi detido por populares e levado pela Polícia. Por ser um psicopata, o foi posto em liberdade e encaminhado para um hospital especializado. Desassossegado, o padre Marcelo anda com segurança e apelando para a proteção divina. Coisa de louco!

O padre está mal

Pesquisa realizada pelo Instituto IPESE, na semana passada, revela a preferência dos eleitores para prefeito de Nossa Senhora do Socorro e traz uma perspectiva frustrante para o pré- candidato Renato Nogueira, secretário-geral do prefeito Padre Inaldo. Mesmo contando com ajuda da máquina 24 horas por dia, o rapaz ocupa a quinta colocação, com o irrisório percentual de 3,1% de intenções de voto. Na liderança, segundo o IPESE, estão o ex-prefeito Fábio Henrique (União Brasil) com 26,9%, e o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) com 23,6%. O terceiro foi o vereador Elmo Paixão (PP) com 7,8% e em quarto aparece o presidente da Câmara, Betinho (MDB), com 3,3%. O ex-candidato a prefeito Klewerton Siqueira (PT) teve 1,7%. Não sabe: 33,6%. A pesquisa foi realizada no período de 25 a 27 de novembro e ouviu 1.012 eleitores de forma proporcional entre todos os bairros e povoados do município.

Que Maravilha!!

A família Maravilha quer chegar com força em Aracaju. O secretário de Obras de Umbaúba Maurício Maravilha, irmão do deputado estadual Pato Maravilha, deverá ser candidato a vereador nas próximas eleições. Para tanto, nomearam Vítor Deda como coordenador desse projeto futurista. A tendência é que a família passe a fazer parte do lar do PDT, cujas conversas já foram iniciadas com o prefeito Edvaldo Nogueira. Por lá já estão os vereadores Vinicius Porto, Professor Bittencourt, Milton Dantas e Joaquim da Janelinha. Resta saber se eles ficarão maravilhados com essa ideia maravilhosa. 

Machado cai em campo

O ex-deputado federal e empresário José Carlos Machado visitou o presidente da FECOMMERCIO, Marcos Andrade, a quem foi pedir a implantação do Restaurante do Comerciário na cidade de Itabaiana, sua terra natal, e, também, a instalação de uma Unidade Escola SESC no município. Machado argumentou que Itabaiana tem uma importância fundamental para a economia sergipana e que o seu crescimento empresarial é uma justificativa essencial para a expansão das atividades do Sistema Fecommércio. 

Chapéu alheio

Essa história de fazer festa com o chapéu dos outros é mais antiga do que caminhar prá frente. No início do ano, o ministro Márcio Macedo esteve com o ministro dos Transportes, Renan Filho, quando alinharam que a obra de duplicação da BR-235, no trecho Aracaju-Itabaiana, entraria nas prioridades do Governo Lula. Agora, que o edital está prestes a ser publicado, o deputado federal Ícaro de Valmir (PL-SE) aparece com uma falsa certidão de nascimento, tentando ser o pai da criança. É cada uma...

Seleção bola murcha

Desde que a CBF passou a priorizar a convocação de jogadores que atuam fora do país que o outrora “escrete de ouro” perdeu a sua brasilidade, a sua identificação com a torcida brasileira. Para piorar essa relação insossa, a seleção tem feito a pior campanha da história em eliminatórias de Copa do Mundo, perdendo até para adversários que, no passado, sofriam sonoras goleadas. As três novas camisas para a Copa América virão nas cores azul, amarelo desbotado e amarelo encarnado, cheias de fricotes, com fecho éclair no peito. Tanta frescura, assim, deve ser para combinar com os “atletas” que usam brincos, tatuagens e exóticas cabeleiras. Futebol, que é bom, zero!

Posse concorrida

Bastante prestigiada, a posse do desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior, na última quarta-feira (29), reuniu integrantes do mundo jurídico e representantes da sociedade civil de Sergipe. Etélio faz parte de uma geração de jovens advogados que se destacaram pela elevada capacidade profissional, nos últimos anos. O novo desembargador é dono de invejável currículo e a sua posse qualifica o Tribunal de Justiça que, dessa forma, mantém o nível de competência dos seus membros.

O futuro é agora

Ao opinar sobre as qualidades do novo desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior, o conselheiro Ulices Andrade, do Tribunal de Contas, disse que o empossado, com seu currículo e sua história, muito engrandecerá o Tribunal de Justiça. Mas observou também que a posse do novo desembargador Etélio Prado representava ali o fato notável da sucessão natural de gerações no poder. “Jovens competentes e honrados estão assumindo o comando do estado de Sergipe no Executivo, Legislativo e Judiciário, o que, sem dúvidas,  assegura para nós outros a certeza de está chegando um grande futuro para nosso o estado e para a nossa gente” - observou o conselheiro Ulices  Andrade.

Sonhos realizados

Será na próxima quarta-feira (6), às 17h, no Museu da Gente Sergipana, o lançamento do livro “Antônio Carlos Valadares, o realizador de sonhos”, de autoria do escritor Antônio Camilo e publicado pela Criação Editora. O livro traz importantes acontecimentos que marcaram a trajetória política do ex-governador e é prefaciado pelo ex-presidente da República, José Sarney. Com certeza, a noite de autógrafos vai varar a madrugada.

Múltiplos de dois, três...

Termina hoje o 38º Festival de Arte de São Cristóvão que teve início na última sexta-feira (1º de dezembro), com o tema “Somos Múltiplos”. Enfocando a diversidade cultural, o Festival está tendo espetáculos nas ruas e praças da quarta cidade mais antiga do Brasil. Estima-se que mais de 100 atrações estão na programação do evento. Não custa lembrar que no ano passado, teve espetáculo que ridicularizou as famílias que prestigiaram o tal Festival. Por essa razão, o balanço geral desse tríduo permitirá uma avaliação abalizada da qualidade e dos propósitos dessa festança que consome milhares e milhares de recursos públicos.

Em compensação

Diante dos volumosos recursos que serão disponibilizados pela prefeitura de Aracaju e Governo do Estado para subsidiar o transporte público da Grande Aracaju, espera-se que os empresários ofereçam uma contrapartida condizente com a oferta recebida. É necessário que os trabalhadores tenham melhores salários, condições de trabalho humanizada e que os usuários passem a utilizar ônibus mais seguros e confortáveis. Aracaju não pode continuar sendo uma das poucas capitais que não tem ônibus com ar condicionado. Algumas linhas especiais precisam ser criadas, mesmo que com tarifas diferenciadas.

Natal na orla

E desde ontem a Orla da Atalaia está mais bonita e iluminada. O Governo de Sergipe entregou à população sergipana e aos turistas que vierem passar o final do ano no estado a Vila do Natal Iluminado. Durante 30 dias, os visitantes poderão aproveitar o espaço na Praça de Eventos do tradicional cartão-postal do estado. A programação é bastante variada e conta com vila temática natalina, espaços de alimentação, roda-gigante, Casa do Papai Noel, igreja cenográfica, presépio e até pista de patinação no gelo. Ao longo dos dias, mais de 60 atrações artísticas e culturais, inclusive orquestras e filarmônicas, se apresentarão no palco da Vila do Natal Iluminado.

Comitiva de peso

O ex-deputado federal André Moura esteve percorrendo o alto sertão sergipano onde foi recepcionado por expressivas lideranças locais. Em N.S.da Glória, foi recebido por Serginho Oliveira, vice-prefeita  Vaneide Farias, vereadores e o prefeito de Feira Nova, Jean de Gerino. Ao seguir para Monte Alegre, para participar das festividades da emancipação política, foi acompanhado pelo prefeito de N.S. das Dores, Luiz Mário e a vice-prefeita Fernanda Lima, a prefeita de Glória, Luana Oliveira, o ex-prefeito de Aquidabã, Euriquinho, e de Porto da Folha, Everton da Saúde e Cuíte de Pajeú. 

Sergipe na COP 28

Uma comitiva de Sergipe marca presença na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. O Governo do Estado representado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE). O intuito da comitiva sergipana – que conta com a presença da secretária do Meio Ambiente, Deborah Dias, e o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade – é defender o Fundo da Caatinga, buscar investimentos em projetos de enfrentamento à mudança do clima, e socializar com a comunidade internacional o protagonismo na transição energética no país.

Avante pra frente

O partido AVANTE está se preparando para as eleições do próximo ano. É pretensão do presidente da Executiva Estadual, José Ganem, montar chapas competitivas em todos os municípios sergipanos. Em Aracaju, o partido entrará na briga para eleger um ou dois vereadores. Nomes conhecidos dos aracajuanos, como um famoso radialista, constam na lista de filiados. No próximo sábado, o AVANTE fará confraternização natalina, em uma residência na zona de expansão de Aracaju. Novidades estão a caminho. Aguardem!

Noventa tá no bolo 

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo) suspendeu as eleições do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano (SINDMOTORISTAS),  realizadas nos dias 21 e 22 e suspendeu a posse da diretoria eleita. Uma nova eleição foi marcada para o dia 28, com o uso de urnas eletrônicas. Valdevan Noventa, que estava afastado da presidência, reassumiu o cargo, por decisão judicial, no último dia 10. Noventa será candidato a prefeito de Umbaúba, no próximo ano..

Parceiro infiel

A prefeitura de São Cristóvão tirou a folha de pagamento dos seus funcionários do BANESE e colocou na Caixa Econômica Federal. Evidentemente, que este foi o motivo pelo qual o FASC não foi patrocinado pelo banco dos sergipanos. A famosa parceria “Caracu” foi rejeitada pela direção do banco. 

Concorrência desleal

Pelas redes sociais, um empresário de Itabaiana publicou um vídeo recriminando (com razão) a atitude de um cliente que, fingindo que ia provar algumas roupas, fez cocô dentro do provador da loja e se limpou com as peças que estavam em promoção. Indignado, o comerciante fez questão de mostrar a prova do crime e reconheceu que a liquidação de natal estava, literalmente, uma merda! 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp