Coluna Radar por César Cabral - 10 de dezembro de 2023

10/12/2023 05:54


Coluna Radar por César Cabral - 10 de dezembro de 2023

O bem (ou mal) amado

O ministro Flávio Dino, indicado pelo presidente Lula para o STF, vive um drama digno das novelas escritas por Dias Gomes. Segundo levantamento realizado pela Folha de São Paulo, a sua aprovação no Senado vai depender, exclusivamente, do chamado Centrão, grupo formado por senadores do centro e centro-direita. A sabatina está marcada para depois de amanhã, dia 13, coincidentemente, número do PT e Dia consagrado a Santa Luzia, a protetora dos olhos. Se não abrir o olho, o ministro pode passar um enorme vexame, pois, segundo a Folha, os números, até agora, não são favoráveis à sua aprovação. No plenário, vai precisar de, pelo menos, 41 votos. Quem acompanha a política já pode imaginar que o Centrão vai lhe tirar o fígado, coração e o baço sem nenhuma cerimônia. Trocando em miúdos, a sua aprovação vai custar os olhos da cara. É assim que a banda toca. 

Eu quero é mais

Caciques do PL de Bolsonaro e do PT de Lula estão unidos no Congresso pelo aumento do Fundo Eleitoral que, se aprovado, vai abarrotar os cofres dos dois partidos. Comparando-se com a última eleição municipal, o PL aumentaria em cinco vezes e o PT dobraria o volume de recursos oriundos do chamado Fundão. A regra de divisão dos recursos leva em conta o número de representantes eleitos em 2022, quando PL (99 deputados) e PT (69) conquistaram mais cadeiras que as outras siglas. Os partidos de Bolsonaro (PL) e de Lula (PT) poderão ter, juntos, um terço do Fundão, que poderá ser de R$ 4,9 bilhões. 

A posse do ano

A conselheira Suzana Azevedo tomará posse como presidente da Corte de Contas amanhã, segunda-feira (11), em solenidade marcada para às 16h, no auditório do TCE. Ela irá substituir o conselheiro Flávio Conceição, que assumirá a vice-presidência. A nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas, para o biênio 2024-25, assumirá a gestão a partir de 2 de janeiro e terá o conselheiro Luis Alberto Meneses no cargo de Corregedor-Geral. Muitas autoridades já confirmaram presença, sendo que mais de 40 são provenientes de outros estados da federação. Suzana Azevedo é membro da ATRICON, entidade que reúne representantes de todos os Tribunais de Contas do Brasil. Depois de Isabel Nabuco, é a segunda mulher a assumir o cargo e a primeira do Brasil a ocupar o posto do pai. Tertuliano Azevedo também foi conselheiro e presidente do Tribunal de Contas de Sergipe.

Ano novo, vida nova

O governador Fábio Mitidieri (PSD) fará algumas mudanças no seu secretariado, na virada do Ano Novo. No saco do Papai Noel já estão alguns bilhetes azuis que serão entregues pelo bom velhinho. A mudança já era esperada e faz parte do sistema, para azeitar a máquina, como se diz. Alguns nomes da nova equipe já são do conhecimento público. Outros, porém, serão surpresa. Aguardem!

Reapareceu a margarida

Depois de ter sido eleita deputada federal e ver o seu nome sendo cogitado para disputar a prefeitura de Aracaju, a deputada federal Katarina Feitoza (PSD) volta a aparecer como alternativa do partido do governador Fábio Mitidieri, na sucessão da capital. Aliados de Fábio insistem nessa possibilidade e defendem que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) indique o vice, mantendo a aliança existente.  

PROSperando

Desde que o PROS foi incorporado ao SOLIDARIEDADE, um grupo aracajuano liderado pelo ex-deputado estadual Robson Viana seguiu o líder e se filiou ao PT. Robson não será candidato a nenhum cargo no próximo ano mas, afirma que vai entrar de cabeça na campanha para prefeito da capital. Experiente, ele aposta numa candidatura de peso que deverá ser anunciada logo após o carnaval. A escolhida, diz ele, colocará a federação formada pelo PT/PV/PCdoB com amplas chances de ganhar a prefeitura de Aracaju. O nome é de peso e é fortíssimo! 

Macarrão 

O prefeito de Santa Rosa de Lima, Júnior Macarrão (PSD), tenciona apoiar o vereador Pedro Marcondy, como candidato à sua sucessão. Já o presidente da Câmara, Júnior Maia (PSD), está sendo estimulado por amigos para disputar o pleito, por conta de recentes pesquisas que o colocam em boa posição. Por outro lado, Janilson Alves, que foi candidato a prefeito pelo PSC, está de malas prontas para mudar para o União Brasil, também comandado por André Moura. Na última eleição para governador, ele votou em Valmir de Francisquinho e, no segundo turno, em Rogério Carvalho (a pedido de Jackson Barreto). Como JB e André Moura não se batem e não apoiam o mesmo projeto, esse sarapatel pode azedar antes da hora.

Festa de papoco   

O ex-prefeito de Aquidabã, Eurico Sousa (Euriquinho), já definiu a data da sua filiação no PSD, por onde será candidato a prefeito do município, no próximo ano. O ato festivo será no dia 17 de janeiro e contará com a presença do governador Fábio Mitidieri, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade, prefeitos, vereadores e lideranças da região. Euriquinho é bastante carismático, goza de muito prestígio junto a classe política sergipana e lidera quase todas as pesquisas para prefeito de Aquidabã. Com certeza, será um dia marcante na política do interior.

O dito pelo não dito

Os prefeitos sergipanos estão com as mãos na cabeça, por conta da constante queda de arrecadação que vem ocorrendo mês a mês. O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca) (MDB), reuniu o secretariado e mandou apertar o cinto. Já Weldo Mariano (PT), prefeito de Canindé de São Francisco, apavorado com a queda da receita, baixou um Decreto suspendendo todos os serviços da prefeitura, exceto saúde e educação, por 90 dias. Diante do pandemônio que se formou com essa medida, no dia seguinte, baixou um novo Decreto revogando a bomba relógio que ele próprio tinha armado. Em princípio, tudo voltou ao normal, ou seja: se o problema da prefeitura é dinheiro e a prefeitura  não tem dinheiro, então, não existe problema. 

Fechou pra balanço

O prefeito de Itaporanga D’Ajuda, Otávio Sobral, assinou o Decreto nº 8.505/2023 declarando recesso de final de ano nas repartições públicas municipais no período de 11 de dezembro de 2023 a 01 de janeiro de 2924. A medida, segundo o prefeito, decorre da necessidade de estabelecimento  de medidas para o encerramento das atividades financeiras de 2023. Pelo Decreto, o ano já terminou e a prefeitura só reabre as portas no Ano Novo. Com o caixa fechado, não pagará mais a ninguém, neste ano. Se a moda pega...

Ufa, pagou!

A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro concluiu o pagamento do 13º salário dos servidores na última sexta-feira, dia 8. A proeza foi comemorada pelo prefeito Padre Inaldo como sendo um feito extraordinário. Pensando bem, não deixa de ser se levarmos em consideração que a prefeitura ainda deve a fornecedores por serviços prestados no ano passado (2022). Pelo andar da carruagem, vai virar o ano sem liquidar o “xexo”.

Vai que não cola

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), foi, indiscutivelmente, um fenômeno na última eleição estadual. Líder nas pesquisas, não ganhou para governador porque foi impedido pela Justiça. Mesmo assim, elegeu o filho Ícaro de Valmir, deputado federal, e o vereador de Itabaiana, Marcos Oliveira, para deputado estadual. Em 2024 vai disputar a eleição de prefeito e prometeu ao atual, Adailton Souza, elegê-lo deputado estadual em 2026. Depois da aliança que fez com Rogério Carvalho, no segundo turno, o seu prestígio despencou junto à turma do “nenhum nem outro”, que o queria em carreira solo. Além do mais, Ícaro de Valmir ainda corre o risco de perder o mandato. De repente, a rudia que tem na cabeça pode não suportar o peso do pote que imagina poder carregar.

A cana é dura

Moradores de Maruim não suportam mais os males decorrentes da fuligem provocada pela queima de canaviais na região. A prática, que serve apenas para facilitar a colheita da cana, já foi abolida em todos os estados produtores e, até, em alguns municípios sergipanos. Todavia, em Maruim, as autoridades fazem vista grossa e permitem que o crime ambiental continue sendo praticado, em detrimento da saúde da população, que sofre com bronquite, asma e outras doenças similares. Tudo isso sem falar no estado que ficam as residências, totalmente pulverizadas com o pó preto da cana. Finalmente, dotô, qual é o pó?

Avante avança

Integrantes do AVANTE estiveram reunidos ontem, em uma casa de praia de Aracaju, para a confraternização natalina e discussão das eleições municipais do próximo ano. O presidente da Executiva Estadual, José Ganen, recebeu os filiados e diversos convidados que prestigiaram o encontro. Expressivas lideranças compareceram ao encontro, a exemplo da vereadora Emília Correia, José Carlos Machado, Marlene Calumby, Gedalva Umbaubá, pré-candidata a prefeita de São Cristóvão, entre outros. A advogada Roberta Fraga, presidente da diretoria provisória do JUVENTUDE também esteve presente e afirmou que, como o seu partido não será regularizado junto ao TSE a tempo de disputar as eleições deste ano, irá apoiar o AVANTE. O radialista Ludwig Oliveira, presente no evento, será candidato a vereador de Aracaju, pelo AVANTE.

By by UNIMED

O Hospital Primavera, um dos maiores de Aracaju, está anunciando que a partir do dia 25 de janeiro de 2024 não mais irá atender aos beneficiários de Planos de Saúde vinculados ao sistema de intercâmbio UNIMED. Em outras palavras, somente serão atendidos pelo Primavera, os portadores da UNIMED Sergipe, cujo cartão de identificação inicia pelo código 0108. No Brasil é assim. Tudo vai bem, até que…

Túnel clareado

O senador Rogério Marinho (PL-RN) protocolou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que, na prática, invalida a decisão do Supremo Tribunal Federal, prolatada no último dia 29 de novembro, que responsabiliza veículos de imprensa por declarações mentirosas e caluniosas de entrevistados. A PEC inclui um parágrafo no artigo 220 da Constituição, cuja redação diz que “veículo de comunicação não responde civilmente quando, sem emitir opinião, veicule entrevista na qual atribui, pelo entrevistado, ato ilícito a determinada pessoa”. Fica claro que a PEC chama o feito à ordem e sem subterfúgio acende uma cintilante luz no fim do túnel que conduz à censura da imprensa. 

Encontro de ex-alunos

Aconteceu ontem (10) mais um encontro de ex-alunos do antigo Colégio Agrícola Benjamin Constant, localizado no Quissamã. A turma de tecnólogos de 1969 esteve reunida na Fazenda Novo Arizona, em São Cristóvão, quando, também, foi prestada uma homenagem ao então diretor Laonte Gama da Silva. Foi um momento místico de nostalgia e alegria coroado pelo acolhimento fraterno do anfitrião, José Ormânio dos Santos (Maninho da Valservice), integrante da turma.

Kajuru desconjurado

O senador goiano Jorge kajuru, aquele que troca de partido como quem troca de camisa, é um jornalista metido a polêmico que nem sempre é tão corajoso quanto aparenta ser, com o microfone na mão. Sempre metido em confusões, na semana passada arrumou mais uma para a sua coleção. Pelas redes sociais, disse impropérios contra o ABC, de Natal-RN, pelo fato de que o time potiguar, mesmo rebaixado para a série C, derrotou o Vila Nova-GO impedindo o seu acesso à série A. A postura do senador foi bizarra, insana e descabida ao afirmar que o time nordestino ganhou dinheiro para vencer o time goiano. Ora, “bicho” no futebol é a coisa mais normal do mundo, pois muitos pagam e todos recebem, sem problema. Bem diferente do que receber “bicho” para perder, o que é crime! Esse Kajuru anda descompensado, desatualizado, fora de moda e falando besteira.








Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp