Coluna Radar por César Cabral - 7 de janeiro de 2024

07/01/2024 06:13


Coluna Radar por César Cabral - 7 de janeiro de 2024

Prestígio

O ministro Márcio Macedo e a esposa Karina Marx passaram o réveillon na companhia do presidente Lula e da primeira-dama, Janja, na  base naval da Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro. A região é restrita e administrada pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Macedo é amigo pessoal do presidente e, atualmente, ocupa uma das mais importantes pastas do Governo. Os seus gabinetes, no Palácio do Planalto, são vizinhos e Lula costuma consultar o ministro sobre quase todas as suas decisões. Com certeza, nessa virada de ano eles aproveitaram a praia paradisíaca para mergulhar, de cabeça, nos mais variados assuntos de interesse nacional. Em tempo: Márcio Macedo foi o único ministro que esteve em Marambaia com o presidente Lula. 

Aqueles olhos verdes

Desde que deixou o PSB, o olhar esverdeado do ex-senador Valadares está mirando algumas alternativas de filiação partidária. Pelo currículo que possui, não é difícil imaginar que não lhe faltam convites dos mais diferentes partidos. Pelas conversas, existem três alternativas com maior probabilidade de abrigar os Valadares: o Solidariedade, cujo convite foi formulado a Valadares Filho pelo presidente nacional, Paulinho da Força; o PT e o PV, onde o presidente estadual, Reinaldo Nunes, já mandou estender o tapete vermelho para recebê-los. 

Sintonia afinada

Os Valadares podem, muito bem, “amarrar o jegue” em qualquer um dos três partidos que formam a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), pois têm mantido boa relação com os seus dirigentes e, por isso, não seriam estranhos no ninho. Todavia, o Solidariedade seria uma grata surpresa que pode ser revelada antes mesmo do carnaval. De um jeito ou de outro, Vavá vai botar o seu bloco na rua. Ontem, ele estava na feira de Caruaru. Como lá tem tudo que há nesse mundo, o que será que ele foi procurar por lá?

É pra já

Qualquer que seja a decisão a ser tomada, ela vai acontecer antes do carnaval. Até porque estará atrelada à eleição municipal, tanto em Aracaju quanto no interior do estado. Sendo assim, é preciso tempo para organizar os diretórios municipais para fortalecer o novo grupo. Aguardem os próximos capítulos.

Enquanto isso…

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) começou a contagem regressiva da sua administração, que termina no próximo dia 31 de dezembro. Diferentemente de quatro anos atrás, quando tinha direito à reeleição, faltam a Edvaldo algumas fichas de peso para se cacifar no duro jogo da sucessão. Mesmo posando como o dono da banca, o prefeito está cada vez mais diante de blefes expostos no velho tabuleiro político. Para se ter uma ideia do bico de sinuca, basta observar que o governador Fábio Mitidieri (PSD) confirma, categoricamente, que votará no candidato a prefeito de Aracaju indicado por Edvaldo, e disso ninguém duvida. Já os amigos do governador… Bem, aí são outros quinhentos. 

Eleição aberta

Faltando 273 para a eleição municipal, o pleito está, literalmente, aberto em Aracaju. Com vários pré-candidatos qualificados a prefeito, a disputa deverá ser bastante acirrada, mesmo com as últimas pesquisas apontando a vereadora Emília Corrêa à frente dos demais. Historicamente, Aracaju sempre foi um colégio eleitoral oposicionista. Mas, como cada eleição é uma história, até lá muita coisa ainda vai acontecer. Inexoravelmente.

Prazo fatal

Termina no próximo dia 8 de maio o prazo para os eleitores efetuarem a mudança do domicílio eleitoral. Como sempre acontece em ano de eleição municipal, a troca de endereço aumenta consideravelmente por conta do elevado número de parentes e amigos próximos de candidatos a vereador, nos mais diferentes municípios. Nunca é demais lembrar que quanto mais se aproxima a data limite para esse troca-troca, mais aumentam as filas nos cartórios. Quem quiser mudar o local de votação, sem atropelo de fila, é melhor começar a se virar.

Entre tapas e beijos

Outrora adversários históricos com reiteradas trocas de farpas, Jackson Barreto e André Moura estiveram aos beijos e abraços em Santa Rosa de Lima, durante ato do União Brasil (partido liderado em Sergipe por André), por ocasião da filiação de novos correligionários no município. Janilson Alves será candidato a prefeito pelo UB, com apoio do ex-governador Jackson Barreto. Quem pensou que já tinha visto tudo, não imaginava ver André e Jackson de mãos dadas, no mesmo palanque. O governador Fábio Mitidieri estará do outro lado, apoiando o candidato do atual prefeito, Júnior Macarrão. 

Brigas nunca mais

Jackson Barreto disse, em som de altíssima fidelidade, que já brigou o que tinha de brigar com André. As desavenças entre ambos são coisas do passado, pois daqui prá frente tudo vai ser diferente. Os dois, certamente, caminharão juntos na procissão de Japaratuba que ocorrerá hoje à tarde. Depois que o padre disser “amém”, vão brincar de cabacinha a torto e a direito. Haja cabaça!

Encontro cultural 

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade (PSD), esteve  na sexta-feira (5) no município de Laranjeiras para prestigiar um dos maiores eventos de cultura do país: o Encontro Cultural de Laranjeiras. O Encontro, que termina hoje (7), celebra a cultura popular de Sergipe e reúne pesquisadores, historiadores e folcloristas em programação gratuita e diversificada. Ao destacar que o Encontro Cultural é  um evento de referência nacional, Jeferson elogiou o prefeito Juca de Bala, os vereadores locais, as entidades promotoras e o governador Fábio Mitidieri pelos esforços despendidos na 49ª edição do Encontro Cultural.

Cuidado com as pesquisas

Desde o dia 1º de janeiro, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer em até cinco dias antes da divulgação dos resultados. Quem vacilar, poderá pagar uma multa pesada. 

De olho na janela.

Entre 7 de março e 5 de abril, acontece a janela partidária, período em que os vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato. Orientados por seus advogados, muitos parlamentares já estão com a documentação prontinha para dar entrada na Justiça Eleitoral. Tudo dentro dos conformes, para não ficarem inelegíveis. 

Percorrendo trecho

O prefeito de Aracaju e presidente do PDT em Sergipe, Edvaldo Nogueira,  empossou, na sexta-feira (5), a nova diretoria do partido em Estância. O diretório municipal passou a ser presidido pelo empresário Joaquim Ferreira. O ato foi prestigiado por lideranças locais e estaduais, a exemplo do prefeiturável da capital, Luiz Roberto Dantas, do vereador de Aracaju Vinícius Porto e os vereadores de Estância Flávio Brasil e Misael Dantas. Também marcaram presença  os ex-vereadores de Estância Dominguinhos do PT e Tito, além do ex-prefeito Zé Nelson. Na comitiva de Edvaldo ainda estavam Jeferson Passos, Joaquim da Janelinha e Waneska Barboza. 

Conceição

A ex-deputada Conceição Vieira deverá ser candidata a vereadora de Aracaju, cargo em que iniciou a sua carreira política, pelo PT. Convidada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a ex-petista ficou animada com o convite, mas está esbarrando na dificuldade que está tendo para conversar com o prefeito. Como esse chove e não molha está demorando muito, Conceição está analisando os variados convites de outras siglas. Com a obrigatoriedade de cotas para mulheres, Conceição Vieira é peso-pesado em qualquer chapa para vereadora.

Aquecendo o mercado

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) assinou a liberação de R$ 1,9  milhões decorrentes de uma emenda de sua autoria para a revitalização do Mercado de Itabi. O ato teve a presença da superintendente da CEF em Sergipe, Silvia Pelloso, do prefeito Júnior de Amintas, do deputado estadual Neto Batalha e vários assessores. Com a reforma, o espaço comercial ficará muito mais adequado para a comercialização dos produtos regionais e irá oferecer mais comodidade para feirantes e consumidores. 

O SEALBA está de volta

Já estão a todo vapor os preparativos para a 3ª edição do Sealba Show. O evento, consolidado como maior vitrine do agronegócio nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, mais uma vez é responsável por abrir o calendário de feiras agrícolas do Nordeste. O Parque Cunha Menezes, na cidade de Itabaiana (SE), sediará a programação dos dias 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Este ano, a eficiência energética no campo estará no centro dos debates. Também haverá o lançamento da Comissão das Mulheres do Agro de Sergipe, além de painéis com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com o Conselho Regional de Contabilidade. 

Casamento pomposo

O deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) e a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (PSC), oficializaram o casamento em cerimônia religiosa realizada, na sexta-feira (5), no Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora da Piedade, Igreja Matriz daquele município, após 22 anos de união. O evento movimentou o centro da cidade e contou com a presença de autoridades como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), entre tantos outros. Foi, sem dúvida, o acontecimento social do ano realizado em Lagarto.

Invasão holandesa 

A multinacional holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE Peet’s) concluiu a compra das marcas de chá e café da empresa sergipana Maratá, que pertence ao Grupo José Augusto Vieira (JAV). A transação foi divulgada em julho do ano passado, mas só agora recebeu o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Por enquanto, os holandeses manterão as unidades produtivas em Sergipe, gerando emprego e renda para os sergipanos. Como o futuro a Deus pertence, não sabemos como será o amanhã…

Trote é coisa de idiota 

A UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) expulsou quatro estudantes por terem sido responsáveis pela prática de trote violento contra duas estudantes “calouras”, sendo que uma delas teve que ficar hospitalizada na UTI de um hospital. O caso aconteceu no campus de Guaratinguetá, quando cada uma foi obrigada a tomar uma garrafa de cachaça misturada com vários ingredientes. As reitorias universitárias devem ser, também, responsabilizadas por não adotar as medidas preventivas capazes de evitar essa coisa idiota e demodê. Afinal, a disciplina e a ordem são matérias essenciais a qualquer currículo pedagógico. Se liga, professor!

Olha o visto, visse?

Os cidadãos norte-americanos, canadenses e australianos que desejam conhecer o Brasil devem solicitar o visto eletrônico, o chamado e-Visa. O Brasil voltará a exigir o visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir da próxima quarta-feira (10/1). A exigência de visto foi suspensa em 2019, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Saidinha definitiva

Dos 682 detentos beneficiados com a chamada “saidinha temporária” de Natal e Ano Novo, 80 apenados ainda não retornaram ao sistema prisional sergipano. O benefício foi concedido entre os dias 27, 28 e 29 de dezembro, com a data de retorno programada para a última quinta-feira, 4. A informação divulgada  pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), confirma que 10% resolveram “capar o gato” e se embrenharam no ôco do mundo. 

Adeus, Zagallo

O Brasil se despede de Mário Jorge Lobo Zagallo, que faleceu aos 92 anos, no finalzinho da noite da última sexta-feira (5), exatamente às 23h40. O velho Lobo faz parte de uma galeria de ídolos do futebol que se consagraram dentro e fora das quatro linhas. Como ponta-esquerda, atuou pelo Flamengo, Botafogo e Seleção Brasileira, sendo bi-campeão mundial como jogador (!958-62), uma vez como técnico (1070) e outra como coordenador-técnico (1994). Portanto, único no mundo a ser, realmente, tetracampeão mundial de futebol. Carismático, era admirado por todas as torcidas, pela maneira ética com que se comportava no exercício da sua profissão. Um exemplo e referência para várias gerações. Obrigado, Zagallo!

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp