Coluna Radar por César Cabral - 21 de janeiro de 2024

21/01/2024 05:44


Coluna Radar por César Cabral - 21 de janeiro de 2024

Que fim levou?

Em novembro do ano passado, a Polícia Federal esteve em Aquidabã para investigar possível organização criminosa atuando junto ao município, no ano de 2022. A operação denominada “Cerro Corá” contou com a participação de 20 policiais federais e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em desfavor de gestores locais. Na ocasião, foram apreendidos celulares, documentos e computadores. A investigação possui relação direta com a operação “Palude”, que investiga possíveis fraudes envolvendo a contratação de empresa de fachada, para fornecer máquinas pesadas ao município. Até agora, nada se sabe sobre tais máquinas e tão pouco das maquinetas. 

Pizza no forno

E a tal CPI instalada pela Câmara Municipal da Barra dos Coqueiros começa a exalar um picante cheiro de pizza, em razão dos possíveis desdobramentos que podem ser desencadeados nos próximos dias. Com o forno a uma temperatura altíssima, o pizzaiolo responsável pela guloseima indigesta dá sinais de que não vai poder segurar a onda. Dizem que a fornalha pode explodir e respingar “ingredientes” para todos os lados. Pelo sim, pelo não é melhor aguardar os próximos dias. 

Quem será, quem será?

O Partido dos Trabalhadores planeja apresentar candidatura própria à prefeitura de Aracaju. Como o partido tem várias correntes, as principais delas estão divididas entre o sim e o não, com certa predominância pelo “talvez”. Eliane Aquino é o nome que agrega todas as tendências petistas para encabeçar essa empreitada. Todavia, tudo indica que esse objeto de desejo já não lhe bate mais o coração. Com ela fora do páreo, o PT certamente terá dificuldades para encontrar um nome de consenso e de densidade política para disputar a prefeitura da capital. Os nomes até agora citados estão longe, muito longe dos reais anseios da militância petista.

Linda, de cara feia

A deputada estadual, Linda Brasil (Psol) está muito chateada com a direção do partido que decidiu, de forma autoritária, pela candidatura de Niully Campos à prefeitura de Aracaju. Pelas redes sociais, a deputada externou o seu descontentamento afirmando que o Psol ouviu apenas a “Primavera Socialista”, corrente da qual fazem parte o deputado estadual Iran Barbosa e a escolhida, Niully. Linda Brasil estranha a forma de agir do partido, que antes ouvia as bases, de forma democrática. Linda teve o seu nome lembrado como possível candidata a prefeita de Aracaju.

Sob nova direção

O partido Solidariedade está sob nova direção, em Sergipe. A direção nacional do partido esteve reunida em Brasília e após convite formulado ao ex-deputado federal Valadares Filho, decidiu empossá-lo como presidente da executiva estadual em Sergipe. Valadares vai reorganizar o Solidariedade em todos os principais municípios sergipanos e participar  das eleições municipais deste ano. O ato de posse de Valadares Filho no Solidariedade, em Aracaju, será após o carnaval com a presença das lideranças nacionais do partido.

Muita calma, nessa hora

Durante a reunião da base aliada do governador Fábio Mitidieri (PSD) para tratar da eleição municipal de Aracaju, ficou decidido que todos os partidos poderão continuar com os seus pré-candidatos mas, lá na frente, logo após o carnaval, uma nova reunião vai decidir quem será o candidato a prefeito e a vice-prefeito. Como o governador já avisou que o seu candidato a prefeito será aquele escolhido por Edvaldo Nogueira, não há mais dúvida de que Luiz Roberto (que também é amigo de Fábio) será o escolhido. Podem anotar: na hora que a onça for matar a sede, todos ficarão com o candidato de Fábio e Edvaldo. A questão será só uma: escolher o candidato a vice-prefeito.

Maria na Alese

A ex-deputada estadual Maria Mendonça (PDT) poderá retornar à Assembleia Legislativa. Entrará no lugar de Garibalde Mendonça, que assumirá o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano em lugar de Luiz Roberto, que se afastará para disputar a prefeitura de Aracaju. Isso levará, naturalmente, a família Teles de Mendonça a apoiar o candidato a prefeito de Itabaiana, Edson Passos, apoiado pelo deputado estadual Luciano Bispo (PSD). 

Abraçando o mundo

Enquanto isso, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) é candidato a prefeito e pretende eleger o atual, Adailton Souza, a deputado estadual. Valmir também quer eleger o filho, Thalisson de Valmir, prefeito de Areia Branca. Antes, Valmir de Francisquinho, que já tem o filho Ícaro de Valmir como deputado federal, ensaiou uma candidatura a prefeito de N.S. do Socorro. Como se diz por aí, Valmir quer abraçar o mundo com as pernas!

Almoço do PP

O Partido Progressitas promoveu um almoço com jornalistas e radialistas sergipanos, na última quinta-feira (18), no restaurante Cacique Chá, em Aracaju, a fim de prestar contas das ações ocorridas no ano passado. Liderado pelo senador Laércio Oliveira, o encontro contou com as presenças do deputado federal Thiago de Joaldo, da ex-senadora Maria do Carmo, prefeitos e vereadores da capital e do interior. Laércio pregou a unidade do bloco governista na escolha do candidato a prefeito de Aracaju e assegurou que a implantação de obras estruturantes, como o canal de Xingó, passa pela somação de toda a bancada federal, independentemente de siglas partidárias. O pré-candidato a prefeito de Aracaju, pelo PP, é o vereador Fabiano Oliveira.

Delegada no MDB

A delegada Danielle Garcia, secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres  vai se filiar ao MDB, em ato marcado para a próxima quarta-feira, 24 de janeiro, às 8h, em um hotel da orla da Atalaia. A convite do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), Danielle assumirá a presidência do diretório municipal do partido, em Aracaju. Apesar de toda essa espuma, ela não será candidata a prefeita da capital.

Mudanças à vista

Tudo indica que o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, não será candidato ao mesmo cargo, em 2026. O jovem parlamentar pretende alçar voos mais altos, segundo pessoas próximas dele. Por conta disso, dois prefeitos que sempre votam nele (José Araújo Neto (Juca), de Laranjeiras e Miguel Feitosa, de Porto da Folha) já estão de olho nessa vaga. Ambos trabalharão para se tornar deputados estaduais.

Turismo em alta

A arrecadação do Estado de Sergipe melhorou sensivelmente nos últimos meses. Segundo especialistas, isso se deve ao setor terciário (serviços) que gerou emprego e renda através dos hotéis, bares e restaurantes de Aracaju. Em 2023, vários eventos de grande porte foram realizados, a exemplo do Pré-Caju, Forró-Caju, Natal Iluminado, Feiras e Congressos nacionais. Segundo o secretário de Turismo, Marcos Franco, em cada real investido no turismo existe o retorno de, no mínimo, 2 reais. O governador Fábio Mitidieri entendeu bem a receita e irá aumentar os investimentos durante a sua gestão.

Entroncamento de morte

O DER-SE precisa, urgentemente, fazer a sinalização horizontal no cruzamento da rodovia Melício Machado com a avenida Walter Pereira Bastos (acesso para a rodovia dos Náufragos, Bar Parati). Quem trafega com destino ao Mosqueiro tem sérias dificuldades para convergir à esquerda, devido ao grande tráfego de veículos em determinados horários. Uma sinalização simples, como o DNIT fez na BR-101, em Estância, usando as chamadas “cabeças de frade”, resolve o problema. Ou será necessário que um acidente de grandes proporções ocorra, para justificar tal medida? 

Macarrão ali na mesa

O prefeito de Santa Rosa de Lima, Júnior Macarrão, esteve reunido com lideranças do PSB (atualmente comandado por Zezinho Sobral) e acertou a filiação do vereador Marcondy, seu pré-candidato a prefeito. A decisão de filiar Marcondy no partido do vice-governador desagradou os demais vereadores do PSD local que, chateados por não serem consultados, estudam a possibilidade de formar uma terceira via. O outro candidato a prefeito é Janilson Alves, do União Brasil, que está sendo apoiado por Jackson Barreto e André Moura, cuja dobradinha tem gerado desconfiança nas bases dos dois. A política em Santa Rosa está fervendo.

O trem nos trilhos

O diretório do PT de Propriá pediu e foi atendido pelo prefeito Valberto Lima (PSD) na troca do secretário municipal de Saúde. Carlos Fernandes foi substituído por Jackson Oliveira, o Jackson da Estação, que antes era secretário municipal de Governo. Renato Brandão tentou indicar um parente para o cargo, mas não logrou êxito. O Partido dos Trabalhadores segue alinhado com a reeleição do prefeito Valberto Oliveira (PSD) e já indicou Rafael Sandes (PT) como pré-candidato a vice-prefeito. O diretório municipal do PT em Propriá é presidido por Irany Ataíde, histórica militante petista do Baixo São Francisco, integrante da corrente “Construindo Um Novo Brasil”.

Agora é que são elas

Duas mulheres vão concorrer à prefeitura de Itabi. A ex-primeira dama, Edna Nunes, esposa do ex-prefeito Mané do Povo, fará o lançamento da sua pré-candidatura na próxima semana. Vai enfrentar a dentista Gabriela Batalha, filha de Enide de Lica, que desistiu da candidatura por conta de problemas de saúde. Gabriela é esposa do deputado estadual Neto Batalha e contará com o apoio do atual prefeito Júnior de Amintas.

Eh, Fumacê

A partir de amanhã (22), o carro fumacê da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro voltará a circular pelo município com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Liberado para rodar de 22 a 26 de janeiro, o carro vai passar pelo Marcos Freire III, Piabeta, Albano Franco e a sede do município. Essas localidades registraram maiores índices de dengue, zika e chikungunya. 

Festa de Bom Jesus

A cidade de Propriá está realizando uma das melhores festas de Bom Jesus dos Navegantes, graças ao esforço do prefeito Valberto Lima (PSD). A programação vem ocorrendo desde o início do mês de janeiro, com atividades religiosas, sendo que a peregrinação da imagem do Bom Jesus foi o ponto alto dessa demonstração de religiosidade e fé dos ribeirinhos. Já a programação social começou na última sexta-feira(19) com a realização do Moto Fest, que se estendeu por todo este final de semana. Na terça-feira (23), o cantor Gilliard fará um show romântico em praça pública, juntamente com a orquestra “Old Time”. A festança segue até o próximo domingo, 28, com a tradicional Procissão fluvial. 

Cultura inútil

A TV brasileira segue dando espaço para a degradação cultural dos nossos jovens. Há muito tempo que as principais redes vêm priorizando o besteirol e elegendo a porcaria como sendo o carro-chefe das suas produções. O pior de todos, “hour concurs” dessa nova forma de fazer televisão, o tal BBB da Globo é um acinte aos bons costumes e às boas maneiras de tempos idos. A falta da oportuna e hoje abominada “censura prévia”, está permitindo que a pornografia chegue aos lares de forma institucionalizada. Apesar dos índices decrescentes de audiência, boa parte dos telespectadores ainda dá IBOPE a esse tipo de programa, que não vale o que um gato enterra.. Coisa horrorosa! 

Mudanças no FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) Digital deve começar a funcionar a partir de 1º de março de 2024, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. A nova modalidade visa a simplificar o pagamento do benefício por empregadores, poupando o tempo das empresas. O novo modelo terá alterações na data do vencimento, obrigação dos empregadores, eSocial, pix e certificado de regularidade. A plataforma virtual vai impactar mais de 43 milhões de pessoas. Delas, 4 milhões de empregadores. A movimentação média anual do FGTS é de R$ 180 bilhões. Se ligue!! 

Luto na orla

Faleceu ontem, em Aracaju, o conhecidíssimo Joel Nunes, 87 anos, proprietário do Bar do Joel, localizado na orla da Atalaia. Joel vinha lutando contra um câncer na garganta há alguns anos. O seu bar, de estilo simples, sempre foi bastante frequentado pela sociedade aracajuana que por lá encontrava o tradicional caranguejo e o famoso espetinho de carne. O sepultamento será realizado neste domingo (21), às 10h, no cemitério da Atalaia. Joel vai se juntar a Veludo, Ari do Tropeiro, Manequito, Boa Morte, Barbudo e Luiz Adelmo, empresários que fizeram história com bares que tinham clientela cativa na praia de Atalaia.




Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp