Trilha Pilões da Ribeira: Não é o Jardim do Éden mas é a Janela do Paraíso

29/06/2021 09:30

Então, vamos para mais um destino, trilheiros?


Trilha Pilões da Ribeira: Não é o Jardim do Éden mas é a Janela do Paraíso
Sabe aqueles lugares em que você só quer descansar em contato com a natureza? Esse lugar existe e fica no povoado Ribeira, no município de Itabaiana, agreste sergipano. A trilha Pilões da Ribeira como muitos conhecem foi intitulada como "Janela do Paraíso". E eu nem preciso explicar o motivo né? 
 
Ao chegar no centro do povoado Ribeira você vai caminhar até os Pilões por aproximadamente 30 minutos. Em questão de quilometragem dá em média 2km (ida), em trilha aberta. Mas não se engane, pois o percurso é um pouco puxado, principalmente para quem não está acostumado. Existem alguns trechos que a inclinação pode não ser favorável para algumas pessoas. Por isso é necessário prestar muita atenção nas subidas e descidas pois há muitas pedras soltas. 
 
Após andar dentre as vegetações, você chegará aos Pilões. De acordo com um morador local, o nome foi dado por conta do formato das rochas que lembram um pilão. Se você olhar de cima, dá pra ver pequenos poços redondos, que parecem ter sido feitos a mão, e lembram pilõeszinhos mesmo, que transbordaram e formaram cascatas um sobre os outros. Além desses poços existe uma pequena cachoeira. 
 
>>> Dica: Não existem bares ou restaurantes nas proximidades do local da trilha, apenas uma mercearia no centro do povoado, caso queiram levar algo para o passeio. E ao retornar, recolham o lixo produzido.  Vamos preservar o que é nosso!
 
Eu optei por ir através de agência. Mas quem for de carro é só deixar o veículo no centro do povoado, ok? O pacote da Orbital ecoturismo custa R$65 e inclui transporte, cobertura fotográfica, guia credenciado. Sem contar que nesse período de pandemia devido à covod-19, a empresa está seguindo os protocolos de saúde e segurança proposto pelo governo (aferição de temperatura e disponibilização de álcool para assepsia). 
 
É ou não é um oásis em meio a vegetação? Claro que as fotos do maravilho Dionisson, vulgo o melhor fotógrafo da Orbital, deram ênfase ao contexto da natureza. 
 
 
O que? Trilha Janela do Paraíso
Onde? Povoado Ribeira - Itabaiana/SE
Intensidade da trilha: Moderada
Quilometragem: 4km (ida e volta)
Contato: (79) 9 8808-1559 (Tim/Whatsapp)
Valor R$ 80
 
 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp