Núcleo Mulheres do Brasil em Sergipe realiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher

03/12/2019 09:36

Em Aracaju, a concentração ocorrerá às 7h, do próximo domingo (8), no Parque da Sementeira


Núcleo Mulheres do Brasil em Sergipe realiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Com o lema “para mudar essa realidade, a gente precisa se mexer”, o Grupo Mulheres do Brasil realiza no próximo dia 8 (domingo), em todo o país, a terceira caminhada pelo fim da violência contra a mulher. Em Aracaju, o evento ocorrerá no Parque da Sementeira, com concentração marcada para às 7h. A ação é coordenada pelo Comitê de Combate à Violência, mas conta com o engajamento de todos os demais comitês, bem como entidades e sociedade civil.

Além do Brasil, o evento acontece, também, em países da Europa onde já existem Núcleos do Mulheres do Brasil, com Portugal, Alemanha e França. “Será uma grande mobilização que colocará nas ruas a voz de pessoas de todos os gêneros, pedindo um basta aos índices vergonhosos da violência feminina”, disse a presidente do Grupo Mulheres do Brasil, a empresária Luiza Helena Trajano, ao citar que no país, a cada uma hora, 503 mulheres sofrem violência; e a cada 11 minutos, é registrado um estupro.

Para a psicóloga Claudia Soledade, que é uma das líderes do Núcleo em Sergipe, é preciso engajar e conscientizar as pessoas sobre esse problema que tem se tornado cada vez mais sério. “Domingo, homens e mulheres que já não toleram mais essa realidade devem estar vestidos com camisas laranja, que é a cor dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, uma iniciativa internacional que visa mobilizar toda a sociedade em torno desse propósito”, disse.

Outro viés da violência que chama a atenção é o feminicídio, homicídio qualificado em razão do gênero feminino. Esse tipo de crime cresceu uma média de 13%, este ano, comparando-se com 2018, segundo dados do relatório ‘Retrato da Violência’, lançado pela Rede de Observatórios, em Fortaleza, há duas semanas.

Em Sergipe – De acordo com dados do 13º Anuário de Segurança Pública, divulgados em setembro passado, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Sergipe apresentou um crescimento da ordem de 163,9% nos casos de feminicídios. A taxa subiu de 0,5 para 1,4, entre 2018 e 2019. Esse aumento, segundo a Secretaria de Segurança Pública se deve ao fato do crime ter sido tipificado.

Com informaçoes da Ascom

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp