Prefeitura reúne secretários para traçar estratégias que fortaleçam serviço voltado à população de rua

05/12/2019 17:44


Prefeitura reúne secretários para traçar estratégias que fortaleçam serviço voltado à população de rua

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, reuniu, nesta quarta-feira, 4, no gabinete do secretário Antônio Bittencourt, representantes de diversas secretarias, empresas e órgãos municipais para discutir possíveis parcerias que visem garantir a ampliação e o fortalecimento da Abordagem Social, serviço destinado ao acompanhamento e inclusão das pessoas em situação de rua nas políticas públicas.

 

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais da Saúde, Defesa Social e Cidadania, e da Comunicação; da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat); da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).


Em Aracaju, o serviço da Abordagem Social é realizado por cerca de 30 educadores sociais, que são lotados nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).


Através da Abordagem Social, os profissionais saem às ruas, praças, estradas, fronteiras e espaços públicos visando identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, a exemplo de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, visando prestar um atendimento especializado com o intuito de orientar, conhecer as demandas das pessoas que estão em situação de rua ou são moradores de rua e incluir o público nos serviços de garantia de direitos e proteção ao indivíduo.


Na oportunidade, foram apresentados os dados do diagnóstico realizado pela equipe da Vigilância Socioassistencial da Assistência Social que, em um estudo, catalogou informações relacionadas ao número de pessoas que vivem em situação de rua, a exemplo do gênero, idade, principais demandas, origem dos indivíduos e a eficiência do serviço, que, segundo a Vigilância Socioassistencial, ampliou a oferta. De acordo com os dados, em 2016, 488 pessoas foram abordadas. Já em 2018, o serviço abordou 1.393 cidadãos. Uma ampliação de 285% nas abordagens realizadas.


O secretário Antônio Bittencourt reforçou, durante o encontro, a necessidade da atuação em parceria com as demais instituições da gestão municipal. “A Abordagem Social é um serviço da Política de Assistência Social que o principal objetivo é a inclusão das pessoas em situação de rua nas políticas públicas para que possam ter os seus direitos garantidos. Desde o início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que a o serviço vem sendo intensificado com a ideia de levar os nossos serviços às pessoas que vivem nesta triste situação e tentar, de alguma maneira, fazer com que saiam desta condição sub–humana. Tendo em vista a relevância do serviço, reunimo-nos justamente para tentar identificar estratégias para criação de projetos, programas e ações voltadas ao público e também a melhoria da execução da Abordagem Social de Aracaju”, destacou.


A presidente da Fundat, Edvaneide Lima, enxergou a reunião como muito oportuna. Para ela, esse engajamento das equipes é necessário para que mais políticas públicas sejam efetivadas e destinadas a essa parcela da população que vive abaixo da linha da pobreza. “Essa reunião foi muito positiva. O serviço vem sendo executado com muita eficiência na capital sergipana. Os dados mostram isso. Porém, é importante que todos estejam de mãos dadas, cada ator exercendo o seu papel, com a finalidade de garantir mais direitos e cidadania a essas pessoas. Portanto, a partir de agora vamos pensar na elaboração de ações voltadas a esse público”, pontuou.

Fonte: Ascom Assistência Social de Aracaju

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp