Edição especial da feira Cultivando Cidadania alerta para perigos do uso de agrotóxicos

05/12/2019 18:16


Edição especial da feira Cultivando Cidadania alerta para perigos do uso de agrotóxicos

A feira do projeto Cultivando Cidadania, realizada quinzenalmente no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos – seda da Prefeitura de Aracaju -, realizou uma edição especial nesta quinta-feira , 5, alusiva ao Dia Internacional da Luta contra o Agrotóxico, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Assistência Social para conscientizar à população sobre os riscos do uso de agrotóxicos e promover a comercialização de alimentos livres desses componentes nocivos à saúde.

Segundo a nutricionista e gerente da Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência Social de Aracaju, Leila Gomes, os agrotóxicos apresentam altos riscos para a saúde humana, os quais podem atingir desde o profissional que aplica a substância na lavoura, até crianças que são amamentadas com leite materno da mãe que esteve em contato com o produto, por meio de alimentos cultivados a partir de processos de plantio que usam agrotóxicos.

“Aqui na feira temos o cuidado de trazer produtos que são agroecológicos, ou seja, não prejudicam a saúde humana, pois não têm a presença de agrotóxico, além de estarmos conscientizando a população sobre os riscos presentes nos alimentos produzidos com essas substâncias danosas”, afirma Leila.

A população também tem se conscientizado sobre o assunto. A assistente administrativa  Gleide Reis comprou alimentos agroecológicos comercializados na feira e ainda levou um defensivo alternativo disponibilizado gratuitamente para facilitar o cultivo, que protege o plantio de pragas, sem a utilização de produtos tóxicos à saúde humana.

“Existem alternativas para consumir produtos sem agrotóxico, porque a gente vive com medo desses produtos que podem fazer mal. Inclusive, na minha casa, eu planto um pé de coentro e estou levando uma muda de piment e um defensivo alternativo que a nutricionista me indicou para ajudar a manter a minha plantinha saudável”, conta Gleide.
 
Paraa dona de casa Maria Luiza dos Santos, que participa do Cultivando Cidadania da plantação à venda dos produtos agroecológicos, o projeto tem feito toda a diferença na vida de todos os beneficiados. “Estamos muito felizes em participar do Cultivando, de plantar e comercializar produtos que sabemos que fazem bem à saúde das pessoas que os consomem. O projeto tem nos ajudado a ter uma alimentação melhor, uma renda e ainda estamos contribuindo para melhorar as vidas de outras pessoas”, destacou.

Para o secretário da Assistência Social, Antônio Bittencourt, a partir deste projeto, a Prefeitura de Aracaju reforça o compromisso com a qualidade de vida dos aracajuanos, principalmente no que se refere à alimentação saudável. Além disso, pontua Bittencourt, o projeto contribui, também, para o enfrentamento do uso intensivo de agrotóxico.

“Toda a equipe da Segurança Alimentar e Nutricional se empenha com o intuito de inserir as famílias em situação de vulnerabilidade social dentro deste contexto, da alimentação saudável, e também com o intuito de fortalecer a ideia de que uma vida sem agrotóxico é uma vida melhor. Todos estão de parabéns pela feira alusiva ao Dia Internacional da Luta contra os Agrotóxicos e pelo excelente trabalho no desenvolvimento do projeto”, complementou Bittencourt.

A feira acontece quinzenalmente e disponibiliza para comercialização produtos livres de agrotóxicos, além de incentivar e conscientizar a população sobre a importância da agricultura familiar.

Fonte: Ascom

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp