Serviço de abordagem social de Aracaju é referência para segundo maior município baiano

17/01/2020 19:04


Serviço de abordagem social de Aracaju é referência para segundo maior município baiano

Na manhã desta sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju recebeu a visita do secretário municipal do Desenvolvimento Social de Feira de Santana, na Bahia, que veio a Sergipe conhecer o trabalho desenvolvido pelas equipes da Abordagem Social, serviço destinado ao acompanhamento de pessoas em situação de rua em Aracaju.
 
Na capital sergipana, o serviço da Abordagem Social é realizado por educadores sociais, psicólogo e assistentes sociais, profissionais que atual nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Nos últimos três anos, o serviço foi reestruturado e ampliado. A partir da abordagem, os técnicos identificam as pessoas que estão em situação de rua, entendem suas necessidades e fazem os encaminhamentos necessários para as políticas públicas, a exemplo de saúde, educação e moradia.
 
A secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, acompanhada da equipe da Diretoria de Proteção Social, apresentou os serviços da prefeitura da capital sergipana ao gestor do município baiano. De acordo com Simone, o resultado obtido reflete o planejamento realizado pela secretaria e a somação de esforços entre as equipes técnicas.

“É uma grande satisfação saber que os serviços ofertados pela Assistência Social de Aracaju são uma referência para outras cidades tão importantes, como Feira de Santana, segundo maior município do estado vizinho. A Abordagem Social é um serviço delicado e temos feito muito esforço para, cada vez mais, ampliarmos e melhorarmos no sentido de torná-lo mais eficiente. Todo o trabalho tem surtido efeito, os números mostram isso, e o reconhecimento também está sinalizando que estamos no caminho certo”, observa.

Na oportunidade, também foram apresentados os serviços ofertados pelas unidades de acolhimento nos Creas e Centro Pop, como atividades desenvolvidas, projetos executados, atendimentos especializados, além de parcerias e articulações com a rede de atendimento socioassistencial para garantir políticas públicas para pessoas em situação de rua no município de Aracaju.
 
Para o assistente social e secretário do Desenvolvimento Social de Feira de Santana, Pablo Roberto Gonçalves, a Assistência Social de Aracaju é uma referência e os indicadores apresentados confirmam isso.

“Estamos reorganizando alguns procedimentos operacionais da secretaria em Feira. Por isso, pesquisamos estados e municípios para termos como referência. A nossa equipe notou que Aracaju tem uma proposta que vem dando certo, principalmente em relação aos serviços destinados à comunidade em situação de rua. Tendo em vista essa avaliação, viemos com o intuito de conhecer e fazer um intercâmbio entre as equipes para que possamos implementar em nossa cidade”, destacou o secretário.

Fonte: Ascom Assistência Social de Aracaju

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp