CASE sem insulina há duas semanas

23/04/2024 13:07


CASE sem insulina há duas semanas

O Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (CASE) é uma unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e que Integra o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como missão legal o acesso da população aos medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica, além de ser um espaço onde são distribuídos insulinas e fórmulas alimentares, mediante as necessidades de cada usuário do SUS. Tem como base os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas – PCDT do Ministério da Saúde (Portaria 1554/2013 e anexos).

O CASE, sem dúvida, presta um importante serviço à população sergipana, sobretudo àquelas pessoas que precisam utilizar medicamentos de forma continuada, a exemplo da insulina.

Todavia, há duas semanas, segundo apurou a reportagem do RADAR SERGIPE, o CASE não está distribuindo a insulina glargina que é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 e 2 em adultos que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia. 

Cadê o CADIN

De acordo com informações obtidas junto a funcionários do Centro, o que ocorre é que o CASE está aguardando atualização do CADIN, que é o órgão que delibera sobre a compra de medicamentos por parte da Secretaria da Saúde.

Enquanto isso, muitos sergipanos estão sem poder receber o medicamento vital para a saúde. Os mais prejudicados são aqueles residentes no interior e que não dispõem de recursos financeiros para para comprar a insulina glargina, a mais usada pelos pacientes atendidos pelo CASE.

Mais importante do que a permanência ou não do médico paulista Walter Pinheiro no cargo de secretário Estadual da Saúde é a continuidade da distribuição da insulina para os sergipanos mais carentes e que necessitam do seu uso, diariamente.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp