Documentário que retrata cotidiano de colégio da rede estadual em Simão Dias é destaque nacional

25/09/2020 20:57

Longa-metragem produzido pelo cineasta João Jardim faz retrato afetivo da escola e seus alunos na preparação para o Enem e deverá chegar às telas dos cinemas no início de 2021


Documentário que retrata cotidiano de colégio da rede estadual em Simão Dias é destaque nacional

Os alunos do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, no município de Simão Dias, são protagonistas do documentário ‘Atravessa a vida’, dirigido por João Jardim, que teve o trailer divulgado no início de setembro e foi destaque do jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira, 24. Produzido em 2018, o longa-metragem acompanha a rotina e os desafios dos estudantes no último ano do ensino médio. A produção foi selecionada para o Festival de cinema documental ‘É Tudo Verdade’, com programação que contempla a realização de debates no ambiente virtual.

O filme do premiado diretor João Jardim foi feito para o cinema e deve chegar às salas de projeção até o início de 2021, quando ocorre a próxima edição do Enem. Mas tem estreia do "Atravessa a Vida" em duas sessões no festival É Tudo Verdade: sexta-feira (25), às 21h, e no sábado (26), às 15h, em streaming a partir do site do festival (www.etudoverdade.com.br).

No sábado, 26, o Festival Internacional de Documentários promoverá um debate sobre o documentário ‘Atravessa a vida’, que contará com a participação da professora Daniela Silva, gestora do Milton Dortas na época da realização do filme; da pesquisadora e assistente de direção, Maria Carolina; da editora Fernanda Rondon, e do diretor, roteirista e produtor João Jardim. O bate-papo será transmitido às 17h, via YouTube: www.youtube.com/festivaletudoverdade 

O documentário

A equipe acompanhou por três meses estudantes do 3º ano do ensino médio durante a preparação para o Enem, principal porta de acesso à universidade. Foram cerca de 60 horas de filmagens somente na escola estadual Milton Dortas, na cidade sergipana de Simão Dias (a 100 km da capital Aracaju). "Não é um filme jornalístico, mas afetivo", disse o diretor para a Folha de São Paulo.

A produção retrata o universo escolar e adolescente dos jovens de Simão Dias (SE), município de 40 mil habitantes, situado na região Centro-Sul de Sergipe. Enquanto buscam o sonho de garantir um ensino superior gratuito, os alunos refletem sobre temas como futuro, depressão, aborto, pena de morte e ditadura militar. O documentário mostra ainda as angústias e os prazeres da juventude por meio de seus gestos, inquietações e conquistas. 

Segundo a professora Daniela Silva, diretora da Regional de Educação 2 (DRE2), o filme representa um sentimento muito especial para a comunidade escolar, "por mostrar a qualidade de ensino desenvolvida pela escola e professores, além do protagonismo, que é muito vivo entre os estudantes. Estamos muito emocionados com o lançamento e, para mim, que fui gestora da unidade, esse resultado é muito significativo pelo fato de evidenciar as boas ações e a excelência do trabalho que foi e continua sendo feito pelo Milton Dortas, instituição reconhecida nacionalmente", declarou.

Jardim volta ao tema da educação 15 anos depois do sucesso de "Pro Dia Nascer Feliz", premiado documentário de 2005 que retrata estudantes e escolas pelo país. O cineasta também foi codiretor do indicado ao Oscar "Lixo Extraordinário", de "Janela da Alma" e, na ficção, de "Getúlio".

Confira a reportagem completa da Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/09/documentario-faz-retrato-afetivo-de-escola-publica-na-preparacao-para-o-enem.shtml

Fonte: ASN

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp