Prefeitura investe em sinalização de trânsito para garantir segurança e mobilidade em Aracaju

15/01/2021 12:32


Prefeitura investe em sinalização de trânsito para garantir segurança e mobilidade em Aracaju
Desde 2017, a Prefeitura de Aracaju retomou o Projeto de Mobilidade Urbana da cidade. Em meio às obras e reajustes que vêm sendo realizados por toda a capital, de Norte a Sul, as melhorias no trânsito só fazem sentido com a aplicação da devida sinalização que, mais do que comunicação, são instrumentos que garantem a segurança, tanto dos condutores, como dos pedestres. 
 
É por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) que mudanças essenciais foram realizadas no tráfego de veículos, alterações estas que impactam diretamente na mobilidade de Aracaju, em como as vias se integram entre si, facilitando o deslocamento de um ponto a outro.
 
Neste sentido, somente em 2020, foram instaladas 743 placas de sinalização por toda a cidade, além da sinalização horizontal, como faixas de pedestres, que foram 593 no ano passado. O coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho, destaca que, além de seguir as normas vigentes no Código de Trânsito, as mudanças na sinalização são baseadas em estudos. 
 
“Nos últimos anos tivemos um volume grande de novas sinalizações pela cidade, isto porque houve, também, muito investimento em obras voltadas para a mobilidade urbana o que, consequentemente, altera a comunicação nas vias. A Prefeitura espalhou as obras, principalmente, na zona Norte, onde foi feito um trabalho diferenciado nos últimos quatro anos. Trabalhamos bastante na periferia, inclusive em bairros como Santa Maria e 17 de Março”, pontua Diego. 
 
Um dos pontos que o coordenador chama a atenção é que, além da própria demanda da cidade, a SMTT também precisa, constantemente, repor muitas placas devido à ação de vândalos. Ele destaca, contudo, que, por fábrica de placas própria, a SMTT consegue reduzir, significativamente, esse custo, "porque, basicamente, só gastamos com a compra da matéria prima".
 
"Ainda assim, o vandalismo é uma grande questão já que, de alguma forma, é um custo a mais para os cofres públicos, sem contar no prejuízo para a segurança do trânsito da cidade”, apontou. 
 
Fábrica de placas
A instalação da Fábrica de Placas nas dependências da SMTT foi uma saída encontrada para diminuir os custos e o tempo de reposição do material, já que elas não precisam passar pelo crivo burocrático. Um programa é utilizado para fazer o desenho seguindo as medidas determinadas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), utilizando equipamento de corte próprio e adesivos refletivos. 
 
Além da sinalização vertical (as placas), a fábrica também é responsável pela sinalização horizontal de Aracaju (as linhas, símbolos e marcações pintadas na via). As placas são repostas de acordo com necessidade e demanda. A população, por meio da Ouvidoria da SMTT (79 3238-4646), pode informar sobre a falta de sinalização em determinada via.
 
Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp