Pesquisa visa mensurar impactos da covid-19 nos setores culturais e criativos do país

12/06/2020 20:39

Questionário deve subsidiar a formulação de políticas públicas; mais de 5 milhões vivem da cultura no Brasil


Pesquisa visa mensurar impactos da covid-19 nos setores culturais e criativos do país

A investigação teve início na quarta-feira (10) e tem por objetivo oferecer informações aos gestores públicos em tempo real sobre os impactos de curto e médio prazo da pandemia nos setores culturais e criativos no Brasil, com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas para esses setores.

Segundo dados divulgados pela articulação, os setores culturais e criativos movimentam R$ 171,5 bilhões por ano, o equivalente a 2,61% de toda a riqueza nacional. "O Sistema de Informações e Indicadores Culturais do IBGE registrou, em 2018, a existência de 5,2 milhões de pessoas ocupadas em atividades culturais e criativas no Brasil. Atingidos pelo isolamento social, praticantes, empreendedores, artistas e trabalhadores desses setores vêem-se agora diante de desafios variados, sabendo que, provavelmente, serão os últimos a retomar suas atividades presenciais", explica o site da pesquisa.


O questionário pode ser respondido por diversos profissionais da área cultural, como artistas, técnicos, trabalhadores, empreendedores, gestores públicos e privados, além de membros de coletivos tradicionais. Para participar, basta acessar o site da pesquisa.

No portal, é possível encontrar os resultados da investigação, notícias, e informações sobre ações adotadas para enfrentar os efeitos da pandemia nos setores culturais e criativos no Brasil e no mundo.

Fonte: BdF Pernambuco

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp